segunda-feira

Alexandre Ramos tenta participação no Sata Rally Açores

O piloto e também navegador de Sintra Alexandre Ramos está a ultimar os preparativos para alinhar na edição de 2012 do Sata Rally Açores, prova pontuável para o IRC (Intercontinental Rally Challenge) e para o Campeonato de Portugal de Ralis.
Alexandre Ramos é o habitual navegador de Luís Mota, marcando também presença em algumas provas do Regional Sul, com o Peugeot 106 Gti, sendo navegado por Sandra Ramos, navegadora que o irá acompanhar também neste novo desafio.
Como nos afirmou o piloto “esta é uma prova já algo carismática dos ralis e pelo que demonstra, é sem dúvida um rali fantástico em todos os aspectos. Estamos a tentar garantir a nossa presença, tentando reunir os apoios necessários para viabilizar a nossa participação no rali. O nosso principal objectivo será fazer o melhor resultado possível e essencialmente terminar o rali. A prova tem um grande impacto em termos de retorno na comunicação social, sobretudo por pertencer a uma ronda do IRC com a cobertura televisiva, sendo uma boa aposta para dar visibilidade a todos que apostaram no nosso projecto”.
Alexandre Ramos e Sandra Ramos irão apostar num Peugeot 206 Gti do desafio ModelStand, que ao que tudo indica estará a cargo da estrutura Campeã do Open de Ralis 2011, a SFR Motorsport.
O Sata Rally Açores 2012 disputa-se nos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro, em pisos de terra, na Ilha de São Miguel, com o centro nevrálgico em Ponta Delgada.

domingo

Video Jänner Rallye 2012



RallyeMaster1991

Video Jänner Rallye 2012



BMP-Motorsportfotos

Skoda começa ano com dobradinha

O Janner Rally foi dominado pelos homens da Skoda com a vitória a sorrir a Jan Kopecky que amealhou uma vantagem de cerca de 40 segundos sobre o seu colega Juho Hanninen que comandava no final do primeiro dia de prova.
O primeiro rali do ano pontua não só para o nacional austríaco mas também checo. Disputado em condições variáveis de neve e gelo, o Janner Rally não foi pera doce para os pilotos com a escolha de pneus a ser muito difícil e com a organização a ter mesmo de interromper a prova durante o primeiro dia. Na frente saíram os principais pilotos austríacos mas rapidamente estes cederam as posições de destaque aos principais pilotos da Skoda e do campeonato checo, com o vice-campeão europeu Luca Betti a também querer dar nas vistas. No final as classificações acabaram por se estabelecer de acordo com o menor número de erros cometido na escolha do “calçado”…

Classificação geral final:
1º Jan Kopecky / Pavel Dresler Skoda Fabia S2000 2:54:20,4
2º Juho Hanninen / Mikko Markkula Skoda Fabia S2000 40,1 s
3º Beppo Harrach / Andreas Schindlbacher Mitsubishi Evo IX R4 +1:17,1
4º Raimund Baumschlager / Klaus Wicha Skoda Fabia S2000 +1:17,3
5º Vaclav Pech / Petr Uhel Mini Cooper S2000 +1:49,4
6º Pavel Valousek / Zdenk Hruza Peugeot 207 S2000 +2:25,9
7º Manfred Stohl / Ilka Minor Mitsubishi Evo IX +2:56,
8º Jaroslav Orsak / David Smeidler Mitsubishi Evo IX +5:45,9
9º Michal Solowow / Maciej Baran Ford Fiesta S2000 +6:14,5
10º Marin Semerad / Bohuslav Ceplecha Mitsubishi Evo IX +6:37,8

Francisco Veloso - Fórmula Rali in RallyMania

sábado

Fotos - Testes Respol Racing Team 2º Dia






Os testes da nova formação, Respol Racing Team, continuaram ontem por terras de Fafe. Veja mais um grupo de imagens da autoria de Marcos Rodrigues clicando AQUI.

sexta-feira

Fotos - Testes Respol Racing Team 1º Dia






O circuito Vasco Sameiro recebeu ontem acolheu ontem uma sessão de testes da equipa Respol Racing Team, uma nova equipa que irá marcar presença nos ralis nacionais com as duplas André Marques/Hugo Magalhães e Sérgio Vaz/Rufino Silva. 
Veja AQUI a galeria de fotos da autoria de Marcos Rodrigues.

quinta-feira

André Marques testou Peugeot 206 S1600

André Marques e Hugo Magalhães realizaram hoje, no Circuito Vasco Sameiro, o primeiro teste à nova montada para 2012, um Peugeot 206 Super 1600.
Segundo Magalhães, "conscientes do passo dado, foi com enorme motivação que iniciámos hoje a primeira etapa de um longo e árduo caminho a percorrer na presente época. Tratou-se de um teste para nos fazer perceber e adquirir conhecimento sobre o carro e seus componentes, para que a adaptação seja cada vez mais fácil e eficaz. Este dia de trabalho foi altamente produtivo e o feeling adquirido é fantástico, o que aumenta a nossa motivação. Para amanhã iremos testar alguns setups e dar continuidade à nossa nova realidade."

João Cosme - RallyMania

sábado

Balanço positivo para Paulo Figueiredo

1) Qual o balanço da época de 2011?

Este ano foi muito positivo, embora apenas tenha começado a época em Setembro no Slalom Cidade de Vizela, consegui ainda fazer quatro provas, sendo que uma delas foi uma novidade para mim.


2) Qual o melhor momento da temporada? E o menos bom?

O melhor momento foi o primeiro Ralisprint - Vila Cova - Fafe uma vez que é uma prova mais parecida com o que quero fazer, ou seja Rallys e por isso teve um gosto muito especial.
O menos bom foi no primeiro encontro de pilotos de Vila Nova de Famalicão, devido ao mau tempo que se fez sentir, tornando o carro muito mais complicado de guiar e nesta mesma prova partimos o escape, em andamento mas sem nenhuma consequência para a mecânica nem para o resultado final.


3) Independentemente do resultado, que prova mais gosto deu fazer este ano?

Sem dúvida nenhuma o Ralisprint - Vila Cova - Fafe, um traçado fantástico desde o inicio até ao fim da prova e que proporcionou uma aprendizagem redobrada.


4) Que planos e expectativas para 2012?

Já hà quatro anos que tenho realizado estas Super Especiais e desde o primeiro momento que o que mais queria era realizar Rallys. Aos poucos fui aprendendo e ao mesmo tempo planeando a entrada nos Rallys. Eis que chegou essa altura e no próximo ano esse sonho será realizado!
Irei integrar o Rally Serras de Fafe, e o Rally Cidade de Gondomar, ambos disputados em pisos de Terra uma vez que é este o meu piso de eleição.
Para completar o calendário irei participar também em algumas Super Especiais e Ralisprint que se irão realizar nos mesmos moldes deste ano.
Durante o próximo ano continuarei a tentar angariar mais patrocinadores para que em 2013 possa concretizar todo o sonho que passa por realizar o campeonato Regional de Rallys na sua totalidade, tentando ao mesmo tempo evoluir para uma viatura mais competitiva.
Tudo dependerá dos apoios que conseguir, mas para 2012 encontra-se tudo definido e quase pronto a arrancar!


5) Que agradecimentos gostaria de fazer relativamente a 2011?

Gostaria de agradecer em primeiro lugar a todos os meus patrocinadores por toda a ajuda que continuam a proporcionar, acreditando neste projecto e que no futuro poderei lhes dar grandes alegrias, compensando todo este esforço que agora estão a passar.

Sendo eles: (Vale & Quintão, EM-SI, Auto Rampinha, AYT II, Jorge Amortecedores, Indoor Karting Famalicão, Mestre João nas Corridas, M. Matos, Ivo Sampaio Designer, Insóniarte, Imprimark, Team Baia, Ralinet, Autobit, Auto Jota, Rally Mania, + Rally - Futebol, MSCFotoRali, Rallygirls e Sheilas).

Também queria agradecer ao meu Pai por me acompanhar nesta caminhada e por ser o meu navegador.
Ao meu Padrinho por todas os pedidos de auxilio relativamente à mecânica do carro.
E por final a todos os meu amigos pelo apoio que sempre me deram para nunca desistir deste sonho!

Olhares (in)Discretos - III






Veja mais algumas fotos da época de 2011, autoria de Marcos Rodrigues e Telmo Matos acedendo a este LINK.

quinta-feira

Olhares (in)Discretos - II






Veja as restantes fotos da autoria de Marcos Rodrigues e Telmo Matos clicando AQUI.

terça-feira

Olhares (in)Discretos - I

Depois de uma época longa e cansativa, nada como rever todo o arquivo multimédia e escolher alguns dos situações engraçadas ou menos boas, caras bonitas, caras feias e afins captados pelas nossas objectivas. 
Veja o primeiro conjunto de imagens autoria de Márcio Pereira, Marcos Rodrigues e Telmo Matos clicando AQUI.





Best of Rallye 2011 - Rally-Mad.com


CAM com ano de 2011 muito positivo

O ano que está prestes a terminar acabou por ser muito positivo para o Clube Automóvel do Minho, apesar da conjuntura económica não ser favorável como todos sabemos.
A agremiação bracarense conseguiu ter um calendário bem preenchido ao nível das várias categorias do desporto motorizado que organiza, como ainda introduziu algumas novidades que foram bem aceites por todos os intervenientes: “Foi um ano muito cheio de provas, atividades e projetos para lançar em 2012. Cumprimos os objetivos propostos no início do ano a 100 por cento e por isso só podemos estar satisfeitos”, começa por salientar Barbosa Ferreira, que especifica em seguida: “No automobilismo de velocidade, conseguimos ter as duas provas marcadas pela Federação. Aqui destaco a última onde tivemos a maior lista de Clássicos do ano, significando isto que os pilotos continuam a aderir às nossas provas. De resto, tivemos a Rampa da Falperra, sempre um sucesso assinalável”.
O presidente do CAM prossegue com as outras modalidades presentes no calendário do clube: “No Karting, de facto, não tivemos nenhuma prova internacional, apesar de sermos candidatos a uma do Campeonato do Mundo. A CIK-FIA atribuiu essa prova ao Bahrain, mas entretanto, perto da data fomos contactados para a realizar, mas já era tarde para a organizarmos. No entanto, mantivemos a candidatura para 2012 e já nos foi atribuída. Ao nível interno, tivemos a jornada do Campeonato de Portugal e lançamos o Troféu CAM Kart que funcionou muito restritamente pelo facto de não termos tido a adesão pretendida. Vamos agora repensar o projeto indo de encontro às necessidades e também dentro da conjuntura atual. Apenas tivemos uma categoria disputada, mas foi positivo pois um dos nossos pilotos venceu a Taça de Portugal e numa prova internacional em Itália, foi terceiro, somando ainda mas dois pilotos que foram segundo e sexto classificados. Para uma prova desconhecida, com karts cedidos no meio de três dezenas de participantes, o desempenho foi ótimo”.
Passando ao motociclismo, o ano de 2011 foi ano de estreia na organização de provas de modalidades que nunca estiveram na alçada do CAM: “Houve a estreia do Enduro no Sameiro que resultou em pleno, mas por razões estruturais e financiamento da prova não a vamos fazer em 2012. Na velocidade tivemos as três provas do costume e vamos voltar a tê-las. A novidade foi a Categoria Supermotard, uma disciplina sempre espetacular disputada na pista do kartódromo, bem como o campeonato de Stunt Riding, ou seja, acrobacias com motas, mas esta última não vamos repetir”, explica Barbosa Ferreira, que passa de imediato aos Ralis: “Tivemos o de Barcelos que voltou a ser um sucesso com a maior lista de inscritos das provas do género em Portugal. Mantivemos o Rali de Vila Verde numa perspetiva de continuidade das 11 edições disputadas. No final do ano tivemos a novidade do CAM Rali Festival que foi percorrida entre a pista de velocidade e o kartódromo nos dois sentidos, registando cerca de 70 pilotos. Penso que foi a maior enchente em termos de público o que nos deixa satisfeitos com vista ao futuro deste evento”.
Em termos de balanço final, o presidente do CAM considera que 2011 foi um ano: “Bem preenchido e conseguido, estando nesta altura já a preparar 2012 com algumas novidades. Advinha-se um ano muito complicado, mas vamos tentar passar por esse contexto menos positivo, voltando a ter um conjunto de provas de grande impacto e de grande nível”.

sexta-feira

Best of Rallye 2011 - Sims Rallye Video

Mais um fantástico video com os melhores momentos dos ralis em Espanha, no caso os Campeonatos Regionais das Astúrias, Galiza e Cantábria, Nacional de Asfalto, Nacional de Históricos e ainda faz referência ao Vodafone Rali de Portugal 2011.





simsfr 

Araújo confirmado no WRC 2012

Está oficialmente confirmada a presença de Armindo Araújo no Rali de Monte Carlo. O piloto remete para Janeiro a apresentação do projecto para 2012, que segundo o Autosport, poderá contemplar todas as provas do WRC.
Segundo os nossos colegas do Fórmula Rali, Kris Meeke não estará em Monte Carlo, sendo substituido por Pierre Campana. Esta situação irá ocorrer em algumas provas, com o segundo carro da equipa oficial da Mini a ser ocupado por pilotos privados.
Resta saber se esta situação irá beneficiar Araújo, ou pelo menos levá-lo, ainda que esporadicamente, à equipa de fábrica da Mini.

João Cosme - RallyMania

Fim da linha para o Rali de Famalicão

Foi a machadada que faltava para anunciar o que todos já sabiam. O Rali de Famalicão não vai para a estrada em 2012, ou pelo menos não irá fazer parte de nenhum campeonato. A FPAK já anunciou os calendários de todos os campeonatos de rali e a prova até então organizada pelo Demoporto não consta de nenhum deles.
A Câmara Municipal de Famalicão já tinha dado a entender que o rali não poderia continuar nos moldes dos últimos anos, devido aos custos elevados que toda a logística do evento acarretava para a autarquia, colocando mesmo a hipótese de voltar aos pisos de asfalto, com o intuito de diminuir esses mesmos encargos. Por outro lado, já a Válvulas e Cilindros, associação com estreita ligação ao Demoporto, tinha comunicado no passado mês de Outubro que a prova famalicense não teria o seu cunho para 2012, justificando-se nas verbas que a edilidade não disponibilizou para o evento e direccionando unicamente a sua acção para a Super Especial do próximo ano.
Trata-se de um desfecho triste para para uma terra de gente apaixonada pelo desporto motorizado e pelo Rali de Famalicão, a prova mais antiga do Campeonato Regional de Ralis/Norte, disputada ininterruptamente desde o ano 2000 e depois de ter integrado o Nacional de Iniciados até 1995. Mas simultaneamente este era um desfecho há muito esperado, tal a passividade que se gerou em redor da prova, que pouco ou nada evoluiu nos últimos anos, nem tão pouco foi promovida convenientemente, mesmo quando o apoio camarário não faltou à organização do rali. A culpa, essa vai morrer solteira...

João Peixoto - Famalicão Motor in RallyMania

terça-feira

SFR Motorsport homenageou seus pilotos

Com o terminar da temporada 2011, a SFR Motorsport organizou no passado Sábado a Gala de entrega de prémios, num jantar que juntou mais de cinquenta pessoas, num momento onde todos festejaram uma época que foi brilhante para o Team, que é sem duvida uma das maiores e melhores equipas a disputar ralis em Portugal.
A SFR Motorsport teve em 2011 uma das suas melhores temporadas desportivas de sempre, com todos as duplas a terem argumentos em todas as provas para lutar sempre pelos lugares de destaque. António Rodrigues e Jorge Carvalho acabaram por garantir o Titulo absoluto do Campeonato Open de Ralis, sendo ainda os campeões da Categoria 1. O piloto fez uma grande gestão do seu campeonato, vencendo o asfalto com o Citroen Saxo Gr A e ainda com o Saxo Kit Car. Na Terra mais alguns lugares do pódio com o Peugeot 206 Gti chegou para a equipa se sagrar logo no Rali Loulé, Campeões. Manuel Inácio e Fábio Vasques tiveram eles também uma época muito positiva. Na estreia nos 206 Gti lideraram algumas provas o Desafio Modelstand, competição onde Manuel Inácio terminou em segundo, enquanto o sue navegador, Fábio Vasques conseguiu mesmo reunir os pontos para se sagrar o vencedor da competição monomarca no que diz respeito à classificação dos co-pilotos. Gil Antunes e Ricardo Domingos foram também um dos centros das atenções no ModelStand. Lutaram à geral pela vitória no Rali Montelongo, venceram o Troféu em Barcelos e somaram ainda mais alguns pódio, que os levou até à 5ª posição do Desafio ModelStand. Salvador Gonzaga e Paulo Lopes conseguiram numa época que apostaram na evolução registar muito bons cronos nas PEC’s rodando constantemente nos cinco primeiros, deixando já boas indicações para a próxima época.
Neste mesmo dia José Figueiredo, o responsável máximo pela equipa homenageou os seus pilotos, entregando os prémios pelas conquistas ao longo da temporada 2011. José Figueiredo deixou ainda um especial agradecimento, a todos os elementos da equipa, pelo excelente trabalho desempenhado este ano, assim como aos seus pilotos e navegadores, pelos grandes resultados que deram à equipa.
Para a próxima época a equipa está já a preparar tudo e conta mais uma vez reunir todos os argumentos para vencer, num ano onde a equipa poderá rumar para novos “voos”…



Link com pequeno vídeo da Gala de prémios SRF Motorsport 2011: http://youtu.be/-r4zQOmwwWw

Pilotos SFR Motorsport – Resultados 2011:
António Rodrigues/Jorge Carvalho – Citroën Saxo Kit Car – Campeões Open Ralis 2011 e Categoria 1
Gil Antunes/Ricardo Domingos – Peugeot 206 Gti – 5º Desafio ModelStand/9º Open de Ralis, 6º Categoria 1 2011
Manuel Inácio/Fábio Vasques – Peugeot 206 Gti – 2º Desafio ModelStand/8º Open de Ralis, 7º Categoria 1 2011
Salvador Gonzaga/Paulo Lopes – Peugeot 206 Gti – 10º Desafio ModelStand/30º Open de Ralis, 18º Categoria 1 2011

Bernardo Sousa vence a segunda edição do Rally delle Colline

A dupla Bernardo Sousa - Corrado Mancini, em Peugeot 207 S2000 venceram a segunda ediçao do Rally delle Colline (Chieri - Itália) neste fim de semana. A dupla da United Business, que correu pela primeira vez nos trocos dos Montes de Piedmont, conduziu o carro já utilizado este ano no Rallye du Valais e Show Monza Rally, liderou a corrida desde o início, vencendo os dois primeiros troços e mantendo os seus rivais atras na segunda metade do rally. Um notável desempenho por parte do jovem piloto Português que, na sua primeira participação neste evento, que apesar de ter estado um dia ensolarado, haviam partes da estrada molhadas e geladas devido a chuva e frio da noite anterior, que causou tambem muitos despistes. O excelente desempenho de Sousa fe-lo terminar no lugar mais alto do Podium, relegando os WRCs para os lugares mais baixos do podium .
"Uma grande vitória numa prova muito difícil - disse Pier Liberali da United Business -o Bernardo confirmou todo o seu potencial, apesar de ser jovem ele é muito talentoso, e conta ja com uma o boa experiência. Certamente esse o facto de ele estar a frente de carros mais performantes, como o Citroen C4 WRC e o Ford Fiesta WRC, isto so demonstra a qualidade do piloto e do carro fornecido pela PA Racing, bem como os pneus Pirelli que se revelaram muito competitivos. Estou convencido de que é um bom final de temporada, e o prelúdio de um grande 2012". Para o piloto Português é a primeira vitória depois de apenas três eventos sob as cores da United Business, um bom resultado para a dupla Mancini Corrado e Bernardo Sousa no seu primeiro evento em Italia após o Monza Rally Show.

domingo

DVD Rally Mania 2011

Duração: 120 min
Preço: 15 rodas + portes de envio

Durante doze meses, partilhamos as nossas imagens no Youtube, com os nossos vídeos a merecerem a atenção de centenas de milhares de pessoas. Com o cair do pano, nesta época desportiva de 2011, editamos um DVD com o resumo alargado da temporada.

Ao longo de um ano, estivemos presentes em 24 ralis, 3 testes e mais 5 eventos. Nesta compilação poderá rever as melhores imagens de provas como o Rali de Portugal, Rali da Catalunha, Rali Vinho da Madeira, entre muitas outras do Campeonato de Portugal de Ralis, Open de Ralis, Regional Norte, Regional Nordeste, passando pelo regional da Galiza e nacional de asfalto espanhol.

Este DVD foi produzido por João Pedro Sousa e tem imagem de João Pedro Sousa, Marco Dourado, João Cosme, Marcos Rodrigues, João Pereira, André Soares, João Aguiar, Paulo Couto, José Clemente, David Peixe, Pedro Cosme e Nuno Jorge.

Para mais informações, por favor contacte-nos,
rallymaniaportugal@gmail.com
joaopedrosousa19@hotmail.com

quinta-feira