O Rali de Portugal voltou a receber a "alta roda" do Mundial de Ralis. Pessoas de várias regiões e países deslocaram-se ao Baixo Alentejo e Algarve para verem os seus ídolos em acção.
Este Rali de Portugal entra também para a história pois foi o primeiro Rali vencido por Sebastien Ogier. O jovem francês impôs um ritmo bastante forte logo no primeiro dia ganhando vantagem suficiente para poder gerir até ao ultimo dia.
O Campeão do Mundo, Sebastien Loeb quedou-se pelo segundo lugar. Mesmo vencendo todos os troços do ultimo dia, Loeb não atacou a liderança de Ogier, até porque o seu mais directo adversário, Mikko Hirvonen não estava no pódio.
O pódio ficou preenchido com mais um Citroen C4 WRC, o de Daniel Sordo. O espanhol andou bem mas mesmo assim não deve estar muito contente, pois para além de ser batido por Loeb foi também batido por Ogier. A vida na equipa avizinha-se difícil para o espanhol.
Quem desapontou bastante foi a equipa oficial da Ford. Mais uma vez Hirvonen foi o único piloto da equipa oficial da Ford a terminar. Latvala mais uma vez ficou pelo caminho devido a um acidente.
Peter Solberg poderia eventualmente terminar o Rali de Portugal na terceira posição, mas um problema na direcção assistida e um erro na ultima super especial atiraram-no para o quinto lugar.
Entre os concorrentes do SWRC a vitória sorriu a Jari Ketomaa seguido por Xavi Pons, ambos em Ford Fiesta S2000.
Armindo Araújo foi o melhor português em prova, seguido por Bernardo Sousa (4º no SWRC) e Pedro Peres.