quarta-feira

Video Rallye Serra da Groba 2011 - +Ralis-Futebol



LUISLOOL

2ª Galeria Fotográfica Rallye Serra da Gobra 2011






Apresentamos a 2ª Galeria Fotográfica do Rallye Serra da Gobra, autoria de Marcos Rodrigues. Para ver mais fotos clique AQUI.

A quarta vitória de Andrade

A equipa luso-francesa, composta por Carlos Sousa, Mário Andrade, Cédric Duplé e Francisco Pita venceu a 14ª edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira depois de um intenso domínio na pista alentejana, bem expresso pelo facto de ter assumido o comando à 10ª hora da corrida, mantendo-o até final.
Este triunfo reforça o estatuto de Mário Andrade no palmarés de Fronteira, sendo o quarto triunfo deste português a viver há largos em França e um adepto confesso das provas de resistência de todo o terreno. Para Carlos Sousa, «a vitória acabou por ser algo surpreendente face ao modo como começámos a corrida, mas depois conseguimos recuperar e manter o comando apesar de alguns problemas que, no entanto, acabaram por não afectar a nossa performance.»
Disputada sob excelentes condições atmosféricas, a prova alentejana foi bastante movimentada nas primeiras horas, com o francês Laurent Dornel (Caze Buggy) a impor o ritmo nas duas primeiras horas , ao fim das quais o BMW Oryx da equipa Vodafone passou para o comando, na altura com Miguel Barbosa ao volante.
No entanto, Dornel voltou á primeira posição quando estavam cumpridas cinco horas de corrida, numa altura em que era já evidente a recuperação de Mário Andrade e do seu Moncé Clio V6, muito perto dos lugares do pódio.
Seria à 10ª hora que os vencedores da prova assumiriam definitivamente a primeira posição, não mais a largando até ao baixar da bandeira axadrezada, numa altura em que os seus principais adversários conheciam alguns problemas, muito em especial o BMW de Miguel Barbosa, que viria a partir o turbo e a abandonar.
Na segunda posição terminou a melhor equipa portuguesa, constituída por José Amado, Américo Santos e Igor Marques, ao volante de um Nissan Navara, beneficiando de uma condução muito segura e de uma grande fiabilidade mecânica para um brilhante resultado.
O pódio ficou completo com o Renault Megane Proto da família Manfrinato - o pai, António, o filho Giovanni e o sobrinho, Michele - que travaram uma interessante luta com a equipa portuguesa , acabando por perder a segunda posição a duas horas do final, na sequência de um capotamento.
Saliência ainda para a vitória de João Rato, no Desafio Elf Mazda, com o piloto de Portalegre a assegurar o seu sucesso com o segundo lugar em Fronteira, já que Rui Lopes seria o mais rápido entre os pilotos das BT50.

Classificação final: 1º Andrade/Duplé/Sousa/Pita (Moncé Clio V6), 110 voltas em 24h 03m 07,58s; 2º Amado/Santos/Marques (Nissan Navara), a 2 voltas; 3º A. Manfrinato/M. Manfrinato/G. Manfrinato (Renault Megane Proto), a 2 voltas; 4º Vanier/Fabre/Knoll /(Schmit 206), a 4 voltas; 5º Beheity/Despujols/Carpin/Letu (Behheity), a 5 voltas; 6º Correia/Charbonnier/Dubrisay/Fromont (QT Wildcat), a 5 voltas; 7º A. Perillous/Juin/O. Perillous/Torane (ORC Mégane III), a 7 voltas; 8º Passemard/Cuisinier/Combier/Coste (Toyota KDJ95), a 9 voltas; 9º Gibon/Martin/A. Bastet/R. Bastet (Bowler Wildcat), a 9 voltas; 10º Lopes/Oliveira/Pais/Costa (Mazda BT50), a 11 voltas; etc.

terça-feira

Pedersoli em oito ralis do WRC 2012

Luca Pedersoli está em negociações com a Citroen para no próximo ano, disputar entre 6 a 8 provas do WRC, começando já em janeiro no mítico Rali de Montecarlo.
Com 40 anos de idade, Luca Pedersoli tem sido presença habitual nos ralis italianos, conquistando esta temporada o titulo no Trofeu de Itália de Ralis de Asfalto com um Citroen C4 WRC.
O piloto apoiado pela Magneti Marelli já teve oportunidade de testar o Citroen DS3 WRC nos testes que a Citroen realizou com Kimi Raikkonen antes do Rali da Grã-Bretanha. A ultima prova no WRC que Pedersoli disputou, foi o Rali de Sanremo de 2000.
A estreia em competição com o Citroen DS3 WRC será feita no Memorial Bettega Rallysprint em Bolonha nos dias 10 e 11 de Dezembro. Antes disso o veterano italiano vai brindar com um vídeo ao estilo das Gymkhanas de Ken Block, utilizando um Peugeot 206 WRC que será publicado no youtube no inicio do próximo mês, fique em baixo com o trailer.


João Pedro Sousa - RallyMania

Muitas novidades para 2012 em busca do mesmo sucesso

Mantendo na base uma estrutura algo semelhante à de anos anteriores, a edição de 2012 do Vodafone Rally de Portugal apresenta, no entanto, importantes novidades que acabam por conferir uma nova roupagem a um figurino que tem sido tão do agrado dos construtores e dos pilotos.

Em moldes gerais, podemos apontar três grandes alterações face às edições anteriores:

- introdução de três classificativas nocturnas;

- duas especiais disputadas no concelho de Tavira;

- novo "power stage", de extensão mais reduzida

Para Pedro Almeida, director de prova, «o objectivo da equipa do Automóvel Club de Portugal responsável pela prova tem sido o de inovar sem revolucionar, ou seja, manter a base de uma estrutura do agrado das autoridades desportivas, equipas e pilotos, mas introduzindo-lhe, sempre que possível, esta ou aquela alteração, quer no rali propriamente dito quer nas actividades de promoção do mesmo, um sector que hoje em dia tem a máxima importância.

São exemplos do que atrás fica exposto a super especial no Estádio Algarve, as provas de apoio para clássicos desportivos (2010) ou para carros do campeonato Open (2011), o Road Show do Porto ou, ainda, a super especial de Lisboa, só para citar as nossas mais recentes iniciativas, a que se juntará o Fafe World Rally Sprint em 2012.»

E aquele responsável referiu ainda: «Com um Campeonato do Mundo caracterizado pelo elevado nível de organizações, para nos podermos manter no seu calendário temos não só de garantir uma excelência do nosso trabalho mas também ser inovadores e criativos, aproveitando as janelas de oportunidade que a FIA tem aberto em cada ano.

Por isso mesmo, iremos ter em 2012 uma secção nocturna, depois da entidade federativa internacional ter demonstrado o seu desejo em que as provas cada vez mais se diferenciem umas das outras – após um período em que os ralis tenderam para uma certa estandardização – aproveitando a ligação de Lisboa até ao Estádio Algarve para fazer disputar três classificativas, o que nos vai obrigar a um grande esforço para manter os níveis de segurança nessa fase da prova.»

Pedro Almeida concluiu: «Ainda em termos de novidades para a edição do próximo ano, assinale-se o regresso à zona de Tavira, correspondendo ao desejo manifestado pela edilidade local em voltar a acolher o Vodafone Rally de Portugal no seu concelho, e a criação de uma “Power Stage” curta, com cerca de cinco quilómetros, para fecho da parte competitiva do evento.

A experiência levada a cabo na edição deste ano, com uma “Power Stage” de elevada quilometragem, revelou-se bastante positiva em termos desportivos mas menos conseguida no capítulo televisivo, pelo que fomos sensíveis aos pedidos do promotor do WRC para alterar esta situação.»

QUALIFYING STAGE PROMETE ESPECTÁCULO!

A edição de 2012 do Vodafone Rally de Portugal terá uma extensão total de 1564,26km, incluindo 22 provas de classificação, num total de 434,77km, ou seja, uma percentagem de 27,8 face à distância total e uma média de 19,76km por classificativa, o que confere desde logo uma intensa competitividade ao evento.

A substituição do "shakedown" pelo "qualifying stage" veio trazer uma nova importância a um dia que era normalmente utilizado pelos concorrentes para a confirmação das afinações dos seus carros. Agora, com o "qualifying stage" a assumir as características de uma verdadeira especial, para mais com a oportunidade dos mais rápidos escolherem a sua ordem de partida para o primeiro dia de prova, os 4960 metros de Vale do Judeu serão garantidamente um grande espectáculo.

A 28 de Março, entre as 8h00 e as 10h00, cada equipa poderá fazer duas passagens de reconhecimento e, a partir das 10h15, os concorrentes começarão a largar do Estádio Algarve para o "qualifying stage", disputado a partir das 10h15.

SUPER ESPECIAL DE LISBOA E TRÊS TROÇOS NOCTURNOS

Repetindo a fórmula que tanto sucesso teve este ano, os concorrentes rumarão a Lisboa no dia seguinte - 29 de Março - onde, a partir das 14h30, terá lugar a super especial na Praça do Império, marcando, assim, o início competitivo do evento.

A partir daqui tudo será diferente, pois o regresso ao sul do País será feito numa ligação por estrada até Ourique, palco de uma neutralização de 2h25, antes das três classificativas nocturnas. Para esta fase da prova, a organização teve em conta todas as questões de segurança que essas classificativas apresentam, reduzindo desde logo a sua extensão, com uma média de 12km, ou seja, cerca de metade da média das restantes especiais. Por outro lado, foi reduzida para mais de metade a distância habitual entre os postos de rádio, permitindo uma mais rápida detecção de qualquer problema. Finalmente estará disponível um helicóptero ambulância com capacidade de voar à noite, em caso de qualquer emergência, estando ainda previstos dois heliportos na zona, também eles operacionais nessas condições.

Os três troços cronometrados a disputar são:

- Gomes Aires, na distância de 10,19km, totalmente novo;

- Santa Clara, com 14,29km, versão mais curta da anterior especial;

- Ourique, 11,1km, em que metade será totalmente nova face à anterior versão

A chegada do primeiro concorrente ao Estádio Algarve está prevista para as 22h30.

REGRESSO A TAVIRA CINCO ANOS DEPOIS

Bem se pode dizer que o segundo dia de prova é um dia de regressos. Na verdade e correspondendo ao desejo que a Câmara Municipal de Tavira manifestou em voltar a acolher o rali no seu concelho, foi possível incluir das classificativas nessa zona, algo que não sucedia desde 2007. Mas esta fase da prova marca ainda o regresso da especial de S. Brás de Alportel ao programa do rali, depois de um ano de ausência. Os troços do segundo dia, cuja partida está agendada para as 11h00 e o regresso pelas 18h20, são os seguintes:

- Tavira, com 25,01km, totalmente novo;

- Alcaria, num total de 25,15km, com 70% de percurso novo;

- S. Brás de Alportel, com 16,18km, semelhante à versão de 2010

TERCEIRO DIA SEM ALTERAÇÕES

O terceiro dia do Vodafone Rally de Portugal 2012 - 31 de Março - não apresenta qualquer alteração face à edição deste ano, incluindo um conjunto de três classificativas tradicionais da prova, muito equilibradas na sua quilometragem e que são do total agrado dos pilotos. Com partida pelas 8h30 e chegada às 17h40, o programa inclui:

- Almodôvar, com 26,22km;

- Vascão, perfazendo 25,29km;

- Loulé, na distância de 22,57km

UMA NOVA "POWER STAGE"

Disputado a 1 de Abril, o derradeiro dia do Vodafone Rally de Portugal apresenta a última grande novidade desta edição, com a introdução de uma nova e curta classificativa, que será o palco do "power stage", que atribuirá pontos extra em termos de Mundial para os três melhores tempos, prometendo um excelente espectáculo televisivo.

Com partida pelas 06h30 e chegada às 15h30, esta quarta fase do rali inclui:

- Silves, com 21,42km, sem alterações;

- Santana da Serra, num total de 31,04km, idêntico a 2011;

- Sambro, num total de 5,08km, utilizando a parte do troço de Santa Clara que não foi realizada no primeiro dia de prova

À excepção das classificativas do primeiro dia, todas as restantes são disputadas em duas passagens por cada uma delas.
Os dados estão lançados para que o Vodafone Rally de Portugal 2012 volte a conhecer o sucesso organizativo, popular e desportivo que marcou as suas mais recentes edições.
Recorde-se que a prova tem organização do Automóvel Club de Portugal, com os apoios da Vodafone Portugal, Turismo de Portugal, BP Ultimate, Hertz, Essilor, Instituto Geográfico do Exército, Konica Minolta, Câmaras Municipais de Lisboa, Almodôvar, Faro, Loulé, Ourique, S. Brás de Alportel, Silves e Tavira, Mosteiro dos Jerónimos, Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico e Agência Portuguesa do Ambiente. A Bola é o "media partner".

Best Of 2011 - RallyMedia

Com o termino das competições motorizadas por toda a Europa (e não só) surgem também as compilações de Best Of dos vários campeonatos. O site holandês rallymedia.nl publicou ontem um video com os melhores momentos dos campeonatos holandeses de ralis e também 5 eventos do WRC. 
Desfrute das imagens no video abaixo.




rallymedia

segunda-feira

Vídeo Rallye Serra da Groba 2011 - RallyMania

Ivan Ares na estreia ao volante do Porsche 911 GT3, foi o grande vencedor da primeira edição do Rallye Serra da Groba, prova pontuável para o Campeonato Galego de Ralis de Asfalto. Veja um vídeo com imagem e edição de João Pedro Sousa.




joaopedrosousaprod

domingo

1ª Galeria Fotográfica Rallye Serra da Gobra 2011





Terminou hoje na Galiza o 1º Rallye Serra da Gobra, prova vencida por Ivan Ares Roel em Porsche 911 997 GT3. Veja mais fotos da autoria de Marcos Rodrigues AQUI.

sexta-feira

quinta-feira

Bernardo Sousa em testes antes do Monza Rally Show

Bernardo Sousa já se encontra em Itália, onde a partir de amanhã estará a participar no Monza Rally Show, evento que reúne diversos nomes sonantes do desporto motorizado a nível mundial e que se prolongará até ao próximo Domingo.
O piloto Madeirense voltou já hoje aos comandos do Peugeot 207 S2000 do Team PA Racing e inscrito pela United Business, tendo realizado uma sessão alargada de testes no Autódromo di Franciacorta, com vista a desenvolver um acerto base que possa permitir ao piloto nacional disputar as posições cimeiras neste evento, onde para além da vertente promocional, a vertente competitiva é muito vincada.

Segundo o piloto, “foi um bom dia de testes, pudemos testar várias soluções para Monza, e depois do trabalho de hoje estou bastante motivado pois creio que conseguimos um bom set-up para o Peugeot. Em Monza a pista é mais larga e rápida do que esta onde testamos, e seguramente que aí vou conseguir estar no meu melhor e não escondo que quero obter um bom resultado por entre as viaturas S2000 pois as minhas expectativas são altas. Não vou estar a poupar, vou dar o máximo desde o arranque da competição.”
“Esta experiência tem sido óptima, já tive a oportunidade de privar com muitas das estrelas que vão marcar presença no Rally Show e ainda hoje durante os testes, muitas das equipas da categoria S2000 também lá estavam e já pudemos começar a observar a concorrência (risos) mas a partir de amanhã vou fazer tudo para estar na frente deste grupo e vê-los apenas pelos espelhos retrovisores.”
“Este evento é uma excelente oportunidade, pois não deixa de ser uma montra privilegiada quando estamos em prova em conjunto com um reduzido leque de nomes muito relevante dos desportos motorizados a nível mundial, e não vou deixar fugir esta oportunidade de procurar realçar-me entre este grupo.”

O Monza Rally Show vai reunir nomes como por exemplo o oito vezes campeão do mundo Sebastien Loeb (Citroen DS3 WRC), Dani Sordo (Mini Countryman WRC) vencedor da edição de 2010, Dindo Capello (Citroen DS3 WRC) e Valentino Rossi (Ford Focus WRC), e decorre de quinta-feira dia 24 a domingo dia 27 no circuito italiano de Monza, apresentando nove provas especiais numa extensão total de 154,70 km

Pode obter todas as informações do evento em www.monzarallyshow.it

Vídeo 1º Encontro Automobilístico Desportivo 2011 - RallyMania

Decorreu no passado domingo o 1º Encontro Automobilístico Desportivo, nas instalações da Pista de Guilhabreu onde reuniu algumas equipas de ralis, velocidade mas sobretudo, equipas de drift que animaram os presentes ao longo de todo o dia. Veja um vídeo com imagem e edição de João Pedro Sousa.



joaopedrosousaprod

Sébastien Ogier na Volkswagen

Aquilo que muitos já davam como certo, Ogier na Ford, acabou por não se confirmar. O piloto francês assinou pela VW por três anos.
Sabendo-se que a marca alemã só irá ingressar no WRC em 2013, ao piloto francês restará no ano de 2012 o desenvolvimento do Polo WRC e pensa-se que algumas provas, ou mesmo o campeonato SWRC completo, com o Skoda Fabia S2000.
Ogier que era dado como certo na Ford, mas que rumores dos últimos dias davam já como muito próximo da VW, deve ter preferido assegurar um lugar de futuro, o de piloto da VW, em detrimento de um lugar incerto, o de piloto Ford, onde ainda por cima teria que se defrontar com um colega de equipa como Latvala, e já se viu, pela experiência na Citroen, que Ogier tem alguma dificuldade no relacionamento com os colegas de equipa, principlamente quando eles são tão ou mais competitivos do que ele.
Ogier, em relação à sua opção pela VW, referiu, "a VW é a marca número um na Europa e em breve será também no mundo. Estou seguro que estarão competindo com o objectivo de conseguir o título mundial. Espero pois, uma equipa com grande espírito de luta e vontade de vencer".
Pode ver um pequeno vídeo de apresentação de Ogier como piloto oficial Volkswagen, em baixo.



João Pedro Sousa - RallyMania

terça-feira

“Objectivos Alcançados!”

O Campeonato de Portugal de ralis 2L/2RM teve a sua última jornada da época na cidade de Portimão, com a realização do Rallye Casinos do Algarve.
O Team Global Stadium esteve presente com Ricardo Marques e Paulo Marques a alinhar mais uma vez com o Citroen C2 R2 Max, inseridos no Citroen Racing Trophy.
Sem pressões quanto a resultados, a dupla acabou por cumprir em pleno os seus objectivos para o rali em pisos de asfalto, tudo embora a jornada tenha sido algo difícil.
Alguns problemas mecânicos no C2, nomeadamente a embraiagem atrasaram um pouco a dupla na classificação geral, não lhes permitindo andar no seu habitual ritmo forte.
“Foi um rali difícil. Começamos por entrar com um andamento regular, pois o piso estava ainda bastante escorregadio no troço inaugural, mas depois com os problemas de embraiagem acabamos por perder algum tempo e comprometemos a nossa prova. Ainda assim cumprimos os nossos objectivos para este rali, que era essencialmente garantir os pontos para vencer a competição nos C2, o que nos deixou bastante satisfeitos.
No momento estamos já a preparar o nosso projecto para 2012, que passará por este mesmo campeonato, mas só na próxima época poderemos afirmar mais alguns detalhes. Resta-nos deixar um especial agradecimento a todos os nossos patrocinadores, à Sarujoma, Ermal Produções, Kikadesign, Câmara Municipal de Vieira do Minho, e ao nosso principal parceiro a Global Stadium pela confiança e credibilidade dada ao nosso projecto, a todos eles uma vez mais obrigado”.
Ricardo Marques e Paulo Marques foram os 8º do CPR, 5º no CPR 2L/2RM motrizes, 3º entre os Citroen Racing Trophy e vencedores entre os C2 R2 Max.

Prova curta para a Competisport

A Competisport esteve presente este passado fim-de-semana em mais uma ronda do Campeonato Regional Ralis Sul, CPR e da Taça de Portugal de Ralis, na edição de 2011 do Rallye Casinos do Algarve.
Sendo um dos favoritos ao pódio final, Luís Mota e Alexandre Ramos acabaram por ter uma prova algo curta que terminou a meio da segunda especial.
Na primeira PEC averbaram o 8º tempo da geral, 3º no campeonato regional ralis sul. Na primeira passagem pela Fóia, o Mitsubishi EVO IV começou a falhar e numa curva lenta o motor calou-se e a dupla teve uma ligeira saída de frente. A dupla tentou retomar logo a sua prova, mas o EVO recusou-se a pegar e como não havia ninguém no local para ajudar a empurrar o EVO, foram obrigados a desistir.
Uma situação algo desanimadora para a equipa, que estava neste troço a rodar muito bem, e que iriam subir ainda bastante mais posições nesta PEC, mas devido ao azar foram obrigados a terminar por ali o seu rali.
Luís Mota prossegue já este fim-de-semana em Fronteira, participando na 14ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira.

Dois furos condicionam resultado!

A Serra de Monchique e a cidade de Portimão foram palco de mais uma ronda dos Campeonatos de Portugal de Ralis, Regional Sul, 2L/2RM e da Taça de Portugal de Ralis, em mais uma edição do Rallye Casinos do Algarve.
Para Gil Antunes e Diogo Correia a prova acabou por ter um balanço positivo, mas dois furos acabaram por comprometer o resultado final da equipa que ambicionava vencer entre os carros de apenas duas rodas motrizes.
A dupla de Sintra entrou com algumas cautelas no troço inical, pois o piso ora seco, ora molhado podia trazer algumas «ratoeiras», pelo que a dupla do Opel Astra prefiram perder algum tempo, do que ter algum azar. Na especial seguinte rodaram muito melhor e registam o terceiro melhor crono, primeiros entre as duas rodas motrizes no regional sul. Na primeira passagem por Monchique voltam a garantir o triunfo nas duas rodas, e no troço seguinte foram os segundos. Tendo uma animada luta com o seu mais directo adversário, a última especial pontuável para o Regional Sul, a quinta, iria decidir tudo. Gil e Diogo entraram ao ataque, mas acabaram por furar logo no inicio da especial, sendo obrigados a parar em pleno troço e com isto perderam a possibilidade de vencer. Mesmo com o tempo perdido foram ainda os sétimos no Regional Sul, segundos entre os carros de apenas duas rodas motrizes.
A dupla prosseguiu em prova inseridos na Taça de Portugal de Ralis, mas logo na primeira especial da terceira secção voltaram a furar e perderam ainda mais tempo na classificação geral. Com o tempo perdido, e sem mais pneus para trocar a dupla optou por fazer o resto do rali sem pressões quanto a resultados, aproveitando para se divertir ao máximo e dando muito espectáculo de condução a todos que acompanharam o rali.
No final, o 18º lugar da geral alcançado, 10º da taça, acabou por ser um resultado positivo. Como nos salienta o piloto “Fizemos um bom rali, divertimo-nos ao máximo, demos algum espectáculo e mesmo sabendo que o resultado não traduz em nada o nosso andamento, ficamos satisfeitos com a nossa prestação no rali. A nossa luta era o Regional Sul, mas tivemos o azar de furar e com isso a possibilidade de vencer as duas rodas motrizes. Depois voltamos a furar e a partir desse momento o principal objectivo era mesmo terminar e dar algum espectáculo ao público”.
Gil Antunes iria já neste próximo fim-de-semana alinhar no Rali de Vila Real, mas com a anulação do mesmo, o piloto tem em vista a participação no Rallye Cidade de Silves e também no 1º CAM Rali Festival.

Stock-Car fecha temporada com 4º lugar

O Ford Transit Trophy teve o seu desfecho no circuito de Braga, com as duas últimas corridas deste ano. A equipa Stock-Car, com Pedro Fins e Nuno Santos terminou a época com um quarto lugar na primeira corrida, o resultado possível depois de alguns problemas durante o fim de semana.
Depois do muito disputado quarto lugar de Nuno Santos na primeira corrida do dia, Pedro Fins não seria feliz na sua manga, ao furar depois de uma saída de pista, não conseguindo atingir o resultado esperado.
No próximo dia 08 de Dezembro, Pedro Fins vai voltar com a Transit ao Circuito de Braga, mas desta vez em modo de Rali, para 1º CAM Rali Festival, onde vai ser o carro zero.
Mais informações em www.fordtransitrophy.com, www.camminho.com e no web site oficial do piloto em www.pedrofins.com.

Renato Pita segundo na Taça

Renato Pita chegou este Sábado ao final do Rali Casinos do Algarve, prova pontuável para a Taça de Portugal de Ralis onde garantiu o segundo posto da geral, e também idêntica posição no troféu, um resultado positivo em termos desportivos mas não foi suficiente para satisfazer por completo a equipa que estava ainda na luta pela vitória na Taça.
Renato Pita e Jorge Carvalho tinham a noção de que o seu desempenho com o Mitsubishi Lancer Evo VII foi muito bom, mas lamentavam não ter podido lutar pela vitória. Com uma prova próxima da perfeição sem qualquer erro a apontar, a equipa sentiu que mesmo com as fracas condições do asfalto, com o piso muito sujo e escorregadio, poderiam ter chegado mais longe mas devido a factores alheios tal não foi possível.
Renato Pita não escondeu a sua exasperação no final da prova, pois segundo o mesmo “é difícil entender porque é que a organização do rali não tomou medidas para limitar os efeitos de ter um piloto muito mais lento do que eu a partir à minha frente e que acabamos por ficar sempre atrás dele em todas as classificativas sem que o mesmo nos deixasse passar em nenhuma ocasião. Sabia-se que estávamos os dois a lutar pela vitória na Taça, e mesmo apesar de ser notório que o jogo não estava a ser limpo para connosco, permitiram que isso se prolongasse durante todo o rali o que é de todo incompreensível, para não dizer, inaceitável. A organização tinha de ter em conta que quando dois pilotos vão discutir um troféu e um deles é sempre alcançado pelo outro sem facilitar a passagem, deveriam ter pelo menos ampliado o tempo de partida entre nós, por razões óbvias, pois assim a verdade desportiva foi efectivamente posta em causa. Sei que desde o episódio passado em Mortágua que muito se disse neste meio dos ralis, mas quero demarcar-me deste tipo de questões. Fico bastante magoado por sentir que se pôs em causa a minha postura, e a honestidade de muitos outros nomes dos ralis nacionais, mas de uma coisa podem ter a certeza, se acontecesse de novo amanhã um concorrente estar numa situação de apuro e a precisar de ajuda, para mim isso vai estar sempre à frente de qualquer título ou vitória. Comecei a correr há poucos anos, e desde esse tempo que tenho pautado a minha postura pela correcção para com os meus adversários e pelo desportivismo e não vai ser agora que isso vai mudar apenas porque me tenho de bater com adversários menos correctos o que não posso deixar de lamentar, mas os actos e palavras ficam com quem as toma, estranho apenas a passividade com que algumas coisas são feitas ou são ditas e ficam impunes com as entidades competentes aparentemente a assobiarem para o lado.”
Já sobre a época de 2011 Pita afirma que “este segundo lugar na Taça sabe efectivamente a pouco, pois demonstramos na estrada que somos os mais rápidos. Nas provas em que terminámos, as vitórias foram sempre uma constante, o que é um bom indicador da nossa competitividade. Os erros e problemas corrigem-se com a evolução e a forma como encaramos a participação neste rali é mais uma demonstração do nosso valor e das pessoas que colaboram com a minha equipa. Juntamos também o Vice-campeonato no OPEN deste ano ao nosso palmarés e assim no global, só posso estar muito satisfeito, pois cumprimos os nossos objectivos traçados no início de época, com a certeza de que estamos a evoluir no bom sentido e que podemos chegar ainda muito mais longe. Quero agradecer a todos os que me apoiam, à minha família, aos meus patrocinadores, BP Ultimate, Kumho Tyres, Castrol, Bahco, Luna Hoteis, Municipio de Viana do Castelo, Cedênciamais, TW Stell, Kartódromo de Viana, Cision e Autopamplona. Gostaria também de agradecer à minha equipa, à ARC que nesta prova me prestou assistência, aos meus navegadores que estiveram comigo no Campeonato Open de Ralis e ao Jorge Carvalho que para além de um amigo foi uma peça importante nas provas da Taça de Portugal de Ralis.

Obrigado a todos e até para o ano!”

Super Teodósio ofuscou vitória de Meireles

Pedro Meireles venceu o Rali Casinos do Algarve, na competição destinada ao Campeonato de Portugal de Ralis. No entanto, o homem mais rápido nos troços algarvios foi Ricardo Teodósio.
O Clube Automóvel do Algarve apresentou uma folha de tempos on-line que juntava CPR, Taça e Regional Sul. O balanço que faremos desta prova segue essa lógica, numa evidente demonstração, do estado vegetativo do principal escalão dos ralis nacionais.
Ricardo Teodósio levou o Mitsubishi Lancer Evolution IV à vitória em todos os troços do rali, apagando todas as figuras do CPR (algumas estavam ausentes, é certo) do topo da classificação. Materialmente, o feito do algarvio marca o retrocesso competitivo do CPR em mais de uma década, atendendo à geração da viatura em causa. Não o poderemos declarar formalmente, pelo simples facto de a Taça ter uma classificação à parte. Nota ainda, para a conquista do Campeonato Regional de Ralis Sul, por Teodósio.
Pedro Meireles prometeu e venceu, no que toca ao CPR, já o dissemos. Uma prova positiva para o piloto de Guimarães, que já tinha ganho em condições semelhantes, no Rali de Portugal.
No terceiro lugar da classificação conjunta, e segundo do CPR, João Silva voltou a vencer no CPR 2L/2RM, confirmando o mais que merecido título nacional. Nem um furo impediu o madeirense de alcançar este resultado, numa altura em que está por definir o futuro da sua carreira, que poderá passar pela internacionalização.
Vitor Pascoal terminou no quarto posto, o terceiro do CPR. Depois do título de vice-campeão, o piloto navegado por Luis Ramalho finaliza uma temporada menos positiva.
Renato Pita fechou o top 5, em mais uma demonstração da rapidez e competitividade dos pilotos do Open, pelo menos comparativamente com os do Nacional.
Os dois DS3 da P&B Racing, foram sexto e sétimo absolutos, com Ivo Nogueira e Paulo Neto respectivamente. O primeiro podia ter ido mais além, vencendo até nas 2 rodas motrizes, mas viu um furo e problemas de travões atrasa-lo.
Refira-se ainda a conquista do título de campeão nacional, pelo navegador António Costa, depois do 6º lugar obtido no CPR, com Miguel Barbosa.


João Cosme - RallyMania

sexta-feira

Rali Casinos do Algarve: À procura de um vencedor

É já este Sábado que parte para a estrada a edição número 40 do Rali Casinos do Algarve. Face a uma conjuntura desfavorável, o Clube Automóvel do Algarve apostou na restruturação do rali, tornando-o mais compacto e económico, disputado na totalidade num só dia.
A ausência de alguns concorrentes permitirá apurar um vencedor inédito em provas do CPR. A singela situação deixa em aberto a luta pela vitória, com a incerteza sobre qual o mais forte candidato. Com naturalidade, o favoritismo recai sobre os concorrentes com viaturas de produção, destacando Vítor Pascoal que sai com o número um de porta, Pedro Peres e Pedro Meireles, todos em Mitsubishi Lancer, mas com diferentes evoluções.
No entanto, não será de excluir uma surpresa proveniente dos concorrentes do Campeonato de Portugal de 2 Litros/2 Rodas motrizes. Participando pela terceira vez na prova algarvia, João Silva, vem reclamar o título do CPR2, mas não deixará de lutar pela vitória no troféu, ou algo mais. Contará com a oposição dos dois pilotos que tripulam os Citroën DS3 R3T, Ivo Nogueira e Paulo Neto, que querem fechar a temporada com um bom resultado.
A temporada de estreia da Taça de Portugal termina no Algarve, com os dois principais candidatos a marcarem presença. Júlio Bastos lidera a competição com 61 pontos, fruto de uma vitória na única prova de terra da competição – Rali Serras de Fafe, e de uma prestação regular, a bordo do seu BMW M3. A 11 pontos, o outro candidato, Renato Pita, que chega motivado ao Algarve após duas vitórias, em Vila Verde e Mortágua. Para aferir o resultado da Taça, é preciso contar com os concorrentes locais, e também com alguns “outsiders”, como Octávio Nogueira em Citroën Saxo S1600 ou mesmo José Pedroso, que volta a trazer um clássico – o Ford Escort TC, às estradas de Monchique e Portimão.
O grosso do pelotão vem dos elementos do Campeonato Regional do Sul, cuja classificação será extrapolada no final da primeira secção, ou seja após 5 especiais. A encabeçar, Ricardo Teodósio promete ser igual a si próprio, rápido e espetacular, pensando não só no CRRS mas também nas contas à geral. O piloto da Guia poderá sagrar-se bicampeão do sul, e para que tal aconteça basta ser o primeiro do regional, e esperar que Luís Mota não fique no segundo posto. Pela frente terá a armada Mitsubishi, com Márcio Marreiros, Luís Nunes, Luís Mota, Carlos Martins e João Correia.
A luta pelas duas rodas motrizes do CRRS será mantida pelos dois protagonistas da temporada – Gil Antunes em Opel Astra e Pedro Lança em Citroën Saxo.
O rali tem início marcado para as 9:08, com a primeira passagem pela classificativa do Chilrão.
O Rali Casinos do Algarve tem o patrocínio da Solverde – Casinos do Algarve, da Câmara Municipal de Portimão, da Câmara Municipal de Monchique, da CARMIM e da XesEquipa.

Bernardo Sousa no Monza Rally Show

O piloto Português da United Business, vai participar pela primeira vez no evento de rali com mais "glamour" em Itália e regressará aos comandos do Peugeot 207 S2000 do Team PA Racing, carro com que competiu recentemente no Rali du Valais, em que se viu forçado a desistir quando ocupava o primeiro lugar geral.
A United Business insistiu na presença de Bernardo Sousa neste importante evento italiano, onde figuram entre outros, o oito vezes campeão do mundo Sebastien Loeb (Citroen DS3 WRC), Dani Sordo (Mini Countryman WRC) vencedor da edição de 2010, Dindo Capello (Citroen DS3 WRC), Valentino Rossi (Ford Focus WRC), Piero Longhi (Mini Countryman WRC), Alessandro Perico (Citroen C4 WRC), Felice Re (Citroen C4 WRC) e 20 outros pilotos com viaturas desta categoria WRC.
Sousa vai ter o seu Peugeot equipado com pneus Pirelli, e a competição na sua classe será muito forte, pois vai estar presente o já por três vezes campeão europeu Luca Rossetti, o pluri-campeão italiano Paolo Andreucci, bem como Giandomenico Basso, e pilotos oriundos do Moto Gp e GP2 (Andrea Dovizioso e Andrea Jannone) com mais de 30 equipas a tripularem viaturas da classe S2000.
Também digna de registo será a participação de Max Papis com o Toyota Camry em que compete na NASCAR. Papis terá a seu cargo a função de carro de abertura, e na tarde de domingo realizará a sua própria exibição individual.
"É a primeira vez que participo no Rally Monza Show- afirma Bernardo - os outros pilotos da United Business têm elogiado bastante o evento, a qualidade dos nomes inscritos, o público e realçam o retorno que o evento proporciona, graças também às muitas celebridades que marcam presença, mas a minha principal motivação passa por poder competir e tentar ombrear com alguns dos melhores pilotos do mundo.
“Nunca entrei nesta competição, só usei o 207 em metade do Rally du Valais e ao meu lado vou ter um navegador com quem nunca fiz equipa, o Corrado Mancini, ou seja, para mim é tudo novo, mas tudo muito bom. Vou seguramente evoluir ao longo do evento e espero obter um bom resultado. Trata-se de um Rally Show, e é sempre importante entreter o público, mas também vou procurar obter bons tempos.”
O formato de 2011 do Monza Rally Show vai apresentar uma novidade, a “Grid Exhibition”, agendada para antes do início da primeira prova especial do dia 25 de Novembro (Sexta-feira), e trata-se de uma iniciativa que pretende envolver o público e prevê a exposição dos carros no pit-lane, segundo a ordem de partida, permitindo ao público presente chegar bem perto dos carros e conviver com os pilotos antes do arranque da competição.
O evento decorre de quinta-feira 24 a domingo 27 de Novembro no circuito italiano de Monza, apresentando nove provas especiais numa extensão total de 154,70 km. Domingo, a partir de 14 horas terá lugar o "Show Master, prova competitiva por eliminatórias que se desenvolve num percurso de 1.500 metros ao longo da recta principal do circuito e que vai envolver as melhores equipas do "Monza Rally Show". O "Show Master" será transmitido em directo pela RAI Sport (Itália) e em diferido por muitos mais canais de televisão a nível mundial.

Pode obter todas as informações do evento em www.monzarallyshow.it

Stock-Car quer terminar época em beleza

O Circuito de Braga recebe a última jornada da Ford Transit Trophy e chega assim ao final a segunda época desta competição monomarca marcada pela originalidade e competitividade.
A jogar em casa, a Stock-Car Megastore quer terminar a época em beleza, e tanto Pedro Fins como Nuno Santos vão dar o tudo por tudo para conseguirem um bom resultado no próximo fim de semana. Apesar de uma época menos positiva que o esperado, a Stock-Car esteve presente no pódio por diversas vezes, mostrando sempre ser uma das equipas mais competitivas da caravana.
“Queremos terminar a época com um bom resultado. Temos terminado quase sempre no pódio uma das corridas do fim de semana, mostrando que somos um equipa rápida, mas infelizmente temos tido alguns azares que fizeram com que o resultado final nas duas corridas do fim de semana não fosse tão bom. Mas agora vamos estar a correr em casa, e vamos procurar o melhor resultado possível”, explica Pedro Fins.
Nos próximos dias 19 e 20, o FTT vai estar no Circuito Vasco Sameiro em Braga com os treinos de Qualificação no Sábado, e as duas corridas no Domingo, às 09:00 e às 14:30.
Acompanhe a par e passo a prestação de Pedro Fins e Nuno Santos em www.facebook.com/pedrofins

quinta-feira

Wrc regressa a Fafe

O Fafe World Rally Sprint, cuja apresentação decorreu na Câmara Municipal daquela cidade, promete devolver o troço de Fafe/Lameirinha à ribalta do mundo dos ralis, com toda a emoção dos seus saltos e a animação dos milhares e milhares de pessoas que habitualmente confluíam na zona do Confurco: trata-se de uma exibição sob a forma de um rally sprint, a realizar a 24 de Março do próximo ano, no quadro do Vodafone Rally de Portugal 2012, e que reunirá os principais carros e pilotos presentes na quarta prova do Mundial do próximo ano.
Como organizador de referência do Mundial, o Automóvel Club de Portugal tem procurado nestes últimos anos maximizar as oportunidades de promoção da modalidade, criando uma série de actividades que levaram os actuais WRC muito para além das zonas que a competição percorre. Agora e com o imprescindível apoio da Câmara Municipal de Fafe, surgiu a hipótese de levar por diante o Fafe World Rally Sprint.
Aliás, o dinamismo evidenciado pelo ACP nestes últimos anos, em que tem sempre inovado em cada edição da prova, tem merecido um amplo apoio por parte da North One Sport, promotor do WRC - Campeonato do Mundo de Ralis.
A esse propósito, Pedro Almeida, director da prova, referiu: "Se é verdade que o caderno de encargos do WRC nos obrigou a transferir a prova para o sul do País, não podemos esquecer o apoio que sempre encontrámos no Norte, não só em termos das autoridades oficiais mas também do público, que sempre acorreu em número impressionante às classificativas. Agora e com a liberdade de podermos levar a cabo um evento de promoção do rali numa área diferente daquela onde ele se realiza, não tivemos qualquer dúvida em promover este ano uma demonstração na zona de Fafe, na certeza de que os adeptos da modalidade vão corresponder em absoluto a este novo desafio."
Para José Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, "felizmente que a história se vai repetir em Fafe, com o Fafe World Rally Sprint 2012! Muito justamente e com mérito nosso. São as mesmas condições naturais que fizeram de Fafe a 'Catedral dos Rallies' que permitem trazer de novo, em 2012, a emoção das máquinas e dos melhores pilotos do mundo aos afamados e mundialmente conhecidos 'Saltos da Lameirinha'. Fafe espera por todos com a simpatia e o carinho de sempre!"
O Fafe World Rally Sprint terá lugar no sábado anterior ao início do Vodafone Rally de Portugal - 24 de Março de 2012 - no cenário privilegiado do troço de Fafe/Lameirinha, aproveitando os últimos seis quilómetros da classificativa. Verdadeiro troço cronometrado, o evento realizar-se-á com base em duas mangas de qualificação e uma final, a que acederão os pilotos mais rápidos.
O paddock do Fafe World Rally Sprint estará situado no Parque da Cidade, junto ao Pavilhão Multiusos, e os participantes na demonstração farão os reconhecimentos da parte da manhã, tendo as passagens cronometradas início a partir das 14h00.
O lote de participantes terá como referências principais os pilotos das três equipas oficiais que irão disputar o WRC 2012 - Citroën, Ford e Mini - o que garante desde logo um espectáculo intenso e que certamente atrairá ao troço de Fafe/Lameirinha milhares e milhares de espectadores.

quarta-feira

Meireles confiante para o Casinos do Algarve

O piloto Vimaranense, acompanhado por Mário Castro, estarão presentes na ultima prova do CPR com o intuito de lutar pela vitória e assim terminarem em grande uma época bastante atormentada por problemas no Mitsubishi que os impossibilitaram de lutar pelo titulo absoluto.” De facto, perante uma época difícil para nós, em que apenas se realça a vitória no rali de Portugal, resta-nos esta oportunidade para tentar obter mais um resultado a condizer com a qualidade de toda a equipa. Esse resultado será a vitória no rali, mas apesar das ausências do Ricardo Moura e do Vítor Lopes, temos ainda o Pedro Peres e o Vítor Pascoal que também querem muito alcançar a vitória, assim como os melhores 2 rodas motrizes que conseguem ser bastante rápidos em ralis de asfalto com as características do rali do Algarve”, refere Pedro Meireles que promoverá o nome da Cidade de Guimarães como Capital Europeia da Cultura 2012 no seu Mitsubishi. Mário Castro, que mais uma vez navegará Meireles acrescenta ainda que “ esperamos que não chova durante a prova porque infelizmente não foi possível realizar nenhum teste com o carro nessas condições e se a chuva marcar presença será difícil encontrar o ritmo certo logo desde o inicio da prova. Vamos preparar o rali o melhor possível porque é muito importante para toda a equipa obter uma vitória neste rali”. O rali Casinos do Algarve será disputado ao longo de 8 provas especiais de classificação perfazendo um total de 102km ao cronometro. O inicio do rali está marcado para as 8 horas de Sábado, dia 19 de Novembro em Portimão e final ás 17 horas na Praia de Rocha.
A Citroën Racing confirmou hoje, Mikko Hirvonen como novo companheiro de equipa de Sebastien Loeb até final de 2013, terminando assim a ligação com Sebastien Ogier, que deverá ocupar o lugar deixado por Hirvonen na Ford.

João Pedro Sousa - RallyMania

Fafe poderá estar novamente na rota do WRC

O Autosport avançou hoje que o ACP poderá estar perto de confirmar, um evento do género "Road Show" que trará de novo o WRC a Fafe, num evento que será realizado "à volta" do Confurco. Mais informações seram explicadas ao pormenor pelo ACP na apresentação do evento, que deverá ter lugar nos próximos dias.

Joao Pedro Sousa - RallyMania

Video 1º Encontro Pilotos Slalom Famalicão 2011 - +Ralis-Futebol



LUISLOOL 

Ricardo Marques ruma à última jornada do CPR

A região Sul do país, mais propriamente a Serra de Monchique vai ser palco da última ronda dos Campeonatos de Portugal de Ralis, 2l/2RM e ainda do Citroen Racing Trophy, com mais uma edição do Rallye Casinos do Algarve.
A prova em pisos de asfalto irá contar com o Team Global Stadium, com a dupla Ricardo Marques e Paulo Marques no Citroen C2 R2 Max inseridos no CPR 2L/RM e no troféu monomarca da Citroen.
Para o piloto de Vieira do Minho os objectivos são essencialmente fazer uma prova regular, sem erros.
Como nos salienta o piloto “Vamos para este rali sem pressões quanto a resultados. Vamos centrados apenas na nossa prova e queremos essencialmente rodar com o carro e terminar o rali. Vamos andar ao nosso habitual ritmo, dar o nosso melhor e mediante como correr a nossa prova, vamos decidindo a nossa estratégia da corrida.
Fizemos um pequeno teste com o carro em piso molhado, na qual gostei bastante do setup do carro. O carro está muito bom, pelo que penso que iremos conseguir fazer uma boa prova no Algarve”.
O Rallye Casinos do Algarve disputa-se apenas no Sábado, com uma tripla passagem pelos troços de Chilrão, Fóia e Monchique, totalizando 263,12 quilómetros, dos quais 102 disputados ao cronometro.

Luís Mota no Casinos do Algarve

A equipa do Cartaxo Competisport irá estar presente em mais uma ronda do Campeonato Regional Ralis Sul, com a realização do Rallye Casinos do Algarve 2011, prova em pisos de asfalto que será também pontuável para Campeonato de Portugal de Ralis.
Luís Mota e Alexandre Ramos partem motivados para um rali onde estarão presentes com o Mitsubishi Evo IV, carro com que marcam presença habitual no Open de Ralis.
Num rali que promete ser bastante animado, a dupla pretende andar no seu habitual, rápido e sem erros, por forma a rodar sempre nos lugares da frente, sendo naturalmente uns sérios candidatos a terminar nos lugares do pódio. Esta época a dupla já somou três bons resultados, tendo apenas não pontuado no Rali Cidade de Serpa, pelo que até ao final da época, onde faltam no momento disputar mais duas provas, é essencial repetir as boas exibições nas provas anteriores, de forma a chegar aos três primeiros nos que diz respeito às contas do campeonato.
O Rallye Casinos do Algarve penúltima prova do campeonato será este ano disputado apenas no dia de Sábado, com os concorrentes a efectuar uma tripla passagem pelos troços de Chilrão, Fóia e Monchique. O pódio final está previsto para as 17h00 em Portimão.

Vencer entre os carros de apenas duas rodas motrizes!

O Regional Sul irá prosseguir calendário já neste próximo fim-de-semana com mais uma edição do Rallye Casinos do Algarve, prova também pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis.
A prova em pisos de asfalto contará com o piloto de Sintra, Gil Antunes que terá como vem sendo habitual no Regional Sul, Diogo Correia como seu co-piloto. Actualmente décimo classificado do Campeonato, os objectivos são essencialmente obter uma boa classificação no rali, de forma a somar o máximo de pontos e subir mais algumas posições.
Como nos salienta o piloto de Aruil - “No regional Sul, a nossa principal é luta é sem dúvida entre os carros de duas rodas motrizes. Os 4x4 são bastante superiores, mas nunca baixamos os braços e tentamos sempre andar num ritmo forte para os acompanhar e lutar pelos lugares da frente. No asfalto vamos centrar a nossa luta entre os carros de apenas duas rodas motrizes, onde queremos vencer pois assim somamos ainda mais pontos à nossa classificação geral. Esta época já deitamos dois resultados fora, um por desistência e outra por correr com o Peugeot 206 Gti no Desafio ModelStand, onde como é lógico não poderíamos pontuar. Sendo assim é essencial terminar e claro recolher o máximo de pontos para no final da época assegurar um bom resultado final no campeonato”.
Gil Antunes e Diogo Correia irão alinhar com o habitual Opel Astra GSI, que a exemplo da prova anterior já deu provas da sua competitividade, ao lutar pelos lugares do Pódio.
O Rally Casinos do Algarve disputa-se apenas no sábado com os concorrentes a realizar uma tripla passagem pelos troços de Chilrão, Fóia e Monchique, estando o pódio final previsto para as 17h00 em Portimão.

Apresentação do Rallye Casinos do Algarve

A apresentação da edição 2011 do rali algarvio, decorreu ontem no Hotel Algarve Casino, na Praia da Rocha em Portimão. Reconhecendo os tempos complicados de crise nacional, que afetam diretamente toda a estrutura do desporto motorizado, a organização propõe um rali compacto e mais económico. A prova está estruturada para dois dias, com reconhecimentos e verificações na sexta-feira, e com vertente desportiva no dia 19, Sábado. O rali apresenta novidades em termos de traçado, a começar pela inversão do sentido utilizado nas últimas edições. Será composto por uma tripla passagem nos troços do Chilrão (14,43 km) e da Fóia (11,85 km), e dupla passagem no troço de Monchique (11,62), totalizando 102,08 quilómetros cronometrados. O centro nevrálgico será no Hotel Algarve Casino, na Praia da Rocha, e o parque fechado e assistências localizado na Zona Ribeirinha de Portimão. O pódio final está previsto para as 17:00, frente ao Hotel Algarve Casino.
Esta será a 40ª edição da prova, que organizada pelo Clube Automóvel do Algarve desde 1993, se realiza pela 10ª vez nas estradas de Monchique e Portimão. Apesar da reduzida lista de inscritos do campeonato de Portugal, a prova recorre à “prata da casa” para abrilhantar a competição. A ausência de alguns concorrentes abre as portas a um vencedor diferente, que irá estrear no lugar mais alto do pódio em provas do Campeonato de Portugal. O favoritismo recai sobre os homens das quatro rodas motrizes, nomeadamente, Vítor Pascoal, Pedro Peres ou Pedro Meireles, mas também há que contar com os concorrentes que disputam o Campeonato de 2 litros/2 rodas motrizes. O interesse competitivo também passa pela prova dos elementos locais, nomeadamente Ricardo Teodósio, e a decisão da Taça de Portugal, com a presença dos dois candidatos ao Troféu. Isto sem esquecer as lutas internas pelo regional sul, entre os concorrentes das 4 (como Márcio Marreiros, Luís Nunes ou Luís Mota) ou das 2 rodas motrizes ( com Pedro Lança e Gil Antunes).
O evento contou com a presença de um painel de elementos ligados ao desporto automóvel e à estrutura autárquica que deixaram o seu testemunho sobre o rali face ao panorama atual:
João Aires, representante do presidente da FPAK, decidiu destacar a longevidade do rali, referindo ser dos eventos com “importância para o panorama desportivo nacional”.Por seu lado, a vereadora da Câmara Municipal de Portimão, Isabel Guerreiro, elogiou o trabalho do clube destacando “ o facto de manter a prova no município apesar das contrariedades inerentes”, referindo-se à significativa redução dos apoios. Discurso semelhante também foi adoptado pelo presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, que apontou “o momento como ideal para encarar uma viragem com a capacidade de organizar bem com menos meios”, agradecendo a manutenção da prova na região, dizendo ser um “cenário ideal para a prática desportiva”. A finalizar, o administrador do Casino Solverde no Algarve, Joel Pais, optou por destacar a parceria com a instituição que já leva 15 anos e “espera durar outros 15”.
O Rali Casinos do Algarve tem o patrocínio da Solverde – Casinos do Algarve, da Câmara Municipal de Portimão, da Câmara Municipal de Monchique, da CARMIM e da XesEquipa.

Foto - Jorge Gomes (ClickTimePhoto)