quinta-feira

Passatempo - Co-Drive Sirgado & Sirgados Competições

Quer sentir a adrenalina de tripular um carro de ralicross com cerca de 420 cavalos? A Sirgado & Sirgados Competições leva a cabo um passatempo, com o intuito de apurar três amantes dos desportos motorizados, para uma sessão de co-drive a bordo do Peugeot 306 T16 da equipa, pilotado pelo Vice-Campeão de Portugal de Ralicross, Rui Sirgado. A acção, que terá lugar no dia 9 de Outubro, na pista de Sever do Vouga, é precedida pelo concurso subordinado ao tema: "paixão pelo desporto motorizado".

Para se habilitar à sessão de co-drive, cada participante deve publicar uma foto ou vídeo, no mural deste evento, relacionando ou integrando a expressão "a minha paixão pelo desporto motorizado" na descrição dos mesmos.

Os três concorrentes com mais "gostos" serão os vencedores.




Regulamento do passatempo:

1. Os concorrentes deverão publicar uma foto ou vídeo, no mural do evento "Passatempo - Co-Drive Sirgado & Sirgados Competições", relacionando ou integrando a expressão "a minha paixão pelo desporto motorizado" na descrição dos mesmos.

2. Os três vencedores serão aferidos através do número de "gostos/likes" que a sua foto/vídeo tiver às 23:59 do dia 7 de Outubro de 2011.

3. Em caso de empate, terá prioridade o concorrente que publicou mais cedo a sua foto/vídeo.

4. Os vencedores serão anunciados na página da equipa Sirgado & Sirgados Competições.

5. O quarto concorrente com mais "gostos/likes", será classificado como suplente e será contactado até à tarde do dia 8 de Outubro de 2011, em caso de desistência de algum vencedor.

6. Os vencedores terão direito: a uma sessão de co-drive no Peugeot 306 T16 e a refeição providenciada pela equipa.

7. Os casos omissos serão apreciados pelo júri composto por elementos da equipa Sirgado & Sirgados Competições

quarta-feira

Video Rali de Serpa - Ralis a Sul

Ricardo Teodósio navegado por João Luz levou de vencida a segunda prova do Regional Sul ao volante do Mitsubishi Evo IV.
Assista ao video da prova produzido pelo fórum Ralis a Sul.




nfontas

Homenagem a Miguel Sousa - RallyMania

Um aparatoso acidente na Variante do Cavalum em Penafiel tirou a vida a Miguel Sousa de 21 anos. Aqui deixamos em homenagem ao jovem piloto este video dos nossos parceiros do RallyMania.
 As imagens são da autoria de João Pedro Sousa, Luís Ferreira, Sérgio Afonso, CambioDeRasante, Ralinet1, nosmovimento e de lasatuga.



joaopedrosousaprod

Armindo Araújo em França para o seu 100º Rali

Quando, na próxima quinta-feira, for dada a partida oficial do Rali de França, Armindo Araújo estará a atingir um número histórico na sua carreira. Na prova francesa, o piloto de Santo Tirso participará no seu centésimo rali e nada melhor que as belas especiais da região de Alsace para comemorar este feito. Entre provas dos campeonatos nacionais, europeu e até uma passagem pela Arábia Saudita, Armindo Araújo alinhará pela 34ª vez numa prova do Campeonato do Mundo de Ralis, no ano que marca a sua entrada e o regresso da MINI ao escalão principal.
Após o Monday Test, realizado segunda-feira Armindo Araújo mostrou-se muito motivado e preparado para a prova francesa. “Fizemos cerca de oitenta quilómetros ontem e está tudo a postos para o arranque do rali. Apesar de ser também em asfalto, esta prova é mais complicada que a anterior pois é mais propicia a furos e teremos que ter muita atenção a esse factor. Os pisos são mais escorregadios se as condições meteorológicas não forem estáveis e teremos de estar muito concentrados”, começou por dizer o piloto apoiado pela MINI, TMN, GALP, MCA, Lusitania e Turismo de Portugal.
Com as boas indicações deixadas pelo MINI JCW WRC no último Rali da Alemanha, o bicampeão do Mundo do PWRC espera poder repetir a boa prestação conseguida mas está consciente que a tarefa é novamente exigente. “Vamos tentar fazer um rali sem cometer erros e isso será fundamental para conseguir um bom resultado. Na Alemanha ficou claro que o MINI é bastante mais competitivo neste tipo de pisos e por isso vamos tentar lutar pelo melhor resultado possível. A concorrência será novamente muita mas vamos manter a mesma determinação. O grande objectivo é terminar e aprender sempre mais, tal como temos feito até agora”, frisou ainda Armindo Araújo que, como habitual, será acompanhado por Miguel Ramalho.
O Rali de França, novamente disputado na região de Alsace, tem a sua base instalada em Estrasburgo e será composto por 23 provas especiais, divididas por três etapas. Na sexta-feira serão disputadas oito classificativas, no sábado mais nove e no domingo, na derradeira etapa, a dupla portuguesa terá ainda pela frente seis provas especiais. No total, Armindo Araújo e Miguel Ramalho percorrerão quase 1300 km, 348,13 dos quais disputados ao cronometro.

segunda-feira

O desporto motorizado está mais uma vez de luto

Miguel Sousa, presença habitual nos ralis (recentemente participou no Rali de Gondomar) deixou-nos de forma trágica este domingo, ao falecer vitima de acidente de viação.
A todos os familiares e amigos do piloto de Penafiel o MestreJoaoNasCorridas deixa aqui as mais sinceras condolências.

Rallye de France - Alsace será o penúltimo desafio do SWRC

A época no Mundial de Ralis SWRC está prestes a chegar ao fim com apenas duas provas por realizar para o Team Quinta do Lorde, sendo que será já neste fim-de-semana que se realizará a etapa francesa com Bernardo Sousa e Paulo Babo de novo a tripular o Ford Fiesta S2000.
Depois do teste realizado no Rali Centro de Portugal na passada semana a equipa está confiante, e nem mesmo o facto de não terem conseguido aproveitar toda a extensão da prova para trabalhar no acerto do carro, irá limitar as suas aspirações a um bom resultado.
Para o piloto “este vai ser mais um rali em que vamos procurar desde logo imprimir um andamento muito forte, pois já demonstramos que estamos muito competitivos nos pisos de asfalto, queremos lutar pelos primeiros lugares, e se possível alcançar a vitória no rali.”
“É uma prova difícil, com zonas muito escorregadias e se o clima for instável coloca dificuldades adicionais, mas são iguais para todos. Temos de dar o nosso melhor, contar com alguma sorte e confiarmos na fiabilidade do carro para estarmos na frente da classificação no final do rali.”
“Foi excelente termos tido a oportunidade de correr no campeonato nacional na semana passada, o trabalho efectuado foi bom, e não será por termos feito apenas meio rali em condições de prova que teremos uma desculpa para um resultado menos bom, pois vamos à França com a única intenção de discutir a vitória.”
Bernardo Sousa e Paulo Babo iniciam o trabalho de reconhecimento das classificativas já amanhã (Terça-feira) e o rali terá o seu arranque na Sexta-feira, a primeira de três etapas que se prolongam até Domingo.
Paralelamente ao Rali de França foram lançadas duas actividades promocionais pela equipa. A primeira consiste num passatempo em conjunto com o fabricante de bicicletas Specialized e que decorre já na página oficial do Facebook de Bernardo Sousa.
A segunda actividade deriva da parceria da equipa com a Blackberry através da PT Negócios, sendo que se vai iniciar um serviço de difusão de informações através do Blackberry Messenger, exclusivamente dirigido a todos os seus fãs que utilizem os dispositivos móveis desta marca. Para isso basta adicionarem o BBPIN 26EC63F0 e aguardar pelas informações relativas às provas em que Bernardo Sousa participa.

2ª Galeria Fotográfica Super Especial de Vizela 2011 - +Rally-Futebol





Veja a restante galeria de Luís Ferreira clicando AQUI.

domingo

Video Rampa da Penha 2011 - RaliNet



ralinet

Video 4ª Super Especial de Vizela 2011 - RaliNet



Ralinet

Videos Rally Sanremo 2011





rivierarallynet







Ralisasul

Neuville triunfa em Sanremo

Depois dos 1.2 segundos no Barum e das 8 décimas na Hungria, os dois primeiros claudicados do Rali SanRemo ficaram separados por 1.5 segundos mostrando novamente que o IRC está cada vez mais competitivo.
Quem acabou por vencer este rali disputado em Itália foi Thierry Neuville que andou sempre na luta pela vitória e quando viu Freddy Loix se despistar na 11ª classficativa atacou e conseguiu vencer o rali com uma vantagem de apenas 1.5segundos para Mikkelsen. O piloto do Skoda voltou a estar em grande plano nesta prova, não cometendo nenhum erro mas não foi suficiente para conquistar a vitória. Ainda assim não deixa de ser um resultado positivo pois conquista importantes pontos para o campeonato.
No lugar mais baixo do pódio ficou mais um Peugeot 207 S2000, o de Bryan Bouffier na frente de Kopecky. Foi a sua última prova este ano no IRC, e que prova fez Bruno Magalhães em SanRemo conquistando um excelente 5º lugar à geral. Magalhães fez alguns tempos interessantes durante todo o rali mostrando-se muito feliz no final do rali e espera voltar já em 2012. Sinal menos para a classificativa nº11 que foi cancelada devido à grave saída de estrada de Freddy Loix quando liderava o rali, felizmente não houve feridos.


Madeira-Ralis in RallyMania

4ª Galeria Fotográfica Rali Centro de Portugal 2011





Consulte a restante galeria de Marcos Rodrigues AQUI.

sexta-feira

Rui Sirgado dominou Ralicross de Montalegre

Tal como tinha prometido, Rui Sirgado dominou e venceu o Ralicross de Montalegre III, prova disputada no último fim-de-semana e que encerrou o Campeonato de Portugal de Ralicross. A decisão do título estava em jogo, mas o segundo posto conseguido pelo grande rival do tomarense, Pedro Matos, relegou o jovem piloto para a posição de Vice-Campeão de Portugal de Ralicross.
O piloto apoiado pela ENI, que comercializa gasolinas e lubrificantes de competição, faz o balanço da prova: "apesar de problemas com o turbo do carro, vencemos todas as corridas do fim-de-semana e oferecemos espectáculo ao muito público presente. Correu tudo bem, mas para sermos campeões dependiamos de um eventual azar do nosso principal adversário, o que não veio a acontecer."
Com o desportivismo que é reconhecido à equipa Sirgado & Sirgados Competições, o jovem piloto refere: "a equipa Matos Sport está de parabéns pelos títulos alcançados, tanto pelo Pedro como pela Ana. Penso que a nossa luta até à última prova foi importante para o campeonato, sendo um grande pólo de interesse, embora nesta prova tenham havido poucos concorrentes na nossa divisão."
O Peugeot 306 T16, da equipa de Tomar, encerrou a época da melhor maneira, numa altura em que se encontra à venda.
A equipa Sirgado & Sirgados Competições agradece o apoio dos seus patrocinadores: ENI, Ouripeças, Bompiso e Uniturbo.

Pedro Fins vence no Algarve com o Lotus Elan

Pedro Fins foi ao Circuito do Algarve conquistar mais uma vitória para o seu palmarés com o Lotus Elan 26R. Foi no último fim de semana que o Autódromo Internacional do Algarve recebeu mais uma prova do Campeonato de Portugal de Clássicos, com Pedro Fins a dominar a categoria H71.
Apesar de um erro de contas ter custado a vitória na segunda corrida, foi uma prova que serviu para manter o ritmo competitivo, já que este época o piloto de Viana do Castelo não está a discutir o campeonato, “este ano resolvemos não defender o título conquistado em 2010 e não participar no Campeonato, mas revalidamos o Título na Taça de Portugal, no circuito da Boavista”.
Quando ao fim de semana, “a primeira corrida foi perfeita. Fizemos a pole, ganhamos a corrida, e ainda fizemos a volta mais rápida entre os carros da nossa categoria, e em termos de geral, terminamos em 5º lugar. Já na segunda corrida, acabamos por só cumprir 80% do percurso, porque um erro nas contas, fez com que ficássemos sem gasolina”, explica Pedro Fins.

1ª Galeria Fotográfica Super Especial Vizela 2011 - MSCFOTORALI






Consulte a restante galeria de Miguel Castro clicando AQUI.

Gil Antunes obrigado a desistir em Serpa

O Campeonato Regional Ralis Sul rumou até a cidade de Serpa, para a segunda jornada do campeonato, que mais uma vez decorreu em pisos de Terra.
O Rali Flor do Alentejo/Cidade de Serpa acabou mais cedo do que o previsto para o piloto de Sintra Gil Antunes, que desta feita teve a seu lado Diogo Correia.
A dupla do Opel Astra Gsi estava a fazer uma boa prova, dominando entre os carro de apenas duas rodas motrizes e intrometendo-se na luta com os melhores 4x4 pelos lugares da frente.
Como nos refere o piloto Aruil, “a prova começou bem com o tempo obtido na super especial. No domingo não estive também nos troço inicial pois era bastante rápido e escorregadio, e como éramos logo o segundo carro a passar, com o troço bastante sujo, optamos por não arriscar. Nas segundas passagens estávamos bem mais confiantes e estávamos já a andar bem melhor, mas sem nada o prever, partimos o triângulo da suspensão e a roda acabou por recuar. Não demos qualquer toque, não ouve nada que pudesse explicar isto, mas o que é certo que acabou mesmo por partir e fomos obrigados a desistir pois era impossível reparar o carro e continuar”.
Este resultado vem estragar um pouco as contas do campeonato ao piloto de Sintra, que ocupava até então a segunda posição, pois além de não pontuar nesta prova, o piloto também não irá pontuar em Loulé, já que estará a disputar a prova centrado no Desafio ModelStand com o seu Peugeot 206 Gti, competição na qual está na luta pelo titulo.

Video 4ª Super Especial de Vizela 2011 - RallyMania

Foi imenso o publico que se deslocou para assistir á 4ª edição da Super Especial em Vizela. A prova teve como vencedor o famalicense Tiago Reis, contando ainda com presença de equipas de drift que animaram os presentes. O RallyMania marcou presença e mostra-lhe um vídeo com imagem e edição de João Pedro Sousa.



Mecânica do Evo dita desistência de Daniel Nunes

Não está a ser um regresso fácil, esta segunda fase do ano dos ralis em Portugal para a dupla Daniel Nunes e Fernando Miguel.
O piloto de Sintra entrou forte no Rallye Flor do Alentejo/Cidade Serpa sendo o primeiro comandante do rali, ao averbar o melhor tempo logo na super especial.
Mas no segundo dia de prova, o EVO VI voltou a não colaborar, com a dupla a desistir logo na primeira especial.
Como nos salientou o piloto apoiado por ENI que Comercializa Gasolina e Lubrificantes de Competição, Kumho Tyres, Autocenter, Rodinunes Reboques, X2 advertising, Estufas de Pintura Fernando Pereira e Irmão e Expopneu “mais uma vez foi a mecânica que nos traiu! Tal como no rali anterior, a barra da direcção partiu e tivemos que abandonar a prova. Estava tudo a correr bem, ganhamos a primeira especial, e a primeira PEC estava também a correr em pleno. A adaptação ao novo navegador foi excelente e permite ter ainda mais confiança e motivação para rodar no meu melhor e chegar aos melhores resultados possíveis. O carro já foi todo refeito de novo, temos estado atentos a muitos pormenores para que tudo vá em plenas condições, mas para Loulé vamos tentar analisar a nossa máquina novamente profundamente, para que voltemos já na próxima prova aos lugares da frente”.
A próxima prova a dupla será o Rali de Loulé a decorrer no mês de Outubro.

Luís Mota com prova azarada

A quarta prova do Campeonato Regional Ralis Centro não correu como o esperado para a dupla da Competisport – Luís Mota e Alexandre Ramos que alinharam no Rallye Centro de Portugal com o seu Mitsubishi EVO VII.
Apostados em chegar à vitória, o resultado final veio a ficar comprometido no decorrer da terceira especial do rali, com a dupla a não evitar uma saída de estrada logo no inicio do troço.
O EVO praticamente não ficou afectado, mas foi bastante difícil voltar a à estrada com a dupla a perder muito tempo e a descer bastante na classificação geral. Até ao momento a dupla do Cartaxo ocupava a segunda posição da geral, tendo tudo ainda em aberto para as quatro especiais que faltavam para chegar à vitória. Mas com o tempo perdido vieram a descer para 10º e perder assim a possibilidade de um bom resultado, acabando as seis provas especiais de classificação nesta mesma posição.
Com isto a equipa vê também esgotadas as possibilidades de chegar ao título pois falta apenas disputar uma prova para o encerramento do campeonato.
Luís Mota e Alexandre Ramos centram-se agora no Open de Ralis e Campeonato Regional Ralis Norte onde podem ainda alcançar o título.

3ª Galeria Fotográfica Rali Centro de Portugal 2011






Consulte a restante galeria da autoria de Marcos Rodrigues carregando AQUI.

terça-feira

Campeonatos de TT Europeus e Nacionais decidem-se em Idanha a Nova

Com a realização da Baja TT Idanha-a-Nova, segunda prova do ano organizada pela Escuderia Castelo Branco, deverão ficar decididos os títulos nacionais e europeus de TT, nas categorias Auto, Moto, Quad, UTV e Buggy. Melhor cenário do que as pistas e paisagens raianas, não se poderia escolher para a consagração dos campeões.
Pelo segundo ano consecutivo, a Baja Idanha-a-Nova, recebe a caravana do Europeu de Motos e Quads, uma competição que nos mostra a nata dos pilotos europeus nestas categorias, agora “invadida” pelos portugueses, que com toda a sua classe, estão bem colocados na disputa dos títulos das respectivas categorias.
MOTOS, QUADS, UTV E BUGGY
Na lista de inscritos, as presenças dos principais opositores europeus, é bem evidente; Nas motos por exemplo, Rui Costa comanda, mas na corrida de Idanha vai ter que se defender de Alberto Basso que está apenas a um ponto do português. Nesta categoria, de salientar ainda a corrida solitária de Liliana Calado, que tem a Taça Feminina no bolso, mas talvez o mais importante na discussão pela vitória, seja a presença de pilotos como Mário Patrão, António Maio, Ruben Faria ou Paulo Gonçalves, cuja competitividade pode atrapalhar as contas do Europeu, já que lutam pelo título nacional, para o qual Patrão é o natural favorito.
No que respeita aos Quads, verifica-se a mesma situação; Laskawiek comanda o Europeu com 10 pontos de vantagem sobre André Mendes, mas João Lopes, Humberto Pinho e Roberto Borrego, lá estarão para tentar vencer, talvez facilitando a vida ao André, que ainda tem esperanças em vencer o Europeu.
Quanto aos sempre competitivos UTVs, Sérgio Silva parte para esta quarta prova do ano como o piloto com mais vitórias, mas está apenas no terceiro posto do campeonato, com 19 pontos de atraso para Serpa, tendo este uma vantagem de 11 pontos para o sempre perigoso Agonia, que nas pistas mais rápidas de Idanha-a-Nova pode mesmo aproveitar a maior potencia do seu Rage para conseguir mesmo a sua primeira vitória do ano.
Especial atenção terá que ser dedicada igualmente a Marco Melo, o primeiro líder em Proença-a-Nova depois de vencer o Prólogo, que abandonou no dia seguinte, tal como Jorge Monteiro, o campeão em título, que abandonou igualmente no segundo dia de corrida.
A prova anterior marcou a estreia no campeonato do novo Polaris RzR 900 XP, que venceu pelas mãos de Sérgio Silva, com muitos dos pilotos que o escolheram a terem agora a oportunidade de se mostrarem mais habituados ao novo modelo, como será o caso de Marco Melo e Jorge Monteiro.
Destaque ainda para a estreia em Proença-a-Nova do ‘caseiro’ Can-Am de António Estêvão, que não chegou ao final mas deverá agora mostrar-se mais competitivo depois de se ressentir de naturais problemas de juventude inerentes a qualquer novo projecto.

CONSAGRAÇÃO DE MIGUEL BARBOSA
Apesar de ter perdido em Proença-Oleiros, a dupla Miguel Barbosa / Miguel Ramalho, garantiu a pontuação máxima, pois os vencedores Rui Sousa / Carlos Silva, não estavam inscritos no CPTT. Esta prestação de Barbosa coloca-o apenas a 13 pontos de mais um título, que deverá acontecer já em Idanha-a-Nova, mesmo não ganhando também esta prova.
A vitória de Rui Sousa – pronto para a repetir em Idanha…- deu também esperanças renovadas a outros pilotos, como Nuno Matos, Ricardo Porém e mesmo o azarado Pedro Grancha,que nem aqueceu em Oleiros, mas as presenças de Francisco Inocêncio, Lino Carapeta, José Dinis Lucas e André Amaral, fazem antever uma luta “fraticida” pelas principais posições do pódio, que empolgará o muito público que se espera irá acompanhar a prova.
Como notas importantes de referir a presença do Roberto Caporale, que adquiriu o Mitsubishi Pajero ex-Ricardo Leal dos Santos, a disputa pelo título de T2, mais animada que nunca, entre Carlos Almeida e Mário Dinis Lucas, a possível consagração de Paulo Sousa, como campeão T8 e ainda o regresso do Desafio Elf Mazda, que vai na sua segunda prova e é comandado por João Rato.
UMA PROVA EUROPEIA
Para a festa ser completa, a Escuderia Castelo Branco apostou na conservação do figurino de 2010, com um Sector Selectivo de cerca de 300 Km, constituído por uma dupla passagem sem paragem obrigatória por um mesmo percurso de 150 Km para os carros e um percurso total de 318 km, divididos por quatro Sectores Selectivos, para as motos, quads, UTV e buggies.
O Prólogo / Super Especial, é completamente novo, disputado numa zona mais aberta, mais longo que em 2010 (8,5 Km) com final coincidente com o final do SS, ou seja a terminar junto á ermida da Sra. do Almortão, onde foi montada uma interessante zona espectáculo.
A Baja TT Idanha-a-Nova, é uma organização da Escuderia Castelo Branco, só possível com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o apoio de todos os parceiros que de novo garantiram um conjunto de facilidades que permitiu manter e mesmo incrementar o nível da prova.
O convite está feito; Venha ver uma grande prova!

Presse Release Escuderia Castelo Branco

Vídeo Rali Centro de Portugal 2011

Os nossos parceiros do RallyMania fizeram mais uma magnífica produção audiovisual do desporto automóvel. Fique com o vídeo da edição 2011 do Rali Centro de Portugal, que teve como vencedor Ricardo Moura aproximando-se a passos largos do titulo nacional, com imagem e edição de João Pedro Sousa.





joaopedrosousaprod

Pódio para a Stock-Car na Ford Transit Trophy no Algarve

O Circuito do Algarve recebeu mais duas corridas da Ford Transit Tophy, corridas que foram mais uma vez muito disputadas, com muito calor dentro e fora da pista.
Apesar de não ter sido um fim de semana perfeito, Pedro Fins e Nuno Santos ficaram no 3º lugar, no somatório das duas corridas, o que lhes permitiu não perder o contacto com as equipas da frente no campeonato.
Nuno Santos terminou a primeira corrida no terceiro lugar, após um acesa luta na pista. Pedro Fins foi apenas quinto na segunda, depois de alguns toque no início da corrida terem deixado a Transit desalinhada.
Pedro Fins faz o balanço, "O fim de semana não foi perfeito porque desta vez não conseguimos entrar na luta pela vitória, mas acabou por ser um fim de semana positivo, já que recuperamos alguns pontos importantes a dois dos nossos mais directos adversários. Agora faltam apenas duas provas, que para nós teriam que ser duas finais, e onde a partir de agora o objectivo passou a ser o vice campeonato."
A próxima prova será no circuito de Jerez de La Frontera, em Espanha, nos dias 15 e 16 de Outubro.

Nuno Carreira foi terceiro na sua classe em Serpa

Após um interregno de 4 meses, decorreu no passado fim-de-semana, 17 e 18 de Setembro, a 2ª Prova do Campeonato Regional de Ralis Sul (CRRS) de 2011.
A dupla Nuno Carreira e Fernando Almeida foi a Serpa com o objetivo de ter a melhor prestação possível nesta 2ª prova do CRRS. O objectivo de chegar ao final da prova foi atingido, concluindo a prova no 3º lugar da sua classe.
Na noite de sábado decorreu a Super-Especial, efetuada sem percalços, embora a um ritmo sem arriscar, para poupar a mecânica para domingo.
Para o segundo dia de rali (domingo), esperava-se uma prova dura para as mecânicas, o que veio efetivamente a acontecer, verificando-se no final bastantes desistências. A primeira passagem pelos troços acabou por mostrar isso mesmo, com várias viaturas a ficarem pelo caminho e a equipa a gerir o andamento para a escapar às armadilhas do terreno. Ainda assim, não escaparam a uma ligeira saída de estrada na PEC2, com inevitável perda de preciosos segundos. Jogando pelo seguro na PEC3, optando por um andamento consistente, conseguiriam concluir a mesma sem grandes problemas.
Na passagem pelo parque de assistências, o carro deu pouco trabalho à equipa, dando a ideia que o ritmo tinha sido o correto, poupando a mecânica na 1ª passagem, para tentar atacar um pouco mais nas 2ªs passagens do dia.
O objetivo para as PEC’s 4 e 5 era melhorar os tempos das primeiras passagens, sem comprometer a mecânica ou a prova. O ritmo adotado na PEC4 permitiu retirar ao tempo da 1ª passagem cerca de 14 segundos, acabando a PEC5 (última do dia), por ser a PEC madrasta para a equipa. Um furo na roda da frente direita, logo nos quilómetros iniciais e sem que nada o fizesse prever, obrigou a parar para trocar a roda, com consequente perda de tempo. Com a classificativa irremediavelmente perdida, a estratégia da equipa passava a partir daí por ter cuidados redobrados para não furar novamente (já não havia outra roda suplente), e por terminar, independentemente do resultado final.
No final, o 3º lugar da classe (ou será o 2º, a dúvida persiste) foi uma justa recompensa para esta equipa que, tal como outros, também se debate com algumas dificuldades e, por isso, vai rodando à medida que as possibilidades o permitem.
"Queremos, uma vez mais, agradecer o apoio dos nossos patrocinadores e de toda a equipa de assistência, bem como à família e aos amigos" referiu a dupla.
Este projeto de 2011 conta com o apoio da ENI, que comercializa gasolinas e lubrificantes de competição, Comidinhas Wine-Bar em Portimão, Consulsado, SOS Pedras, Lda. e SNG – Garantia Automóvel.

Foto Press

Team Global Stadium em pleno no Rallye do Centro

O regresso do Campeonato de Portugal de Ralis às estradas continentais correu da melhor forma possível para o Team Global Stadium, que no Rallye Centro de Portugal, conseguiu ter uma notável prestação.
A prova que foi ainda pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM e para o Citroen Racing Trophy, apresentou uma estrutura diferente do habitual, disputando-se todo o rali num único dia, o que tornou a prova bastante mais compacta e competitiva.
Ricardo Marques e Paulo Marques fizeram uma prova notável com o seu Citroen C2 R2 Max que como nos referiu o mesmo “esteve excelente durante toda a prova, o que desde logo nos permitiu sempre obter bons resultados. Rodamos sempre num ritmo forte, tentamos gerir bem a nossa prova, que acabou por dar frutos, pois não cometemos qualquer erro, o carro esteve a 100% e como é lógico os tempos foram excelentes. Toda a equipa ficou satisfeita com este resultado, até porque além do destaque entre os Citroen, conseguimos terminar no pódio do campeonato das duas rodas motrizes, o que traduz bem o nosso andamento durante toda a prova, pois contamos com adversários muito fortes. Este resultado é dedicado a toda e equipa e em especial à Global Studim, pois foram eles que tornaram este projecto possível”.
O piloto de Vieira do Minho terminou a prova em pisos de asfalto no 3º lugar da geral no CPR 2L/2RM, vencendo a competição monomarca reservada apenas aos Citroen C2 R2 Max e sendo o segundo no Citroen Racing Trophy.
Ricardo Marques e o famalicense Paulo Marques, prosseguem com o Rallye de Mortágua a decorrer no próximo mês.

segunda-feira

Sérgio Aguiar: «Objectivos alancados»

Sérgio Aguiar e João Aguiar marcaram presença na terceira jornada do Campeonato Inter-Municipios Norte 2011 e em mais uma edição do Slalom Cidade de Vizela, que já conta com a quarta edição e com uma lista de inscritos a rondar os 90 participantes.
Numa prova que foi intensamente disputada a dupla do BMW 325 IX cumpriu os todos objectivos delineados para a prova.
Como nos salientou o piloto: “Nesta prova, os objectivos eram tentar melhorar o meu tempo em relação ao ano transacto e a conquista do primeiro lugar da minha divisão. Por isso, optei por atacar desde inicio, o que se sucedeu no final da primeira passagem onde estava com uma vantagem de 7s para o meu principal adversário, Manuel Ferreira. Viria a desenrolar-se a segunda passagem e depois do término de Manuel Ferreira, reparei que ele me tinha tirado o primeiro lugar por 1s. Para a segunda passagem ataquei ao máximo e tentei tirar o melhor partido do meu carro, e consegui bater o meu melhor tempo (2:35.073), vencendo então a categoria de veículos de 4 rodas motorizes”.
Assim sendo, a dupla da equipa Team AMOB-BETA / Sérgio Aguiar-João Aguiar, terminaram o 4º Slalom Cidade de Vizela no 8º lugar da geral e em 1º lugar da divisão 5. Contas feitas, a dupla encontra-se em 2º lugar com 143 pontos e a 5 pontos do primeiro classificado do Campeonato Inter-Municipios Norte 2011.


Foto: Mónica Pereira

Fábio Mota e David Saraiva confirmaram favoritismo no Algarve

A época de 2011 para Fábio Mota e David Saraiva continua a correr da melhor maneira, tendo a dupla de pilotos averbado a vitória nas duas corridas do fim-de-semana da categoria de Turismos, disputadas no Autódromo Internacional do Algarve.
Desde os treinos livres a dupla exibiu um bom andamento, rodando, inclusive, perto de algumas viaturas de GT’S. Para a equipa foi fundamental o bom acerto do carro para exibir tal performance:
"Estamos contentes com o andamento demonstrado. Conseguimos evoluir bem o carro durante as várias sessões e encontramos uma afinação equilibrada, que nos permitiu andar rápido sem penalizar os pneus.”
Tanto eu como o David conseguimos ser consistentes e, inclusive, efectuar tempos por volta próximo dos carros de GT’S, o que é de assinalar face às diferenças de potência entre uma categoria e outra.”
Esta vitória, pelo facto da prova estar inserida no programa oficial do Internacional GT OPEN, veio incrementar, ainda mais, a visibilidade de todas as partes envolvidas neste projecto, segundo Fábio Mota:
“Estamos muito satisfeitos com esta vitória, depois de termos ganho em Braga e na Boavista, vencer em Portimão perante esta atmosfera é, igualmente especial, e permite-nos deixar a nossa marca em quase todas as pistas. Para completar esse feito só nos falta vencer a próxima prova no Estoril, o que acredito ser possível com trabalho e dedicação. Acho que estamos a fazer uma excelente época não só em termos desportivos como a nível de retorno para os patrocinadores, através destas vitórias.”
A próxima prova do Campeonato de Portugal de GT’s e Turismos será realizada no fim-de-semana de 8 e 9 de Outubro no Circuito do Estoril.

Dupla vitória para a Parkalgar Portimão Racing Team entre os GT4

À semelhança do que aconteceu na primeira corrida de Sábado do Campeonato de Portugal de Circuitos no Autódromo Internacional do Algarve, a Parkalgar Portimão Racing Team voltou a subir ao lugar mais alto do pódio entre os GT4, e tal como tinha objectivado, consolidou a liderança no Campeonato.
A corrida de hoje foi emocionante em termos de lutas dando um colorido especial a última prova do fim-de-semana. Coube a Francisco Guedes fazer o arranque, e o piloto da equipa algarvia sabia de antemão que não lhe esperavam facilidades: “Estava ciente que no arranque iria perder o primeiro lugar entre os GT4, e foi o que aconteceu, mas daí em diante, dei tudo o que podia para conseguir recuperar a posição e acabei por conseguir. Depois procurei ganhar margem que seria crucial na troca de pilotos”, explicou.
José Monroy entrou em pista e teve de travar várias lutas até conseguir cruzar a linha de meta na primeira posição: “Foi uma corrida que me deu trabalho. O Ginetta obrigou-me a uma luta constante e depois ele levou um ‘drive-through’ e eu foquei-me em manter a vantagem para o Aston Martin. Estamos de parabéns por estas duas vitórias, sobretudo a equipa que fez alterações de ‘set-up’ no carro que funcionaram na perfeição e que permitiram estes resultados”, concluiu o piloto de Cascais.


Resultados da Corrida 1 entre os GT4:
1º José Monroy/Francisco Guedes – Ferrari 360 Challenge
2º Francisco Carvalho/Miguel Ferreira – Aston Martin Vantage
3º Carlos Vieira/Carlos Alonso – Ginetta G50


Resultados da Corrida 2 entre os GT4:
1º José Monroy/Francisco Guedes – Ferrari 360 Challenge
2º Francisco Carvalho/Miguel Ferreira – Aston Martin Vantage
3º Carlos Vieira/Carlos Alonso – Ginetta G50

Meireles sexto no Rali Centro de Portugal

Pedro Meireles voltou a não ter um fim de semana fácil na 6ª prova do CPR. Num rali onde o piloto queria mostrar que a sua posição no campeonato apenas se deve aos muitos azares que o têm acompanhado, não foi ainda desta que o Mitsubishi cooperou com o piloto Vimaranense. Mais um problema mecânico manchou a excelente prestação que o piloto teve no rali e atirou-o para a 6ª posição numa altura em que este estava no 2º lugar bastante perto da liderança. Mário Castro, seu navegador confessa que “ realmente começamos a não ter palavras para o que nos tem acontecido. Empenhamo-nos ao máximo para todas as provas pois sabemos que temos andamento para lutar pela vitória mas acontece sempre algo que nos impossibilita de obter um bom resultado. Queria-mos lutar pelo pódio neste rali e apesar da falta de km que temos no carro relativamente aos nos mais directos adversários conseguimos imprimir um bom ritmo logo na 1ª especial. Estávamos confiantes para as classificativas novas da prova e aumentamos o ritmo mas uma jante empenada provocava uma grande vibração em todo o carro e como não sabíamos o que seria optamos por aliviar um pouco o andamento ao longo da 4ª especial mas ainda assim mantivemos a 2ª posição”. Para a parte da tarde estava tudo em aberto e Pedro Meireles estava disposto a atacar pois não tinha nada a perder no campeonato mas “ logo a meio da 5ª especial soltou-se um tubo provocando a perda de potencia do motor. Fizemos ainda o 6º troço sem potencia e com isso perdemos cerca de minuto e meio e todas a hipóteses de lutar por um lugar no pódio ou até mesmo pela vitória. Daí para a frente limitamo-nos a levar o carro até ao fim pois não queria desistir novamente e acabamos no 6º lugar e 5º dos CPR”, referiu o piloto. A penúltima prova será em Mortágua e o Team JMC / Galp Formula estará presente com o intuito de lutar pelo pódio.

domingo

Bernardo Sousa no pódio do Rali Centro de Portugal

A terceira posição final no Rali Centro de Portugal foi o resultado possível para o Team Quinta do Lorde, que logo na primeira classificativa da prova viu uma transmissão do Ford Fiesta S2000 ceder, colocando irremediavelmente um ponto final nas aspirações de chegar à vitória neste rali.
O problema só foi resolvido pela equipa de assistência após a secção matinal que contava com 4 provas especiais de classificação, sendo que Bernardo Sousa e Paulo Babo tentaram perder o mínimo de tempo possível, tendo inclusivamente tido alguns momentos mais complicados devido a estarem apenas com tracção traseira o que limitava a performance e comportamento dinâmico do Fiesta e os relegava para o nono posto da classificação geral no final da secção.
Da parte da tarde a equipa voltou ao andamento esperado e sem grandes surpresas chegou às vitórias nas classificativas, ganhando posições até ao terceiro lugar final. Mas como já se sabia o principal objectivo era o de testar para o Rali de França do SWRC que se realiza já no final deste mês.

Ainda antes da passagem pelo pódio do rali, Bernardo Sousa afirmou que “foi um bom teste, perdemos a oportunidade de recolher dados mais concretos da parte da manhã pois o carro estava limitado apenas com duas rodas motrizes, mas durante a tarde já deu para fazer algum trabalho importante.”
“Utilizamos os pneus do SWRC e também algumas afinações das suspensões e cargas dos diferenciais, sendo que agora temos de trabalhar os dados recolhidos para estarmos em França ao melhor nível. Essa é a nossa aposta para 2011, e quero ainda chegar mais alto no mundial de ralis.”
“Foi muito bom termos estado cá com o nosso público, é uma das coisas de que sinto falta lá fora. Sei que o meu estilo de condução agrada a muitos adeptos, e foi um prazer estar de novo entre eles, sendo que não deixamos de em alguns momentos esquecer o relógio do rali e dar um pouco mais de espectáculo pois sabíamos que muitos estavam a contar com isso mesmo, e é a nossa forma de lhes agradecer o apoio que nos dão. Como temos igualmente patrocinadores nacionais como a PT Negócios, a Delta Q a Lizdrive e a Quinta do Lorde, esta acção a nível interno foi também importante.”


Bernardo Sousa e Paulo Babo vão agora apontar baterias para o Rali de França, próxima etapa do SWRC no Mundial de Ralis da FIA que vai para a estrada de 30 de Setembro a 2 de Outubro próximos.

Moura vence no Centro, rumo ao título

Ricardo Moura venceu de forma convicente o Rali Centro de Portugal, depois de ver o seu mais feroz adversário, Pedro Peres, ficar pelo caminho.
No fim da secção matinal, Ricardo Moura comandava com uma vantagem de 27,5s sobre o segundo, Pedro Meireles. Vítor Lopes era 3º a 27,8 de Moura. Vítor Pascoal, outro dos pilotos que podia lutar pelo campeonato era apenas 7º.
Pedro Peres liderou com escassas vantagens sobre Ricardo Moura mas abandonou na PE4 com problemas mecânicos. Bernardo Sousa partiu uma transmissão logo no primeiro troço e terminou a secção apenas na 9ª posição a 1:44,2 de Moura. Ivo Nogueira era o melhor 2 rodas motrizes na 4ª posição da geral no final da secção com uma vantagem de 8,2s sobre João Silva. Renato Pita dominava com à vontade a Taça de Portugal de Ralis, enquanto na prova do Regional Centro era Armindo Neves quem lidera destacado.
Após o almoço e a paragem na assitência correu-se mais uma secção do Rali Centro de Portugal, ainda e sempre com Ricardo Moura no comando, embora o piloto açoriano pareça ter entrado numa fase de “controlo” da concorrência. Vítor Lopes aproveitou para para se aproximar ligeiramente do comandante e reduziu a desvantagem para 22,1s. João Silva era nesta altura o melhor do CPR2, ocupando a 3ª posição da geral, enquanto Bernardo Sousa, em recuperação, era já 4º. O piloto madeirense venceu especiais nesta secção mas sem se conseguir destacar claramente dos tempos dos melhores N4.
Na derradeira secção, Vítor Lopes tentou tudo mas acabou por chegar à conclusão que a segunda posição seria o máximo a que poderia aspirar. Com este resultado, Moura precisa de um segundo lugar para se sagrar campeão absoluto de ralis, mesmo que Lopes vença os últimos dois ralis. Recorde-se que Moura não designou o Casinos do Algarve como uma das provas onde pode pontuar.
Bernardo Sousa ascendeu à terceira posição já perto do fim do rali, evitando dessa forma um pódio totalmente ARC. Ainda assim, a quarta posição de João Silva é muito positiva e acabou por resultar numa vitória indiscutível na categoria 2L/2RM à frente de Ivo Nogueira.
Pedro Meireles e Victor Pascoal tiveram que se conformar com posições algo secundárias, no caso os 6º e 7º lugares, respectivamente.
O jovem açoriano Hugo Mesquita, desta vez em Renault Clio R3, terminou a prova em 12º da geral.
Armindo Neves ganhou a prova relativa ao Regional Centro. Na segunda posição classificou-se João Soares que suplantou por apenas 1 décima, e na última classificativa, Roberto Canha.
Quanto à Taça de Portugal de Ralis, coube a vitória a Renato Pita, na frente de Hugo Lopes e João Soares.

Rally Mania com Francisco Veloso - Fórmula Rali

sábado

2ª Galeria Fotográfica Rali Centro de Portugal 2011

Já pode consultar a primeira galeria de fotos do Rali Centro de Portugal dos troços da manhã. As mesma são da autoria de Pedro Cosme e podem ser vistas neste LINK.

1ª Galeria Fotográfica Rali Centro de Portugal 2011

Já está on-line a primeira galeria de fotografias do Rali Centro de Portugal, captadas na passada noite, nas verificações e parque de assistência. As mesmas são da autoria de Miguel Cosme e podem ser vistas neste LINK.

Pedro Peres e Paulo Antunes desistem no Rali Centro de Portugal 2011

A dupla portuense Pedro Peres e Tiago Ferreira já desisitiu no Rali Centro de Portugal 2011. Ao volante do habitual Mitsubishi Lancer EVO IX o azar viria a bater à porta da equipa, quando estava a protagonizar um andamento fantástico, estando mesmo a liderar o CPR. 
O azar foi confirmado na página pessoal do facebook do navegador da dupla, Tiago Ferreira: "E lá se foi o Rallye Centro de Portugal, no inicio da PEC 3 o carro simplesmente calou-se, com muita tristesa algum problema eletrico manda-nos para casa mais cedo."
Também Paulo Antunes acompanhado por Alberto Oliveira em Opel Corsa S1600 desistiram com problemas mecânicos. Os pilotos da equipa Q & F, Lda. desistiram quando também eles eram lideres da sua categoria, desta feita no CPR 2L/2RM.

sexta-feira

Continuar no pódio do CPR2

O Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM e o Citroen Racing Trophy prosseguem com a realização do Rali Centro de Portugal, já no próximo fim-de-semana na zona da Marinha Grande e Leiria, onde Paulo Neto / Daniel Amaral apostam num bom resultado.
O terceiro lugar do Rali Vila Verde deu um moral acrescido à equipa Paulo Neto Sport para a derradeira fase do Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM, que começa já no Rali Centro de Portugal.
Contudo, os últimos dias têm sido complicados, pois "fomos testar mas apenas fizemos 20 Kms quando a caixa de velocidade do Citroen DS3 R3 teve um problema" afirma Paulo Neto, esclarecendo que tal situação "não permitiu preparar da melhor forma o Rali Centro de Portugal, tanto mais que a caixa de velocidades só será montada no carro muito em cima da prova. Espero que tudo corra pelo melhor para que esta situação tenha um final feliz".
Numa altura em que ainda não houve reconhecimentos do Rali Centro de Portugal, Paulo Neto tem algum conhecimentos dos troços de anos anteriores, mesmo sabendo que existem muitas novidades nos troços. Contudo, "vamos para esta prova nas mesmas condições dos nossos adversários o que é positivo. Porém, desportivamente temos como objectivo não só terminar, como pretendemos fazê-lo com uma boa classificação que nos permita, se possível, continua no pódio da classificação CPR2".

A presença de Paulo Neto no CPR, CPR2 e no Citroen Racing Trophy, que tem a assistência técnica da P&B Racing, conta com os seguintes parceiros:
- VALADARES - Louça Sanitária
- SAINT GOBAIN - WEBER - argamassas industriais
- QUANTINFOR - Consultoria informática
- VITARTE - Produção gráfica
- CARAS DECORAÇÃO
- DIRESCO - Superfícies de Quartzo
- RESTAURANTE "O AMARAL"
- CARLOS SIMÕES - Concessionário Citroen em Mafra
- BANHOAZIS - Mobiliário de Banho
- LISTOR - Pavimentos Flutuantes
- TRES - Torneiras
- DOMINÓ - Indústrias Cerâmicas
- PAULO NETO, LDA - Materiais de construção

Video Rali Centro de Portugal 2010 - RallyMania



joaopedrosousaprod

Informações Rali Centro de Portugal


LISTA OFICIAL DE INSCRITOS RALLYE CENTRO DE PORTUGAL 2011 (PDF) 


MAPAS OFICIAIS RALLYE CENTRO DE PORTUGAL 2011 (PDF) 


ZONAS DE ESPECTÁCULO (PDF)