Neste LINK poderá consultar mais um excelente conjunto de imagens da autoria de Miguel Castro relativo ao Rali de Baião.
quinta-feira
quarta-feira
4ª Galeria Fotográfica 44º Rallye Ourense 2011
Já um pouco fora de tempo apresentamos um conjunto de imagens do Rallye Ourense da autoria de Luis Ferreira e Miguel Castro.
A todos pedimos desculpas pelo atraso na publicação.
Consulte a galeria no seguinte LINK.
Bernardo Sousa de Transit na Boavista
Este fim-de-semana o Circuito da Boavista recebe a caravana do FIA WTCC, mas por entre as corridas de suporte é impossível não destacar o FORD TRANSIT TROPHY.Numa arrojada e inédita organização da FORD e da Q&F, sob o lema “Extremely Fast Delivery”, vai assistir-se a duas corridas que prometem muita emoção e competitividade em pista, desta vez no fantástico traçado urbano da Cidade Invicta.
Bernardo Sousa é um dos pilotos convidados para pilotar o carro da organização, e o actual Campeão Nacional de Ralis vai fazer equipa com outro grande nome dos ralis nacionais, desta feita, o Tetra-Campeão Nacional de Ralis de 1988 a 1991, Carlos Bica.
Para o piloto Madeirense “vai ser uma experiência nova, nunca conduzi no Circuito da Boavista, e muito menos com uma Ford Transit, mas acho que me vou ambientar depressa e vou procurar divertir-me ao máximo. Nem pensei duas vezes ao aceitar o desafio que foi feito, ainda para mais ao partilhar a Transit com uma lenda dos ralis como é o caso do Carlos Bica.”
“Quero descobrir a pista do Porto, é um traçado que vem do passado mas a nova realidade após o relançamento do Circuito parece ser muito interessante, e apesar deste não ser o meu meio mais habitual, pois os ralis são muito diferentes das corridas em circuito, quero tirar o máximo partido desta oportunidade agradecendo desde já à FORD e à Q&F pelo convite.”
O Circuito da Boavista é um traçado urbano com cerca de 4.800 metros e tem sido palco e excelentes corridas desde a sua reedição na era moderna. Fique com o programa das FORD TRANSIT:
6ª Feira, 1 Julho
10h20-10h35 – Treinos Livres 1
10h40-10h55 – Treinos Livres 2
15h55-16h10 – Treinos Cronometrados 1
16h15-16h30 – Treinos Cronometrados 2
Sábado, 2 Julho
10h00 – Abertura do ‘Transit Village’
13h40 – Ford Transit Trophy – Corrida 1 (30 min.)
17h00 – FTT After Race Lounge Party
Domingo, 3 Julho
10h00 – Abertura do ‘Transit Village’
13h00 – Sessão acrobática Pitts/Ford
13h15 – Ford Transit Trophy – Corrida 2 (30 min.)
Transportes Freitas com dois campeões nacionais no Circuito da Boavista
Depois da boa prestação no fim de semana do grande prémio histórico do Porto, o ex tricampeão nacional de ralis Adruzilo Lopes volta a sentar-se ao volante do Ford Escort MkII para a taça de Portugal de Clássicos. Andar o mais rápido e o mais espectacular possível são os objectivos do piloto de Vizela agora que já conta com mais experiência quer ao carro quer ao circuito.
Outro campeão, desta vez Júnior de ralis a sentar-se ao volante será André Pimenta, também na taça nacional de clássicos, mas de viaturas até 1300cc com o seu bem conhecido Datsun 1200. “Uma oportunidade que não poderia perder” afirma o jovem piloto. “Tivemos que preparar o Datsun para voltar a correr em circuito, pois estava com configurações de rally, mas fizemos um bom trabalho e estou confiante que poderei andar perto dos lugares da frente. Acima de tudo andar rápido e tirar partido da experiencia é o que desejo. Não posso deixar de agradecer aos meus patrocinadores, Transportes Freitas, João Pimenta Estética Dentária, Creme Bar, Olive Oil e Carmo Boutique Hotel por todo o apoio dado.”
Finalmente e para terminar teremos também inscrito pela Transportes Freitas o pequeno Austin Cooper S que ao volante terá o piloto Nuno Pimenta, piloto de Vila do conde com imensa experiência ao volante destas pequenas máquinas tendo inclusive corrido em terras de sua majestade.
As viaturas terão a assistência a cargo do Sr. Pimenta, conhecido preparador de viaturas clássicas e da Abreu Autosport parceira da Transportes Freitas no Campeonato Open de Rallys.
Rui Garcia no Circuito da Boavista
Rui Garcia estará presente no Circuito da Boavista, ao volante do habitual Ford Escort RS 1600 do Team Amob Beta para disputar a Taça de Portugal de Clássicos, numa participação que se reveste de especial interesse devido aos milhares de espectadores que acompanham o desenrolar desta prova.
Para o jovem piloto este “é um evento que já é uma referência no panorama do automobilismo nacional, sendo por isso um motivo de orgulho poder participar. É uma prova que por estar integrada no programa de corridas do WTCC e por ser um circuito citadino tem sempre um ambiente muito especial.
Além disso vou correr perto de casa e sei que vou ter muitos familiares e amigos a apoiarem-me, o que vai contribuir para uma motivação extra para tentar obter um bom resultado.
Estão bastantes concorrentes inscritos e quando se iniciarem as dobragens vai ser necessário uma atenção especial para não cometer nenhum erro porque este é um circuito que não permite qualquer falha, mas estou confiante na obtenção de uma boa classificação e espero discutir mais uma vez os lugares cimeiros.” afirmou Rui Garcia.
O programa da Taça de Portugal de Clássicos terá o seu início na sexta-feira dia 1 de Julho com a disputa das sessões de treinos, desenrolando-se as duas corridas no Domingo às 10h40m e 18h25m.
Parkalgar Portimão Racing Team à conquista da Taça na Boavista
A Taça de Portugal de Sport e Protótipos decorre este fim-de-semana no Circuito da Boavista inserido no programa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC). A dupla da Parkalgar Portimão Racing Team ruma a Norte para arrecadar o título na categoria GT4 para além de marcar presença num evento emblemático para o país.
Conscientes que a prioridade é o Campeonato Nacional, José Monroy e Francisco Guedes querem no entanto fazer duas boas corridas: “Esta é um prova extra campeonato onde queremos alcançar o melhor resultado possível. No entanto, tratando-se de um circuito citadino, temos de ter cuidados redobrados e como tal não vamos entrar em guerras desmedidas pois não queremos de forma alguma condicionar a participação no Nacional”, começou por explicar José Monroy que em conjunto com Francisco Guedes lideram as contas do Campeonato na categoria GT4.
No mítico circuito da Boavista, este evento tem um carisma especial mas ao mesmo tempo propicia muitos incidentes: “Vencer a categoria é o nosso principal objectivo mas também evitar os incidentes. As corridas na Boavista são muito ‘sui generis’, onde a presença o ‘safety-car’ é uma constante. No entanto, sempre muito interessantes para o público. Vamos tentar dar um bom espectáculo e atingir as nossas metas”, disse Francisco Guedes.
O programa do fim-de-semana vai ser vasto. Os treinos livres e qualificação estão previstos para Sexta-feira. A primeira corrida terá lugar às 16.45h de Sábado e a segunda às 15.05 de Domingo.
O programa do fim-de-semana vai ser vasto. Os treinos livres e qualificação estão previstos para Sexta-feira. A primeira corrida terá lugar às 16.45h de Sábado e a segunda às 15.05 de Domingo.
terça-feira
4ª Super Especial da TROFA 10 Julho 2011
No dia 10 de Julho, a adrenalina dos automóveis irá fazer sentir-se nas ruas da Trofa, com a realização da 4.ª Super Especial da Maia, uma prova organizada pela DEMOPORTO.
A Autarquia Trofense já está em contagem decrescente para a 4ª Super Especial da Trofa, que decorre no próximo dia 10 de Julho, nas imediações da nova Estação da CP, num circuito urbano fechado de mais de um quilómetro.
Imagens de anos anteriores:
Imagens de: AUTOBIT
Imagens de: RALINET
A Autarquia Trofense já está em contagem decrescente para a 4ª Super Especial da Trofa, que decorre no próximo dia 10 de Julho, nas imediações da nova Estação da CP, num circuito urbano fechado de mais de um quilómetro.
A 4ª edição da Super Especial da Trofa é organizada pela Câmara Municipal da Trofa e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de S. Martinho de Bougado e Santiago de Bougado, da Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA), da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, do Clube de Desportos Motorizados do Porto e do Clube Trofense de Automóveis Antigos.
Integrada nesta grande festa do automobilismo, a Câmara Municipal da Trofa vai também voltar a editar, depois do sucesso alcançado, no ano passado, a 2ª Exposição de Carros e Motas Antigas, no Parque Nossa Senhora das Dores, durante a manhã.
Depois desta exposição segue-se o desfile de carros antigos, já no circuito onde vai decorrer a Super Especial.
Este ano a grande novidade é a mudança do circuito, aproveitando as excelentes condições do traçado urbano criado junto à nova estação da CP, que vai permitir imprimir velocidade e ritmo à prova.
Imagens de anos anteriores:
Imagens de: AUTOBIT
Imagens de: RALINET
Vitor Lopes/Hugo Magalhães preparam o Sata Rally Açores
Os sempre espectaculares pisos de Fafe acolheram os testes tendo em conta a preparação em pisos de terra da dupla nacional Vitor Lopes e Hugo Magalhães para o Sata Rally Açores.
O Subaru Impreza WRX da ARC Sport rodou alguns quilómetros sobre boas condições de piso e meteorológicas. Podem visualizar em baixo, um video on-board, dos testes a bordo do Subaru Impreza.
Paulo Martins com bom desempenho na estreia nos pisos de terra
Depois da sua estreia no Rali Município de Sabrosa, o piloto de Vila Real Paulo Martins fez agora a sua primeira aparição nos ralis em pisos de terra, alinhando na prova extra do Rali de Baião.
O piloto navegado por Jorge Varela apostou na prova do CAA para sobretudo testar e continuar a sua adaptação aos ralis no Opel Astra Gsi
A exemplo da prova em pisos de asfalto onde rodaram na liderança, também em Baião a equipa fez uma boa prova, fazendo uma boa recuperação da 1ª à última PEC, onde foram evoluindo especial após especial. Começaram por averbar o sexto melhor tempo na primeira especial, sendo os quintos na segunda, e na terceira especial já os quartos. Na super especial em Baião averbaram já o segundo melhor tempo, o que os levou a ascender ao 4º lugar da geral na prova extra campeonato.
Como nos sublinhou o piloto de Vila Real “a prova esteve para quase não começar, pois alteramos algumas coisas no carro e foi bastante difícil ter o carro pronto a tempo do arranque da prova. Felizmente conseguimos alinhar e o rali acabou por ser muito positivo. Voltamos a ter alguns problemas com os travões logo no arranque do rali, mas como os nossos objectivos era mesmo rodar e testar, fizemos um rali sem pressões, com um ritmo regular e cauteloso. Acabou por ser uma participação muito positiva, até porque este foi ainda o meu segundo rali, primeiro em pisos de terra. Apesar de ainda tudo ser novidade, gostei bastante de andar nos pisos de terra, pelo que até ao final da época contamos em alinhar em mais algumas provas também neste tipo de piso”.
Boa colheita para Sérgio Paiva em Baião
O Campeonato Regional Ralis Nordeste foi até Baião para mais uma edição do Rali de Baião, prova que utilizou o carismático troço da Aboboreira na Serra do Marão.
Sérgio Paiva e Frederico Carvalho acabaram por ter mais uma boa colheita para o campeonato, fazendo uma boa exibição com o pequeno Peugeot 106 Gti nos pisos de terra.
A equipa da Póvoa de Varzim acabou por fazer uma prova de trás para frente melhorando PEC a PEC os seus tempos, rodando sempre dentro dos 10 primeiros e debatendo-se sempre da melhor forma com os seus mais directos adversários bem mais equipados.
Na recta final da prova a dupla ainda fez um “forcing” final para subir à quarta posição da geral, mas um pião fez a dupla perder preciosos segundos. O rali terminou com super Especial em Baião, com a dupla Paiva/Carvalho a registar o terceiro melhor tempo e com isto terminar assim a prova na quinta posição da geral, quarta em termos de campeonato.
“Foi um rali em que apostamos desde cedo em fazer uma boa pontuação para o campeonato, o que viemos a conseguir. Sabíamos que esta prova não era favorável ao nosso carro, mas tentamos manter sempre um ritmo forte. Tivemos ainda um pião que nos custou algum tempo, mas acabamos por ascender a um lugar no Top five, o que acaba por ser um resultado positivo”.
O Panorama dos ralis no Continente vai ter agora uma longa paragem, regressando agora apenas em Setembro com o Rali Cidade de Gondomar.
segunda-feira
Pedro Fins motivado para o Circuito da Boavista
O Circuito da Boavista que se realiza já no próximo fim de semana de 01 a 03 de Julho vai ter Pedro Fins a competir em duas frentes. A jornada que integra uma vez mais o mundial de carros de turismo (WTCC), tem no seu programa a quarta prova do Ford Transit Trophy, com mais duas corridas que porão à prova a rapidez das Transit no circuito citadino do Porto.
Pedro Fins e Nuno Santos, com a Transit da Stock-Car Megastore vão fazer tudo por tudo para recuperar os pontos perdidos na última prova, em Jarama, e aproximarem-se assim do topo da tabela classificativa, onde a vitória é o grande objectivo
Tal como explica Pedro Fins, "A última prova não nos correu tão bem como gostaríamos, mas continuamos a acreditar que ainda poderemos ter uma palavra a dizer no que toca à vitória final do Troféu. Estamos bastante motivados para esta prova, portanto vamos procurar estar concentrados e dar o máximo nas duas corridas para podermos sair da Boavista com um resultado que nos permita discutir a liderança do Campeonato nas últimas três provas."
Elan 26R na Taça de Portugal
O Lotus Elan 26R vai regressar aos circuitos de velocidade, competindo na Taça de Portugal Clássicos. Se em condições normais a vitória na categoria H71 não será fácil, um lugar no pódio está ao alcance de Pedro Fins, que na última edição do Circuito da Boavista, em 2009, conseguiu um fantástico quarto lugar da geral, num circuito difícil mas onde o Elan 26R se sente à vontade.
Segundo Pedro Fins, a Boavista "É um circuito exigente, onde a margem de erro é bastante reduzida quando já se anda no limite, mas que me agrada bastante. Vencer na categoria H71 é uma tarefa bastante complicada porque existem pelo menos mais dois carros que são claramente superiores ao Lotus, mas isso não vai com toda a certeza impedir-me de procurar o melhor resultado possivel."
Rali de Ypres: A sétima de Loix!
Loix nem precisou de ser o "Fast Freddy" como é conhecido na Bélgica para levar de vencida - pela sétima vez - o Rali de Ypres.
Com os seus principais opositores a "ajudarem" à festa, ou desistindo ou acumulando problemas, por culpa própria ou do carro que tripulavam, Freddy Loix limitou-se a levar o Skoda Fabia S2000 até ao final e levar para casa mais um troféu do "seu" Rali de Ypres.
Com esta vitória de Loix, a não ser que a Skoda "invista" em Hanninen no IRC, este é o principal candidato da marca checa à vitória no IRC, até porque Kopecky, embora não muito longe pontualmente, tem tido uma época muito fraca, faltando saber se irá ter "prémio" com nova "ascensão" à equipa oficial em mais alguma prova do IRC.
Quem saiu reforçado de Ypres foi Bouffier, que depois de uma prova com altos e baixos, acabou por segurar a segunda posição e cada vez mais a Peugeot terá que apostar todas as suas "fichas" no piloto francês, já que os outros "boys" da Peugeot, se têm mostrado algo "instáveis", sendo que a grande esperança belga Neuville, teve em Ypres uma prova para esquecer com duplo abandono.
Em excelente nível esteve o holandês Hans Weijs que na estreia ao volante de um S2000, no caso um Fabia, mesmo se a quase 4 minutos de Loix, conseguiu um lugar no pódio.
Michal Solowow, no Fiesta S2000, um piloto que não ficará para a história pela sua rapidez, terminou em quarto, sendo o melhor entrte os concorrentes do Europeu (ERC) mas a mais de 6 minutos de Loix.
Embora não entrando nas contas do IRC e como tal algo penalizado pela ordem de partida, o "eterno" Patrick Snijers estreou o Mini JCW S2000, e mesmo com alguns contratempos pelo meio, terminou em quinto.
Classificação IRC
Pilotos
1.LOIX Freddy 70 pt.
2.BOUFFIER Bryan 67 pt.
3.HANNINEN Juho 58 pt.
4.KOPECKÝ Jan 55 pt.
5.NEUVILLE Thierry 48 pt.
Marcas
1. ŠKODA 186 pt.
1. ŠKODA 186 pt.
2. PEUGEOT 162 pt.
3. M-SPORT 45 pt.
4. SUBARU 33 pt.
5. HONDA 28 pt.
José Bandeira - Motores Magazine (In RallyMania)
Luís Bastos e Miguel Teixeira levaram os seus BMW à vitória
Mais um rali do Regional Nordeste, desta vez em Baião, utilizando o mítico troço da Aboboreira. Numa prova pouco emotiva, Luís Bastos e Miguel Teixeira levaram os seus BMW à vitória.
Se Tiago Almeida ainda pareceu ir dar alguma luta a Luís Bastos, rapidamente engrossou a lista de desistentes, com o piloto do BMW, ao final da segunda passagem pela especial de Baião a ter já mais de 30 segundos de vantagem.
Com 20 concorrentes à partida, apenas 10 chegaram ao final, com Rui Morais, no VW Golf VR6, a ser segundo e Júlio Bastos, no BMW M3, a completar o pódio do Regional.
João Castela, no Citroen Saxo, quarto da geral, foi o melhor entre os 2 Rodas Motrizes, seguido de Sérgio Paiva, no Peugeot 106 Rally.
Na Prova Extra, 10 concorrentes à partida e apenas 5 à chegada, e se Miguel Barbosa foi o primeiro líder, acabou por ser desclassificado. Casimiro Costa, no Peugeot 206 GTi, ainda passou pela liderança, mas também acabou por desistir.
Desse modo, Miguel Teixeira, em BMW, acabou por triunfar, com Miguel Carvalho, em Citroen Saxo, a ser segundo e João Bessa, no Peugeot 206 GTi, a fechar o pódio.
José Bandeira - Motores Magazine (In RallyMania)
sábado
Rali Vinho Madeira de fora do IRC em 2011 e 2012

O Rali Vinho Madeira estará de fora do Intercontinental Rally Challenge em 2011…e 2012! Quem o garantiu foi Géraldine Filiol, directora da Eurosport Event’s, ao site oficial do IRC, explicando ainda os verdadeiros motivos da saída da prova madeirense do campeonato dedicado aos S2000: “Os organizadores do Rali Vinho Madeira informaram-nos recentemente que não seriam capazes de honrar os termos do contrato com a Eurosport Events, nomeadamente a parte das obrigações financeiras. Isso criou uma série de dificuldades logísticas e operacionais, o que não estaríamos à espera de um promotor de eventos. Como resultado destas complicações decidimos remover o rali do nosso calendário deste ano e ainda de 2012, ano em que expirava o contracto... ". Tomada a decisão de excluir a prova, as equipas oficiais e outras entidades foram logo informadas: "Todas as equipas, fabricantes, parceiros e fornecedores foram informados, logo que a situação se tornou clara, em um esforço para evitar despesas desnecessárias. Eles compreenderam e apoiaram a nossa decisão…” adiantou ainda a directora. Assim sendo, se a notícia da ausência em 2011 já era péssima, a confirmação de dois anos ausente será uma grande “machadada”.
sexta-feira
Rali Vinho Madeira fora do IRC 2011
Ainda de forma não oficial está confirmada a exclusão do Rali Vinho Madeira do Intercontinental Rally Challenge.
Depois dos cortes orçamentais anunciados para a prova deste ano tudo ficou complicado, sendo que a forma de pagamentos em prestações não foi bem aceite pelos promotores do evento levando ao cancelamento da prova.
Nos próximos dias serão conhecidos todos os pormenores sobre a exclusão da prova rainha do automobilismo madeirense.
Portugal perde assim uma das duas provas do IRC ficando apenas o Sata Rallye dos Açores. O Campeonato Europa de Ralis continua a ser pontuável no Rali Vinho Madeira.
Triunfo adiado para a Sirgado & Sirgado Competições
A sorte não tem estado do lado da equipa, especialmente no que toca a Rui Sirgado, “estava certo de que iria lutar pela vitória, face aos tempos que obti nas sessões de treino e do modo como me posicionei face aos meus adversários. Infelizmente a nossa prestação ficou condicionada a partir do momento em que se partiu a transmissão central do carro numa das mangas de qualificação. Depois de reparado o problema, tive de ser cauteloso nos arranques, para não voltar a partir a mesma, o que me custou preciosos segundos, mesmo quando parti da pole position na final.” O momento do fim-de-semana estaria reservado para as últimas curvas da corrida, “sofremos um toque na traseira, de outro piloto, o que me fez abrir a trajectória com o impacto. Quando fechei novamente a trajectória os dois carros voltaram a tocar-se lateralmente e acabei fora de pista. O quarto lugar sabe a pouco, por tudo o que fizemos e mostrámos durante todo o fim-de-semana”, remata o jovem piloto da Divisão 1, que conta com o apoio da ENI, que comercializa gasolinas e lubrificantes de competição.
Jorge Sirgado, director técnico e desportivo da equipa, termina dizendo: “Castelo Branco é a próxima prova e estou convicto de que aí daremos uma grande alegria aos nossos apoiantes e patrocinadores, aproveitando para agradecer a: Sirgado & Sirgados Competições, ENI, Lacoviana, Ouripeças, Bompiso e Uniturbo, muito obrigado pela confiança depositada.”
quinta-feira
quarta-feira
Prova difícil para Sérgio Vaz
Para a dupla Sérgio Vaz e Rufino Silva a prova acabou por ser algo complicada com vários azares a comprometer as ambições de chegar à vitória no troféu.
A dupla do Seat Marbella e inclusive todo o pelotão do FastBravo viram a sua prova encurtada em três especiais, que acabou por quebrar o ritmo de prova das equipas.
A dupla de Torres Vedras acabou por ter alguns azares e logo na super especial um erro de percurso acabou por ditar um tempo menos bom. No sábado a prova também não correu de feição e dupla acabou por rodar apenas dentro dos 4º primeiros, perdendo ainda algum tempo com um toque. No final do rali alcançaram o 4º lugar final no Troféu Fastbravo, sendo os 40º na classificação geral.
“Estávamos motivados com o rali, pois é neste tipo de piso que melhor me adapto e onde normalmente somos mais fortes. Infelizmente o rali não correu bem e alguns percalços acabaram por condicionar o nosso resultado final. Por outro lado o para-arranca do rali e o muito tempo que estivemos parados, acabou por nos desconcentrar e o 4º lugar foi o resultado possível. Apesar disso continuamos motivados e esperamos na próxima prova voltar a tentar lutar pela vitória”, concluiu o piloto apoiado por Atmosferas urbanas, empresa de Torres Vedras.
Assinar:
Postagens (Atom)












