terça-feira

Toro Rosso à venda em 2010



Em 2010, as equipas terão que correr com os seus proprios chassis, por isso a Toro Rosso está actualmente a receber os seus chassis da Red Bull Technology para trabalhar nas actuais regras da FIA.
O fundador da Red Bull, afirmou que "se alguem estiver entressado em comprar a equipa, nós ouviremos. De acordo com as regras, não podemos construir um chassis para duas equipas, então temos de pensar sobre o nosso futuro na Formula 1."

Miguel Barbosa revela ambição para 2009


O piloto Miguel Barbosa, tricampeão português de todo-o-terreno, vai disputar o Campeonato Nacional ao volante de um BMW X3, com o objectivo de recuperar o título, depois de o ter perdido no ano passado para Filipe Campos. O tricampeão, que venceu o Nacional em 2003, 2005 e 2007, afirmou que vai lutar pela vitória no campeonato, "como se fosse a primeira, o grande objetivo é sermos novamente campeões e ir em busca do quarto título com o maior número de vitórias, mas ainda é cedo para fazermos contas, no início vamos atacar ao máximo. Para este campeonato o carro foi evoluido em termos mecânicos e penso que nos vai dar garantias de performance e de podermos lutar pelas vitórias em cada prova".
O piloto português, que vai representar a Vodafone Liberty Seguros e terá novamente Luís Ramalho como navegador, destacou a "maior experiência" da equipa e mostrou-se satisfeito com o BMW X3.

segunda-feira

F1 2009- Testes em Jerez


O suíço Sébastien Buemi (Toro Rosso) foi o mais rápido no final do 1.º dia de testes coletivos em Jerez. O 'rookie', ao volante de um carro do ano passado, fez a melhor volta em 1.19,660s, à tarde, melhorando o tempo obtido na sessão de abertura.O tempo obtido por Buemi foi claramente melhor do que o dos restantes pilotos em pista - superou em mais de 2,5 segundos o registo de Sebastian Vettel (Red Bull) - mas estes rodaram todos com monolugares já desta temporada, de acordo com as alterações regulamentares.Outro dos destaques do dia foi a Renault, que continua a debater-se com problemas no R29. Piquet completou somente cinco voltas, perdendo quase toda a manhã na 'boxes' devido a falhas sucessivas no carro.

Tempos do 1.º dia de testes em Jerez - manhã:

1. Sébastien Buemi (Suíça/Toro Rosso), 1.20,054
2. Sebastian Vettel (Alemanaha/Red Bull), 1.22,397
3. Heikki Kovalainen (Finlândia/McLaren), 1.23,313
4. Nico Hulkenberg (Alemanha/Williams), 1.24,695
5. Nelson Piquet Jr (Brasil/Renault), 1.29,060

Tempos do 1.º dia de testes em Jerez - tarde:

1. Sébastien Buemi (Suíça/Toro Rosso), 1.19,660 (104 voltas)
2. Sebastian Vettel (Alemanaha/Red Bull), 1.22,177 (63)
3. Nico Hulkenberg (Alemanha/Williams), 1.22,443 (91)
4. Heikki Kovalainen (Finlândia/McLaren), 1.22,634 (60)
5. Nelson Piquet Jr (Brasil/Renault), 1.23,313 (34)

Fique com os videos desses testes


F1 2009-Testes no Bahrain



Timo Glock (Toyota) terminou o primeiro dia de testes no Bahrain na frente da tabela de tempos, superando na sessão da tarde o registo obtido por Felipe Massa (Ferrari).O alemão fez a melhor volta em 1.33,501s, contra 1.33,656 de Massa, conseguido de manhã - o brasileiro melhorou apenas ligeiramente o seu tempo e fez 1.33,615 à tarde.
Robert Kubica (BMW), que fizera o segundo melhor registo de manhã, melhorou o anadamento mas ficou atrás dos dois rivais no final do dia.

Tempos da manhã do 1.º dia de testes no Bahrain:

1. Felipe Massa (Brasil/Ferrari), 1.33,656
2. Robert Kubica (Polónia/BMW Sauber), 1.34,397
3. Timo Glock (Alemanha/Toyota), 1.34,589

Tempos da manhã do 1.º dia de testes no Bahrain:

1. Timo Glock (Alemanha/Toyota), 1.33,501 (82 voltas)
2. Felipe Massa (Brasil/Ferrari), 1.33,615 (98)
3. Robert Kubica (Polónia/BMW Sauber), 1.33,702 (95)

Fique com algumas imagens desses testes






Renault sem patrocinio em 2010


A empresa holandesa ING anunciou esta segunda-feira, em comunicado, que não renovará o patrocínio com a equipa francesa de Fórmula 1 Renault no final da temporada.
O grupo ligado à banca e ao sector dos seguros justifica a decisão como «consequência do programa de redução de custos», colocando ponto final numa ligação que teve início em 2007.
A ING confirmou, em finais de Janeiro passado, que vai fechar cerca de sete mil sucursais em todo o mundo.



fonte:abola.pt

Vitor Pacoal Confirma presença

A equipa Amarante Rally Team confirmou a sua presença no Campeonato Português de Ralis por itermédio de Vitor Pascoal no Peugeot 207 S2000.
O piloto que este ano será navegado por Mário Castro (ex-navegador da equipa oficial da Peugeot), encara esta temporada com grande motivação depois de em 2008 ter sido o melhor entre os privados. Pascoal afrima que “em tempo de crise não foi fácil viabilizar este ambicioso projecto, para o qual ainda não temos o orçamento 100% concluído. É com orgulho que estamos mais uma vez à partida do Campenato de Portugal de Ralis e faremos tudo para, mais uma vez, dignificarmos todos os sponsors envolvidos.” 

Fonte:Ralis.online.pt

Lampreia vence em Salir

O trofeu Selenia estreou-se no passado fim de semana com o Rali de Salir.
O Rali começou com bastante luta pela liderança com os a intervenientes a darem pelo nome de José Carlos Paté, António Lampreia e Nuno Pinto.
A vitória acabou por sorrir a António Lampreia no Ford Escort Cosworth beneficiando do abandono de Paté e Nuno Pinto.
O segundo lugar ficou á mercê de Pedro lança que num modesto Citroen Saxo fez tempos muito bons vencendo mesmo uma especial.
Com uma Nissan Navarra Gr oriunda do TT a dupla Paulo Romão/António Morais, alcançaram um excelente terceiro posto.
A prova do Clube Automovel do Algarve acabou por não ser muito participada, mas valeu pelo espectáculo e pelo público que marcou presença forte.

Classificação Final:
1º António Lampreia/Luis Assunção – Ford Escort Cosworth – 46m01,2s
2º Pedro Lança/Ricardo Batista – Citroen Saxo a 23,3s
3º Paulo Martins/António Morais – Nissan Navarra Pick Up a 1m30,3s
4º Rui Chaparro/Rui Serra – Subaru Impreza a 2m22,1s
5º Vasco Tintin/Pedro Silva – Citroen Saxo a 3m03,3s
6º Nuno Venâncio/Vitor Contreiras – Peugeot 205 Gti a 3m18,9s
7º Miguel Zunino/Alejandro Rita – Peugeot 206 Gti a 3m23,1s
8º João Palma/José Luis Afonso – Ford Escort a 4m36,5s

Armindo Araújo terminou a primeira prova do PWRC no 4º lugar, depois de ter chegado a rodar no 2º lugar. Mesmo assim um excelente início de temporada que promete muito sobre o futuro do português nesta competição.

Após concluído o rali, o piloto nacional estava muito satisfeito com o resultado obrtido.“Estes cinco pontos foram uma excelente forma de começar o ano. Sabíamos que este não era um rali fácil para nós e partimos com o objectivo de não cometer erros e somar o máximo de pontos possível. No primeiro dia ainda estivemos em posição de pódio, mas ontem o Prokop esteve um pouco mais forte que nós, pelo que hoje optámos por manter o ritmo e somar cinco pontos, que são muito importantes neste início de campeonato, num terreno que não é claramente aquele onde estou mais à vontade”, afirma.

Ao longo de todo o fim-de-semana o Mitsubishi Lancer Evo IX esteve impecável.“Durante os três dias de rali não tivemos o mínimo problema com o carro, o que é excelente. Sinto que estamos melhor que no ano passado, mas que ainda é possível melhorar um pouco mais. Espero que isso se note no Chipre, em princípio a última prova que faço com este carro, sendo que será mais um evento em que será necessário muita cabeça, pois terá dois tipos de piso, terra e asfalto, e as especiais de terra costumam ser invariavelmente muito duros para as mecânicas”, rematou Armindo Araújo.

Para o piloto português o campeonato prossegue dentro de um mês no Chipre.

Classificação Final do PWRC:
1º Patrik Sandell/Emil Axellson – Skoda Fabia S2000 com 3h49m43,6s
2º Eyvind Brynildsen/Denis Giraudet – Mitsubishi Lancer Evo IX a 44,1s
3º Martin Prokop/Jan Tomanek – Mitsubishi Lancer Evo IX a 2m56,7s
4º Armindo Araújo/Miguel Ramalho – Mitsubishi Lancer Evo IX a 3m57,0s

Paulo Barros é o primeiro lider

Num rali bem organizado pela Escuderia de Castelo Branco, a dupla Paulo Barros / Nuno Queirós vencerão a primeira prova do Troféu FASTBRAVO 2009.


Com grande expectativa em relação ás prestações dos estreantes no troféu 2009, as atenções depressa se centraram na luta pela vitória entre António Costa e Paulo Barros, dada a proximidade dos tempos realizados.


Se da parte da manhã António Costa liderou por escassa margem face a Paulo Barros, da parte de tarde e logo na primeira especial, tudo ficou resolvido a favor do piloto de Penafiel, depois de uma saída de estrada de Costa que o levou a perder alguns minutos até colocar de novo o carro na estrada. Os dois pilotos igualaram a vitória em especiais cronometradas, tendo o piloto de Amarante vencido a ultima que o leva a segundo classificado no troféu 2009.


Ivo Nogueira fez uma prova inteligente, e garantiu o segundo lugar depois de rodar já perto dos melhores tempos nas ultimas especiais. 
 

A próxima prova é o Rali de Barcelos nos dias 13 e 14 de Março
 

Classificação na prova:
 
1º- Paulo Barros / Nuno Queirós
2º- Ivo Nogueira / Orlando Duarte
3º- António costa / Vasco Ferreira
...
 

Classificação no Troféu:
 
1º- Paulo Barros / Nuno Queirós - 18 Pts
2º- António costa / Vasco Ferreira - 15 Pts
3º- Ivo Nogueira / Orlando Duarte - 14 Pts
...


A Equipa RP Motorsport não teve ventos de feição nesta sua deslocação ás Beiras, onde procurava um bom resultado no Rali Cereja do Fundão, segunda prova do calendário do Campeonato OPEN de Ralis.


Renato Pita e Marco Macedo viram-se este Sábado, forçados a desistir na 5ª classificativa com problemas de motor no Nissan Micra. O carro nipónico começou a dar os primeiros sinais de falta de potência logo na segunda classificativa do dia e o aquecimento exagerado do propulsor tornava-se cada vez mais evidente, e antes que surgissem danos de maior dimensão, o piloto de Viana do Castelo optou pelo abandono.


A RP Motorsport tem apenas uma semana de preparação até ao Rali de Sabrosa, prova do Campeonato Regional que se realiza já no próximo fim-de-semana, e cerca de um mês para o Rali de Barcelos do OPEN, para resolver todas as questões técnicas, que á semelhança do que já havia acontecido no ano passado na prova da Escuderia Castelo Branco, na altura o Rali Portas de Ródão, voltaram a penalizar os objectivos a que se propunham.


Para Renato Pita 
“Foi frustante para mim ter de abandonar neste rali por duas razões. Em primeiro lugar porque finalmente resolvemos a questão do sistema de travagem do carro que está agora muito bom depois de várias soluções que vínhamos a testar e que não eram ainda do meu agrado, mas nesta prova tinha o carro finalmente a travar como quero, e em segundo lugar, porque este rali  da forma como foi preparado e delineado estava fantástico e tive muita pena de não poder chegar ao final e de não poder competir a outro nível enquanto estive em prova, mas não quis arriscar a sofrer danos maiores no motor. “


Ainda sobre a prova da Escuderia Castelo Branco 
“Tenho de dar os meus mais sinceros parabéns à organização. O rali é lindíssimo, muito rápido mas ao mesmo tempo muito técnico, e a estrutura de organização esteve mesmo muito bem. O parque de assistência era o melhor do que vi até hoje nas provas em que participei, e juntando a isso a proximidade de todos os pólos da organização no mesmo local, e a visibilidade que proporcionava ao público, acho que fazer melhor do que fizeram seria muito difícil.”


De facto um fim de semana azarado, que começou logo na “sexta-feira treze” a revelar-se pouco promissor, pois a carrinha de assistência da equipa teve também um problema que levou a que á última da hora fosse necessário recorrer a uma viatura de aluguer para deslocação ao Fundão. Como se diz, um azar nunca vem só.


Como registo final, o nulo de pontos somados para o Campeonato em virtude da  desistência sendo agora tempo de entregar o Nissan Micra, aos cuidados da estrutura técnica de assistência que se encarregará de o recolocar em condições competitivas normais para o ataque á próxima prova do OPEN de Ralis. 


Team Praia da Vitória com10 carros.


A tarde do passado domingo deu a conhecer as novas cores do "Team Praia da Vitória", um conjunto de dez equipas que visa "promover o concelho através da participação nas diversas vertentes dos ralis nos Açores",explicou Olavo Esteves, perante uma alargada assistência que marcou presença no novo Pavilhão do Juncal.

Com mais duas duplas

 que na época transacta, a equipa criada pelo piloto praiense assenta "numa colaboração dada, desde a primeira hora, pela câmara municipal e pelo seu presidente, sendo que estamos certos de cumprir o acordado no âmbito da nossa actividade", disse também Olavo Esteves.

A ocasião foi aproveitada pelo edil praiense para elogiar "a forma organizada e

 extremamente profissional com que a equipa tem representado o concelho e honrado a parceria", aproveitando para desejar "as maiores felicidades desportivas e pessoais a cada um dos seus elementos".

Roberto Monteiro ressalvou a "dupla faceta deste projecto, que visa o fomento da actividade desportiva, sendo que os ralis têm uma projecção enorme na região, mas também a promoção turística do concelho, que se tem afirmado pela positiva", acrescentou.

Durante a apresentação foi frisado o facto de ter sido a própria autarquia a assumir os custos inerentes à utilização do sistema "HANS", um dispendioso elemento de segurança que será obrigatório na região no decorrer desta temporada.

O "Team Praia da Vitória 2009" vai marcar presença no Campeonato dos Açores de Ralis, participando nos três troféus monomarca em disputa na região, para além das naturais participações em todas as provas da taça de ralis ilha Terceira, competição que este ano estará também na ilha Graciosa, e "pelo menos com uma equipa, em todas as ilhas onde houver ralis", prometeu Olavo Esteves

São então as seguintes dez duplas a dar forma à equipa da cidade de Nemésio sendo que, este ano, ao branco que serve de base para a decoração das máquinas, se destacam imagens coloridas que retratam vários pontos de interesse da Praia da Vitória:
 

Olavo Esteves/Ricardo Coelho - Renault Clio 2.0 RS
Fernando Meneses/Roberto Areias - Citroen Saxo Cup
Sérgio Cardoso/José Costa – Renault Clio 1.2
Teófilo Pires/Renato Garcia – Toyota Yaris
Paulo Meneses/Silvestre Rocha – Peugeot 106 XSi
Nuno Silva/André Avelar – Citroen Saxo VTS
Paulo Leal/Telmo Leal – Toyota Starlet 1.3
Pedro Pereira/Marlene Pereira – Peugeot 205 Rallye
Tiago Mourão/Francisco Misturada – Toyota Starlet 1.3
Hélder Pereira/Marco Espínola – Citroen AX GTi

Honda continua na F1?

Na passada semana falou-se com insistência da grande probabilidade da Honda estar prestes a ser salva, contando para o efeito com os motores da Mercedes. Paralelamente, e ao que tudo indica, Bruno Senna já terá assinado com a equipa de Ross Brawn e Nick Fry, que por sua vez irá manter Jenson Button.

Bruno Senna com a ex-Honda -

Desconhece-se ainda a data do anúncio, numa "jogada" que terá a "mão" de Bernie Ecclestone, "big chief" da FOM Formula One Management, que é um dos maiores interessados em ter 20 monolugares à partida dos Grandes Prémios, devido aos milionários acordos televisivos que detém.


As notícias referem ainda que será a própria Honda a "financiar" este regresso, já que sairá mais barato manter a equipa mais um ano do que pagar centenas de indemnizações por quebra de contrato.



Fonte:Autosport.pt

Resumo do Rali Noruega 2009


O francês Sebastien Loeb, em Citroen C4, venceu o Rali da Noruega, que é a segunda prova do campeonato mundial de rali.
Fique com resumo espetacular das especias














domingo

Óptimo Desempenho da Transportes Freitas Rally Team



A Transportes Freitas Rally Team esteve ao mais alto nível na segunda prova do Nacional Open de Ralis disputada no Fundão.

Num rali completamente novo para ele, o jovem piloto António Freitas teve uma prestação digna de registo. Sempre espectacular e muito rápido durante todo o rali conseguiu um brilhante 11º lugar à geral, 2º dos clássicos e também 2º para o Campeonato Júnior. "Estou muito contente. O carro esteve óptimo, o rali foi muito do meu agrado, com zonas muito rápidas em que era preciso muito coração. Sinto-me cada quilometro que passa mais confiante, e acho que essa confiança tem transparecido para os tempos no final das PEC's."

O piloto encontrava-se também satisfeito pelos bons resultados conseguidos para o Nacional de Clássicos e para o Campeonato Júnior. "Sim, para os clássicos o Frederico Ferreira era impossível de alcançar portanto creio que o resultado é muito bom. Para o Júnior tive uma óptima luta com o André para ver quem chegaria a Barcelos na liderança e desta vez levei eu a melhor embora tenha sido suado!"

André Pimenta, que também teve uma classificação de muito bom nível, com um óptimo 14º"Sim, tudo correu bem, o rali era muito agradável, rápido e com zonas muito interessantes. Em relação à minha prestação creio que não poderia ter feito muito mais. Andei sempre a fundo o que me originou um grande susto logo na 1ª PEC, em FUNDÃO1 onde tive uma saída em 4ª quase a fundo. Felizmente, embora tenha entrado em pião não toquei em nada e pudemos seguir apenas com o susto!" lugar à geral e 3º do Júnior no final do rali estava bastante satisfeito.

Para o rali de Barcelos André perspectiva uma animada luta com o seu companheiro de equipa para o 1º lugar do Campeonato Júnior: "Vamos chegar a Barcelos empatados na liderança do Júnior o que é muito bom para a equipa. Vai ser um rali interessante. Desta vez fiquei atrás do António, no próximo será ele que ficará atrás de mim!"

É assim com boa disposição que a Transportes Freitas Rally Team encara o próximo desafio, naquele que irá ser o "rali de casa" corrido em Barcelos.

Nuno Pina 1º.


Nuno Pina / Guilherme Pereira estiveram ao mais alto nível na primeira prova do Desafio Modelstand, no Rali Cereja do Fundão, obtendo uma vitória sem contestação.


O arranque do Desafio Modelstand não poderia ter sido mais positivo quer em termos organizativos quer no plano desportivo.


Comandando do primeiro ao último troço, Nuno Pina impôs um ritmo de prova muito alto ao longo de quase toda a prova. No final da primeira secção tinha 27 segundos de vantagem para Daniel Ribeiro e 27 segundos para Sérgio Arteiro.


No final do Rali Cereja do Fundão, Nuno Pina aumentou ainda a sua distância para os adversários, tendo ganho com mais de 1m10s de vantagem para Daniel Ribeiro.


Sérgio Arteiro quando atacava o segundo lugar de Daniel Ribeiro, acabou por desistir com problemas de embraiagem / caixa, permitindo que José Figueirdo subisse ao pódio, depois de ter ganho a derradeira especial, precisamente a única que não foi ganha por Nuno Pina.


José Cruz optou por um ritmo mais cauteloso, que lhe permitisse ganhar experiência no asfalto e pontos no Desafio Modelstand, embora não tenha perdido muito tempo para José Figueiredo.


O quinto classificado do Desafio Modelstand acabou por ser Francisco Trindade, que cumpriu na integra com os seus objectivos de rodar o mais possível e também pontuar.


CLASSIFICAÇÃO FINAL:
Nuno Pina / Guillherme Pereira 35m30,3s
Daniel Ribeiro / Hugo Magalhães 36m41,9s
José Figueiredo / Rui Coelho 37m01,4s
José Cruz / Luís Lauro  38m09,0s
Francisco Trindade / Sérgio Rufino 40m38,5s


CLASSIFICAÇÃO DESAFIO MODELSTAND:
Nuno Pina / Guillherme Pereira 10 Pontos
Daniel Ribeiro / Hugo Magalhães 8
José Figueiredo / Rui Coelho 6
José Cruz / Luís Lauro  5
Francisco Trindade / Sérgio Rufino 4


DECLARAÇÕES:
Nuno Pina / Guilherme Pereira 
“Correu tudo muito bem e a táctica que tínhamos delineado resultou na perfeição. Não tivemos problemas de maior, naquela que foi um bom rali”.


José Costa, promotor do Desafio Modelstand
“Estamos muito satisfeitos com a aposta que fizémos. Desportivamente correu tudo muito bem, e penso que organizativamente também realizámos um bom trabalho, tendo a Escuderia Castelo Branco dado excelentes condições para desenvolver esse mesmo trabalho. Existem agora pequenas arestas a limar, afinar um pouco mais à máquina e esperamos que nas próximas provas existam mais inscritos”.


CALENDÁRIO DESAFIO MODELSTAND:
Fevereiro 13.14 – Rali Cereja do Fundão (Asfalto)
Março 13.14 – Rali do CAM (Asfalto)
Abril 17.18 – Rali Vidreiro (Asfalto)
Maio 16.17 – Rali VN Cerveira (Asfalto)
Junho 12.13 Rali de Arganil (Terra)
Setembro 11.12 Rali de Murça (Terra)
Outubro 03.04 Rali de Loulé (Terra)
Outubro 30.31 Rali Sentir Penafiel (Terra)

Armindo Neves em grande plano


Armindo Neves e Filipe Serra, da Equipa StationMarché / Sonicel / Kumho Tyres, terminaram no 3º lugar o Rali Cereja do Fundão, tendo subido a igual posição no Open de Ralis após a disputa das duas primeiras provas.


Apostado em aumentar o ritmo, Armindo Neves aproveitou da melhor forma as características do seu Hyundai Coupe Kit-Car e o excelente desempenho dos pneus Kumho no asfalto do Rali Cereja do Fundão, para alcançar o pódio nesta prova.


“Estava determinado em obter um grande resultado no Fundão, acima de tudo para o poder dedicar ao meu grande amigo Aldino Brito, recentemente falecido”, começou por referir Armindo Neves, afirmando que “desportivamente o rali foi excelente. Conseguimos evoluir os nossos tempos ao longo do dia, andando já bastante depressa e muito concentrados. Rodámos durante muito tempo no segundo lugar, travando depois uma grande luta com o Jorge Santos até aos últimos metros. Este resultado deixa-nos em 3º lugar no Open de Ralis e primeiro entre as duas rodas motrizes, o que desde logo é muito positivo.”


Armindo Neves e Filipe Serra, da Equipa StationMarché / Sonicel / Kumho Tyres, deixaram ainda o Fundão com outros motivos de satisfação, atendendo a que venceram entre os concorrentes ao Regional Centro, e também porque 
“os nossos parceiros, que estiveram presentes nesta prova, estão muito satisfeitos com os resultados alcançados e também com a visibilidade que o projecto está a ter. Penso que estamos no bom caminho e como sempre, iremos continuar a trabalhar ao máximo para alcançarmos os objectivos a que nos propusemos no inicio da época. Queria ainda agradecer á Auto-Pamplona o excelente trabalho que fizeram no carro e também por todo o empenho que estão a depositar no projecto ”.

Passeio Todo o Terreno


Foi este sábado, na zona de Coimbra/figueira-da-foz que se realizou este passeio TT. Passeio este com dificuldades um tanto técnicas que apelaram a entreajuda dos participantes. Variadas zonas de elevado valor paisagístico, boa disposição e um clima favorável fizeram deste sábado um excelente dia de TT.


Ficam aqui algumas das fotos.

Gil Antunes conquista os primeiros pontos


A dupla Sintrense Gil Antunes / Daniel Amaral, conquistaram os primeiros pontos no Campeonato Open de Ralis, ao terminarem o Rali Cereja do Fundão na 13ª posição.


Com uma nova decoração no Opel Astra, Gil Antunes e Daniel Amaral partiram para o Rali Cereja do Fundão mais confiantes, até porque o carro disponha também de uma nova caixa de velocidades.


Com poucos quilómetros de testes realizados, Gil Antunes aproveitou a secção matinal para conhecer melhor a caixa de velocidades, mas também para evoluir a sua condução em asfalto. O 15º lugar à geral nesta fase do rali, embora estando na luta pelo 12º lugar deixava Gil Antunes muito satisfeito:
“Sei que ainda tenho muito aprender no asfalto, nomeadamente trabalhar um pouco mais as trajectórias. Contudo, foi também necessário aprender a utilizar esta caixa de velocidades que é diferente da que tínhamos no carro”.


A segunda secção foi muito positiva, nomeadamente os dois derradeiros troços, onde já com mais confiança, Gil Antunes decidiu atacar mais forte.
“Estava quase a desanimar após o 6º troço, pois não conseguia ser mais rápido que os meus adversários directos. Contudo, decidimos atacar um pouco mais e as coisas começaram a correr melhor, acabando por subir ao 13º lugar e sétimo entre os concorrentes dos duas rodas motrizes”, disse Gil Antunes.


No final da prova, Gil Antunes estava muito satisfeito com a sua prestação, afirmando a esse respeito que “já evoluímos um pouco no asfalto, mas faltam-nos mais quilómetros com o Opel neste tipo de piso. O importante era fazer quilómetros mas agora estamos convencidos que poderemos rodar mais próximo do top-ten”.


Paulo Gonçalves em dificuldades

Apesar do décimo lugar no último Dakar, Paulo Gonçalves corre o risco de ficar apeado a três semanas do início do Nacional de motocrosse e não poder defender o título.Depois de ter a continuidade com a Honda apalavrada desde Novembro, a marca nipónica decidiu, em Janeiro, cortar despesas na competição. "Ainda tentaram um acordo com a Repsol, mas não foi possível. Agora não sei o que vou fazer. Se não tiver o mínimo de condições, não vou correr, tenho de arranjar outro trabalho", desabafou o piloto.

Esta época, já lá vão duas...


Mais uma vez, Sebastien Loeb levou a melhor sobre, Mikko Hirvonen com uma diferença impressionante de 9.7 s, fruto duma exibição sem mácula, num piso que não era o seu. Embora que Mikko Hirvonen, nunca tenha desistido de lutar pela vitória, numa altura em que faltava apenas uma especial para terminar o Rali da Noruega, o piloto finlandês nunca conseguiu ter uma vantagem consideravel para que na última etapa desse o ataque final, mas a unica coisa que conseguiu foi reduzir a margem em dois troços de 14.6 para 7.7s, mas Loeb sempre com a sua calma entre as etapas, foi gerindo a sua vantagem que trazia da etapa anterior até ao fim.
Já Jari-Matti Latvala é terceiro, e neste sprint final dos dois homens da frente, viu a sua diferença para os homens da frente aumentar até ao 1m15.2s.
Na quarta posição Henning Solberg ficou na frente de Dani Sordo com uma vantagem de 1o segundos.
Petter Solberg foi sexto, fazendo um grande rali, para quem teve muitos problemas ao longo do rali e com Citroen Xsara WRC com potencial inferior aos homens da frente, foi o melhor que conseguiu.

Fica aqui algumas fotos do Rali da Noruega 2009

Para visualizar os tempos da 3ªespecial, link