quinta-feira

José Monroy deixa boa impressão no CPGT


A estreia do Mitsubishi Lancer Evo IX de José Monroy e Miguel Praia no CPGT & SP (Campeonato de Portugal GT e Sport) foi muito positiva, apesar do abandono prematuro ainda na primeira corrida.

Quando a equipa foi obrigada a desistir devido a um problema de motor, a equipava rodava no quarto lugar da geral, e liderava destacada a categoria GT4. Para José Monroy ficou a certeza que o carro é muito competitivo também neste campeonato “o andamento que demonstrámos superou todas as espectativas, pois estávamos muito próximos do pódio. Mantivemos um andamento muito rápido durante cerca de 15 voltas, até sentirmos um problema com o motor que levou ao abandono. Foi pena, tínhamos condições de terminar no pódio à geral e vencer entre os GT4”.

Miguel Praia fez a sua estreia nos automóveis, dividindo o volante do Lancer com Monroy, e considerou também positiva a sua adaptação, pois rodou sempre num ritmo muito competitivo. O Piloto da Parkalgar Honda no Mundial de Supersport, espera agora por uma nova oportunidade de repetir a experiência.

Terminado um ano desportivo onde dominou por completo o Campeonato de Portugal de Circuitos / PTCC, vencendo igualmente a Taça, José Monroy destaca o apoio dos seus sponsors, Redonda e AIA Racing School, enquanto prepara já a próxima época.

Pedro Fins campeão nos Clássicos


O Circuito do Algarve deu a Pedro Fins o título de Campeão Nacional de Clássicos na Categoria 1, num fim-de-semana perfeito para o piloto do Lotus Elan 26R.

Ultrapassados os problemas mecânicos sentidos nas últimas provas com o Lotus, a época terminou assim com a conquista do único título que faltava ganhar "Conseguimos cumprir com todos os objectivos traçados no início desta época. Já tínhamos vencido a Taça de Portugal, bem como a Taça Nacional 1.600cc., e nesta última prova conseguimos confirmar o Titulo mais importante dos três, o de Campeão Nacional na Cat. 1".

"Vencemos praticamente todas as provas em que não tivemos problemas com o carro. As duas últimas provas não nos correram tão bem como as anteriores, mas nesta última prova voltamos a estar ao nosso melhor nível, por isso penso que fomos uns justos vencedores."

Ao longo desta época, Pedro Fins contou com os apoios da Solinca, Reebok, Stock-Car Megastore, BRM Automóveis, Sabseg Seguros, Delmar Village e Rambaxy Genéricos, e "Quero dedicar e agradecer estes resultados a todos os patrocinadores, a todos aqueles que acreditam em mim, e em especial á Stock-Car Megastore, na pessoa do Sr. Adriano Barbosa, e á Veloso Motorsport, por todo o seu profissionalismo."

Terminado mais um campeonato, "Como se costuma dizer, a melhor vitória é sempre a próxima, portanto espero voltar a ter novamente um voto de confiança da parte de todos os envolvidos para o próximo ano."

segunda-feira

Armindo Araújo/Miguel Ramalho conquistam o Bi.


Armindo Araújo e Miguel Ramalho conquistaram hoje, o segundo título consecutivo no Campeonato do Mundo de Ralis Produção (PWRC).

Armindo Araújo no final do rali afirmou que, "Foi um final de temporada fantástico, conseguimos garantir o bicampeonato, ser a primeira equipa a fazê-lo e ainda por cima concluímos todos ralis no pódio. Fui o culminar de um ano de imenso trabalho e é muito gratificante voltar a erguer bem alto a bandeira de Portugal. Nesta hora tenho que agradecer a todos aqueles que me apoiaram, principalmente aos nossos
patrocinadores que voltaram a acreditar neste projecto".

Já quanto ao rali, o piloto tirsense admite ter sido uma das provas mais difíceis da sua carreira. "Foi bastante exigente para nós termos andado nesta prova com o único intuito de controlar uma posição que nos garantisse o título. Apesar de parecer mais fácil, damo-nos melhor quando temos de andar para vencer. Confesso que nas duas últimas especiais, o carro parecia fazer ruído por todos os lados. Pura impressão!".

Miguel Ramalho estava igualmente muito satisfeito, "Durante estes nove anos temos conseguido cumprir todos os objectivos a que nos propusemos. Este título é um merecido prémio por tudo aquilo que temos feito desde que formamos uma dupla. As vitórias mais saborosas, para mim, são sempre aquelas que hão-de vir. Vamos ver o que poderemos fazer no próximo ano", disse o navegador português.


2010 - Visto por Paulo Figueiredo



3ª Super Especial da Trofa - 6 Junho 2010






1ª Slalom de Laúndos - 13 Junho 2010







Exposição - Vila Nova de Famalicão - 10 Julho 2010





1ª Motor Show Póvoa de Lanhoso - 1 Agosto 2010







3º Slalom Cidade de Vizela - 19 Setembro 2010







Muito Obrigado por todo o apoio.
Paulo Figueiredo - 2010
Visitem: WWW.PAULOFIGUEIREDO.NET

sábado

Team Baia encerra temporada em festa


Vai se realizar no próximo dia 20 de Novembro de 2010, a festa de encerramento do Desporto Motorizado 2010, da equipa Team Baia. Festa a decorrer nas instalações do Look Caffe em Gondifelos - V.N.Famalicão a partir das 22:30h.

Espaço que será decorado com a presença de viaturas de competição. O ponto alto da festa é a presença de vários pilotos e navegadores convidados de renome no desporto motorizado nacional. Também se irá desenrolar uma sessão de autógrafos com os convidados presentes. E ainda Animação Especial, FotoReport e DaCOSTA DJ na Cabine.

Com este ingredientes uma noite a prometer...

Aqui fica o convite aos amantes do desporto motorizado e ao público em geral para se juntarem há festa.

quarta-feira

Olhos postos na revalidação do título


Armindo Araújo e Miguel Ramalho estão totalmente preparados para, a partir de amanhã, jogarem a derradeira e decisiva cartada rumo à revalidação do título no Campeonato do Mundo de Ralis Produção (PWRC). A dupla portuguesa parte, para a última prova da temporada, com uma boa vantagem pontual sobre Patrik Flodin, o único adversário capaz de impedir a conquista do bicampeonato, mas está ciente das dificuldades que encontrará no Rali de Gales.

O trabalho desenvolvido na preparação desta prova permite ao piloto de Santo Tirso apresentar-se muito confiante. “Fizemos uma excelente preparação para este rali, o carro foi revisto minuciosamente e quase todo o material é totalmente novo, para que não seja a mecânica a colocar em causa a conquista do titulo”, começa por dizer Armindo Araújo.

Tranquilo e seguro sobre a táctica a aplicar para garantir o principal objectivo, o piloto apoiado pela Galp, TMN, MCA, Lusitania Seguros e Mitsubishi Motors, admite: “Vamos jogar à defesa o melhor possível, não vamos pensar na vitória mas, troço a troço, ajustaremos o nosso andamento ao ritmo imposto pelo nosso adversário. O Patrik Flodin só pode pensar em vencer, ao contrário de nós, que teremos de não arriscar para evitar qualquer tipo de percalço. Andaremos o mais rápido possível, mas sempre dentro de uma grande margem de segurança”.

A motivação é a palavra de ordem dentro de toda a equipa e resta apenas aguardar pelo inicio do Wales Rally GB, agendado para amanhã, quinta-feira, com a disputa da especial de Cardiff Bay. Armindo Araújo e Miguel Ramalho precisam de terminar a prova na sexta posição, caso Flodin vença; em décimo se o sueco for segundo; qualquer outro resultado, caso o seu adversário não consiga melhor que a terceira posição, será suficiente para alcançar o bicampeonato.

José Monroy com Miguel Praia no Algarve


A última jornada de velocidade da temporada 2010, que decorre este fim-de-semana no Circuito Internacional do Algarve vai trazer algumas novidades no que respeita à participação de José Monroy e do Mitsubishi Lancer Evo IX da Peres Competições.

O já campeão Nacional de Velocidade / PTCC vai correr assim extra-campeonato na prova reservada ao Campeonato de Portugal de GT & Sport Protótipos, dividindo a condução do Lancer com Miguel Praia, piloto da Parkalgar / Honda no Mundial de Supersport.

Para Miguel Praia, responsável pela Racing School no Autódromo do Algarve, e mais habituado às duas rodas, esta será a estreia nos automóveis, depois de ter aceite o convite de José Monroy, com quem já partilha a pista do Algarve em vários cursos de condução.

Para José Monroy, depois da anulação da última prova do PTCC, esta será uma oportunidade para testar as potencialidades do seu carro na categoria GT4 do Campeonato GT & Sport, quando se fala cada vez mais na integração dos carros do PTCC neste Campeonato já a partir de 2011.


Contando com os seus habituais patrocinadores, Redonda e AIA Racing School, José Monroy e a Peres Competições vão estar também muito activos em acções de promoção já a partir de sexta-feira. José Monroy proporcionará vários co-drives a convidados e patrocinadores, com destaque especial para as acções realizadas com a Humanitarius (olhar-africa.webnode.com), ONG de Apoio Social Internacional, vocacionada para a ajuda humanitária em África, instituição à qual José Monroy se associa no evento deste fim-de-semana.

Ainda no Sábado à noite, José Monroy estará com o Lancer na Super Especial do Rali do Algarve, também no Autódromo do Algarve, última prova do Campeonato de Portugal de Ralis, onde fará algumas voltas de demonstração.

As duas corridas do Campeonato de GT & Sport Protótipos decorrem no Sábado às 14.55h e no Domingo às 13h com resumo a ter transmissão na Sporttv no Domingo à noite.

Pedro Fins discute títulos no Algarve


A temporada de velocidade 2010 tem o seu término nos próximos dias 13 e 14 de Novembro, no Autódromo Internacional do Algarve, com muito ainda por decidir tanto no Campeonato de Clássicos como no Ford Transit Trophy, onde Pedro Fins discute dois títulos.

No Campeonato Nacional de Clássicos, Pedro Fins tem a hipótese de levar o Lotus Elan 26R ao título da categoria 1, resolvidos que estão os problemas de motor que afectaram o carro inglês na última prova do Estoril.

Já no Ford Transit Trophy, Pedro Fins pode ainda levar as cores da BRM – Concessionário Ford em Braga ao primeiro lugar, o que deixa o piloto de Viana do Castelo bem motivado para esta derradeira prova “Vamos para o Algarve com a possibilidade de discutir a vitória nos dois campeonatos em que estamos inseridos este ano, e isso, por si só, já considero uma vitória. Vai ser com toda a certeza um fim-de-semana bastante intenso e emotivo, em que vai ser muito importante manter a "cabeça fria" para não cometer nenhum erro que possa deitar tudo a perder a qualquer momento”.

O piloto apoiado pela Solinca, Reebok, Stock-Car Megastore, BRM Automóveis, Sabseg Seguros, Delmar Village e Rambaxy Genéricos, reconhece que “não estou á espera de facilidades, mas matematicamente ainda podemos vencer o Ford Transit Trophy, bem como confirmar o título na Cat. 1 do Campeonato Nacional de Clássicos. Apesar de este ser um fim-de-semana em que vamos estar sujeitos a alguma pressão, estou confiante e concentrado naquilo que tenho que fazer para que tudo nos corra bem".

2ª Galeria Fotográfica Baja Portalegre 500




Para consultar a restante galeria de Marcos Rodrigues siga o LINK.

ACP Vs. Galp


COMUNICADO 1. O ACP empenha-se há anos na luta pela transparência dos preços dos combustíveis em Portugal e também pela sua redução efectiva.

2. A GALP, em Agosto último, criou um novo tipo de postos de abastecimento, o GALP Base, com preços muito mais baratos (11 a 17 cêntimos/litro), provando que é possível reduzir o preço pago pelos consumidores.

3. Numa iniciativa inédita e insólita, anunciada publicamente pela GALP em 7 de Outubro de 2010 no Parlamento, a GALP decidiu recorrer aos Tribunais para tentar impedir o ACP de livremente intervir na defesa dos interesses dos consumidores, pela maior transparência na fixação dos preços dos combustíveis, independentemente do efeito que isso poderá ter nos elevados lucros das empresas gasolineiras.

4. O ACP apresentou na passada segunda-feira a contestação ao processo judicial defendendo-se deste ataque sem precedentes contra o seu papel na sociedade portuguesa e aguarda agora serenamente o juízo dos Tribunais.

5. O ACP vai continuar a sua intervenção nesta matéria e, por isso mesmo, realizou testes em laboratórios internacionais que provam que o ACP tem razão: os combustíveis vendidos no posto GALP Base, de Setúbal, têm aditivos, caindo por terra a justificação apresentada pela GALP (a ausência de aditivos) para a redução de preços.

6. Mais: o ACP fez um levantamento de preços praticados nas lojas GALP que provam que os preços praticados, para produtos diferentes de combustíveis (como água, refrigerantes, cerveja, chocolates, bolachas, etc…), são entre 70 e 100% mais caros que os praticados no mercado em geral, o que também desfaz a outra justificação apresentada pela GALP para a diferença de preços (menores custos por não existir loja no posto Galp Base).

7. Por último, o ACP espera que a Autoridade da Concorrência (AdC), que podia e devia ter realizado os mesmos testes e levantamentos realizados pelo ACP, não ignore as evidências que resultam deste processo judicial e decida finalmente intervir de imediato no cumprimento dos seus deveres.

8. As autoridades políticas, económicas e sociais devem, em conjunto, bater-se pela descida do preço dos combustíveis, que é essencial para o relançamento da economia.

terça-feira

segunda-feira

Galeria Fotográfica Rali Capital do Móvel




Consulte a restante galeria de Miguel Castro neste LINK.

1ª Galeria Fotográfica Baja Portalegre 500




Para consultar as restantes imagens de Marcos Rodrigues siga o LINK.

quinta-feira

Team Beta com 3º lugar final no Troféu Fastbravo 2010


O Team Beta conquistou o terceiro lugar final na classificação do Troféu Fastbravo, no ano de estreia da equipa nesta competição. À partida para a última prova a dupla Rui Garcia/Luís Sá estava classificada no terceiro lugar e ainda podia alcançar a segunda posição, necessitando de vencer o rali para atingir esse objectivo.
O primeiro dia do rali Terras de Basto foi marcado pelas más condições climatéricas que tornaram as classificativas bastante traiçoeiras e escorregadias. Com troços de pouca quilometragem as diferenças entre os participantes foram pouco significativas e tudo se iria decidir na segunda etapa, com as três passagens pelo troço de Mondim de Basto.

No segundo dia de prova o objectivo passava por tentar manter a posição e evitar todas as armadilhas que os pisos enlameados apresentavam. Infelizmente o azar voltou a bater à porta e a equipa foi forçada a desistir, ficando na expectativa do resultado final para confirmar o terceiro lugar no Troféu Fastbravo. Conforme refere Rui Garcia, “entramos com um bom ritmo na primeira classificativa do dia, mas a três quilómetros do final, uma pancada mais forte num buraco empenou a roda da frente esquerda obrigando-nos a manter uma toada mais cuidadosa até ao fim da especial. Depois de parcialmente resolvido o problema na assistência iniciamos a segunda passagem com esperança de podermos atingir o final, mas a transmissão cedeu logo nos quilómetros iniciais, obrigando à desistência. O rali não terminou da maneira que queríamos, mas o mais importante foi termos mantido o terceiro lugar e ser os melhores estreantes, numa época de aprendizagem, mas na qual conseguimos vencer um rali, obter dois segundos lugares e estar na luta pelos primeiros lugares até à derradeira prova, numa competição em que o primeiro lugar do Troféu e restantes lugares do pódio só foram conhecidos não só no ultimo rali, mas também no ultimo troço.

Quero deixar um agradecimento especial a todas as pessoas que nos apoiaram durante o ano, familiares, amigos e principalmente ao meu pai (Filipe Garcia), porque sem eles este resultado não teria sido possível.

Para finalizar o ano vamos participar no Rali Capital do Móvel, como viatura zero, ao volante de um Porsche 997 GT3. Vai ser uma oportunidade fantástica de poder conduzir um carro com tracção traseira e mais de 400 cavalos, que já provou que pode ganhar ralis à geral em Portugal. “ concluiu o jovem piloto do Team Beta.

Galeria fotográfica Rali Terras de Bastos 2010



Para consultar a restante galeria de Miguel Castro siga o LINK.

Carlos Esteves foi o melhor dos Buggys


Depois de ter sido apenas 19ª no prólogo, a dupla Carlos Esteves/Hélder Amado esteve em muito bom plano na segunda etapa e coroou uma fantástica recuperação com a vitória na Baja BP Ultimate 500 Portalegre. Em CP1 estava já no 5º lugar para, na passagem por CP2, ocupar a segunda posição, mas a mais de 13m30s do então comandante José Denis. Só que Portalegre é sempre uma prova em que tudo pode acontecer até ao último metro, mais ainda quando a chuva e a lama marcam presença da forma que marcaram na edição deste ano.

Por isso Esteves e Amado aproveitaram do melhor modo o abandono de Denis e acabou por vencer com grande à vontade, batendo Tiago Cunha, o mais rápido no prólogo, por 18 minutos exactos.

Outra grande recuperação foi a de José e Luís Vitória que, depois do 24º e ante-penúltimo tempo no prólogo, lograram depois terminar no derradeiro lugar do pódio.

quarta-feira

Triunfo de Beto, título para "Bertinho"


Nos Quads havia títulos para entregar em Portalegre. Sabendo que já não podia chegar ao ceptro absoluto, Roberto Beto tinha como meta o título da classe Q1. A estratégia para a corrida passou por largar mais atrás para poder controlar melhor o rival, Toni Cunha. Assim que o passou o título ficava entregue e o piloto da KTM foi à procura da cereja no topo do bolo, a vitória em Portalegre e acabou mesmo por conseguir com grande à vontade. “Desde Góis que sabia que só podia lutar por ser campeão à classe e essa era a meta traçada para esta prova. Optei por largar mais atrás para poder controlar melhor o Toni Cunha. Quando o passei na pista sabia que seria campeão e fui à procura da vitória na corrida. Foi uma baja muito dura, sobretudo na segunda metade devido à lama e ao estado do piso depois de passarem os automóveis”.

O segundo lugar ficou para João Lopes, mas de pouco serviu ao piloto que já não tinha hipóteses de ser campeão. Ainda assim, teve uma corrida difícil e pensou mesmo em desistir tal o desconforto que estava a sentir, mas na última assistência trocou de roupa e conseguiu chegar ao final no segundo posto.

Na corrida para o título Humberto Pinto "Bertinho" levou a melhor. Depois de Ricardo Carvalho ter dominado o prólogo, o piloto do Suzuki conseguiu bater o rival e teve o prémio de fechar o pódio, posição suficiente para vencer o campeonato nacional.

Vitória para António Maio


O prematuro abandono de Ruben Faria e o atraso de Paulo Gonçalves fez com que a luta pela vitória fosse uma discussão entre António Maio e Mário Patrão. Na fase inicial o piloto da Yamaha teve dificuldade em encontrar o melhor ritmo e chegou ao CP1 a perder 21 segundos para Patrão.

Depois os pilotos das duas rodas entraram numa zona do percurso em que o piso estava já bastante deteriorado pela passagem dos automóveis, e aí Maio conseguiu aumentar o ritmo e inverteu a classificação, passando para a frente por apenas dois segundos quando faltavam cerca de 90 quilómetros para o final. A partir daí foi sempre ao ataque e beneficiou dos problemas de Patrão para alargar a vantagem e vencer a corrida.

No final António Maio estava bastante satisfeito. “Foi uma corrida difícil. Não me consegui encontrar na fase inicial, os braços incharam um pouco e estava com dificuldades. Depois quando entrei na zona do percurso em que os pilotos do carro já tinham passado, ataquei. O piso estava muito estragado, ainda caí, mas na chegada à assistência 4 apanhei o Mário Patrão e a partir daí vim sempre a fundo. Foi uma corrida dura e difícil, mas estou muito contente por ter ganho”.

De referir que António Maio inscreveu pela terceira vez o seu nome na lista de vencedores - depois de ter ganho em 2007 e 2008 e ser segundo no ano passado.

Mário Patrão começou por comandar mas, na parte final, teve problemas de travões e não conseguiu resistir ao forcing de António Maio. “Foi uma boa corrida, difícil, com zonas com o piso já muito mau. Foi pena ter ficado sem travões na parte final, o que fez com que caísse duas vezes e por isso optei por controlar o andamento e terminar em segundo, que acaba por ser um bom resultado”.

Paulo Gonçalves abandonou a cerca de 50 Km do final, quando era um confortável terceiro classificado, com problemas eléctricos na sua BMW. Deste modo, David Megre fechou o pódio, mas já a mais de 23 minutos dos dois da frente, demonstrando que o ritmo de quem lutou pela vitória era claramente outro.

Duplo sucesso para Holowczyc


Kryzstof Holowczyc, na Taça FIA de Bajas, e Filipe Campos, no Campeonato Nacional, acabam por ser os pilotos com maiores motivos para festejar no final da 24ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, corrida sob difíceis condições atmosféricas, com a chuva a tornar a tarefa dos concorrentes ainda mais dura. O polaco juntou ainda a vitória na prova, garantindo o seu primeiro sucesso em Portugal.

Holowczyc partiu com oito pontos de desvantagem sobre o russo Boris Gadasin e praticamente só a vitória lhe interessava. E as coisas nem pareciam correr de feição para o piloto da Nissan Navara, pois Miguel Barbosa, que alinhava precisamente com o mesmo objectivo, começou por dominar o prólogo e depois impor-se no primeiro sector selectivo do segundo dia de prova, ampliando a sua vantagem na frente da classificação.

No entanto, a mecânica do Mitsubishi não colaborou e Miguel Barbosa acabou por partir a correia do alternador, ficando sem carga de bateria e sendo obrigado a desistir. Com Filipe Campos atrasado no SS2 com um furo e imprimindo um andamento mais tranquilo a partir do momento em que Barbosa parou, Holowczyc acabou por ascender ao primeiro lugar e, com a desistência de Gadasin - problemas de pressão de combustível - acabou por conquistar um merecido sucesso que lhe garantiu a conquista da Taça FIA de Bajas.

“Foi incrível esta tarde", começou por afirmar Holowczyc. "Nunca tinha visto tanta água na vida. Parece que entrámos numa poça de água no início da especial e saímos no fim. Era muito fácil cometer um erro. Era um sector para quem tem sensibilidade, uma vez que não era fácil perceber onde era o limite. A organização foi perfeita, tenho feito muitas corridas e nunca vi um road-book tão perfeito, só não conseguem controlar o tempo. Estou muito contente com esta vitória."

Quanto a Filipe Campos, confirmou em pleno o favoritismo que lhe era atribuído à partida da prova e, com o segundo lugar final, revalidou justamente o título nacional que ostentava: “Esta tarde foi muito difícil. Entrava água por todo o lado e o pára-brisas deixou de funcionar e por isso o Jaime (Batista) tinha que ir sempre a carregar no botão. Foi muito complicado, mas cumprimos o objectivo que tínhamos que era revalidar o título e por isso estamos muito satisfeitos. Sabíamos que este percurso da tarde faz menos lama, mas que acumula muita água, mas nunca tinha visto nada assim”.

Excelente a actuação do espanhol Joan Roca Vila, que levou a sua Mitsubishi ao último lugar do pódio, enquanto o já campeão da categoria T2, Ricardo Porém, confirmou o título com mais uma vitória no agrupamento, depois de Nuno Matos ter liderado durante bastante tempo, mas acabando por ser eliminado numa tentativa de ultrapassagem a Pedro Grancha, que seguia com problemas, com os dois carros a tocarem-se e a ponteira de direcção do Isuzu de Matos a ceder.

Em termos de evento nacional, a competição funcionou um pouco por eliminação, apenas com a excepção do líder, Paulo Ferreira, que dominou a competição na sua globalidade, conseguindo um merecido sucesso à frente de Tiago Avelar e Joaquim Calado. Com este resultado, Ferreira terminou o campeonato de T8 na segunda posição.

Galeria fotográfica Rampa da Penha Expoclássicos 2010




Para ver a restante galeria de Miguel Castro siga o LINK