sábado
Calendário Nacional 2009
O lançamento de Miguel Oliveira
O nosso miúdo Miguel Oliveira, com 14 anos completos no início do mês, vai este ano disputar o CEV (Campeonato Espanhol de Velocidade), que sendo um dos mais competitivos "nacionais" do mundo, torna-se numa verdadeira rampa de lançamento para o mundial.
Com as suas novas equipa e mota a Blusens BQR em Aprília RS 125, também presente no mundial, o português esteve a rodar em dois dos três dias de testes de 125 e 250 cc que ontem terminaram em Jerez de la Frontera, somando, no final, o 9º melhor tempo, numa jornada onde rodaram juntos pilotos do Mundial de 125 cc, campeonato espanhol e campeonato italiano.
O português foi o 2º melhor dos inscritos no CEV, e bateu pilotos como Dominique Aegerter – há alguns anos no Mundial e companheiro de equipa do Campeão Mundial Mike di Meglio – e Cameron Beaubier, o norte-americano vindo da Red Bull Rookies Cup, e que é agora piloto de fábrica da KTM no Mundial. Destaque-se ainda que Miguiel Oliveira ficou imediatamente atrás de Esteve Rabat e Scott Redding, e menos de um segundo destes pilotos do Mundial que já subiram ao pódio em GP (Rabat) e venceram (Redding).
Miguel Oliveira segue agora para Valência, onde prosseguirão este fim-de-semana mais testes em conjunto com equipas do Mundial, na sua preparação para o CEV, que começa a 19 de Abril em Albacete.
Crise
Propostas para redução de custos:
- Treinos mais curtos: a duração das sessões de treinos por fim de semana (três livres e uma de qualificação) reduzida de 60 para 45 minutos;
- Warm-up mais curto: redução para dez minutos apenas sem teste de partida;
- Nove motores para toda a época: ao longo da temporada só poderão ser utilizados nove motores, o que significa que cada motor terá de durar duas provas. Uma equipa não sofrerá qualquer penalização caso um motor quebre antes de cumprir duas provas, sendo que não poderá utilizar um máximo de nove para todo o campeonato;
- Cancelar os 5 testes extra previstos: acabam-se os testes das segundas-feiras pós corrida;
- Testes de Inverno reduzidos a oito dias: os testes a efectuar entre as temporadas de 2009 e 2010 reduzidos a oito dias apenas, incluindo os dois dias após a corrida de Valência, última do Campeonato;
- Pausa invernal mais longa: o início do “testing ban” a começar a 11 de Novembro em vez de 1 de Dezembro, dois dias depois do último GP da temporada. Prolongar-se-á até 22 de Janeiro do ano seguinte.
Propostas para redução de custos no MotoGP para 2010:
- Cortar um Grande Prémio: passar a 17 provas, em vez das actuais 18, como medida de contenção até passar o “mau tempo” e depois voltar às 18 provas;
- Uma moto por piloto: Ezpeleta quer aumentar a grelha de partida para 24 motos; uma vez que alguns construtores conseguem alinhar até seis motos (Honda com seis e Ducati com cinco este ano), era questão de também pôr os “muletos” a correr;
- Discos de travão em aço: em substituição das actuais unidades em carbono;
- Grande Prémio em dois dias: menos um dia de fim de semana de Grande Prémio, mas para chamar o público na sexta-feira, há ideia de abrir o paddock a toda a gente na sexta-feira de manhã, e fazer treinos para as 250cc/Moto2 e 125cc na parte da tarde;
- Um motor para três provas: um motor é selado e deve durar três provas; se o piloto tiver que o trocar antes incorrerá numa sanção ainda por definir: um atraso na grelha de partida ou um acrescento de tempo ao resultado final da corrida;
- Modelos válidos por duas épocas: cada modelo deverá durar duas temporadas de modo a que os privados possam amortizar o custo do aluguer das motos de modo mais conveniente.
Depois do abandono da Kawasaki, várias equipas de fábrica vivem na incerteza da próxima época desportiva.
MotoGP em Sepang
A partir do próxima dia 5 de Fevereiro, começam 3 dias de testes para os homens da categoria máxima do motociclismo mundial. Em Sepang, pilotos e equipas vão começar a sua preparação para o mundial que se avizinha e se adivinha bastante competitivo com vários concorrentes ao título.
Antes disso, a equipa Fiat Yamaha faz a sua apresentação online dia 2 de Fevereiro. A equipa do 6 vezes campeão do mundo apresenta a mota com que tentará renovar o título.
Testes em Jerez
As categorias de 125 e 250 cc de MotoGP realizaram durante esta semana, uns curtos testes em Jerez de la Frontera.
No final do primeiro dia os pilotos do “Team Aspar” registavam os melhores tempos com Julian Simon e Bradley Smith a serem os mais velozes entre as 125cc e Alvaro Bautista a marcar o melhor tempo nas 250cc.
Nas “quarto de litro”, Thomas Luthi (Aprilia) e uns surpreendentes Wilairot e Aoyama, ambos em Honda, ainda acompanharam Bautista, rodando em ‘44’, relegando Talmacsi e Di Meglio para as posições seguintes.
Nas 125cc, o jovem Marc Marquez (KTM) foi o que mais se aproximou do duo mais rápido, com Sandro Cortese (Derbi) e Scott Redding (Aprilia) por perto.
Tempos 125cc/ 1º dia
Julian Simon (Aprilia), 1.48.875 (44v)
Bradley Smith (Aprilia), 1.49.313 (48v)
Marc Marquez (KTM), 1.50.300 (38v)
Sandro Cortese (Derbi), 1.50.710
Scott Redding (Aprilia) ,1.50.834 (41v)
Sergio Gadea (Aprilia), 1.51.115 (33v)
Esteve Rabat (Aprilia), 1.51.891 (26v)
Dominique Aegerter (Derbi), 1.52.204 (15v)
Cameron Beaubier (KTM), 1.52.598
Tempos 250cc/1º dia
Alvaro Bautista (Aprilia), 1.44.351 (61v)
Thomas Luthi (Aprilia), 1.44.675 (46v)
Ratthapark Wilairot (Honda), 1.44.928 (41v)
Hiroshi Aoyama (Honda), 1.44.978 (56v)
Gabor Talmacsi (Aprilia), 1.45.361 (44v)
Mike Di Meglio (Aprilia), 1.46.358 (39v)
Raffaele De Rosa (Honda), 1.46.425 (49v)
Lukas Pesek (Aprilia), 1.46.500 (34v)
Inscritos nos Campeonatos
Apresentação da renovada equipa “TEAM BAIA”
Novo ano, novas ideias… pelo menos é o que descreve o espírito inventivo e de inovação do TEAM BAIA, representado fielmente e de forma verdadeira por Sérgio Aguiar, desde há muito embrenhado no mundo da competição automóvel (digamos “motorizada”, pois é piloto de CrossCar).
Desta feita, atendendo ao sucesso dos eventos organizados no ano transacto de 2008, tanto a nível do grupo pelo norte do país, como a nível de projecto de participação, destacando para isso o envolvimento na ressurreição da secção de desportos motorizados do Clube Desportivo da Póvoa de Varzim, com a organização da Super Especial da Póvoa de Varzim, o TEAM BAIA vem apresentar os elementos associados que irão constituir a representação “sobre 4 rodas” do grupo.
A apresentação das 12 viaturas que compõem o "Team Baia, CrossCar Race" será no já conhecido troço disputado no Rali de Famalicão, Calendário/Fradelos na zona da Vacaria em Outiz.
Rali Cereja do Fundão
Pronto para terra
Documentação
Já está disponível no site oficial do Rali da Camacha (www.ralidacamacha.com) alguma da documentação referente à 1ª prova do Campeonato da Madeira “Coral” de Ralis e do Campeonato Open de Ralis da Madeira. as inscrições para a prova camachense têm início no dia 2 de Fevereiro e estender-se-ão até ao dia 23 do mesmo mês, sendo possível efectuar a mesma até ao dia 11 com um desconto de 10% sobre o valor total. Abaixo disponibilizamos os link’s para os vários documentos: - Projecto de Regulamento - Ficha de Inscrição (CRCM) - Ficha de Inscrição (CORM)
1º dia do Rali da Irlanda 2009
Jari-Matti Latvala (Ford) foi o primeiro a ficar fora da disputa da vitória na prova de abertura da temporada 2009, ao dar um leve toque na berma da estrada, tendo consequencias desastrosas, um furo e problemas de suspensão, ficando muito desiludido com ele proprio. Mas pode usufruir do super rali.
Já Urmo Aava (Stobart Ford) quando ia na liderança do rali não evitou uma saida de estrada, ficando muitos minutos dentro de um buraco, com isso entregando a liderança a Loeb que fez o melhor tempo da 6.ª especial.
O francês tem agora 44 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa, Daniel Sordo, após o primeiro dia de competição, ao qual a organização foi obrigada a cortar duas especiais, agendadas parta a noite, devido ao mau tempo.
Classificação
1.º, Sebastien Loeb (Citroën), 1h09:35.2
2.º, Dani Sordo (Citroënl), a 44.4 s
3.º, Mikko Hirvonen (Ford), a 1.04,8 s
4.º, Henning Solberg (Stobart Ford), a 3.09,4 s
5.º, Conrad Rautenbach (Citroën Junior Team), a 4.18,3 s
6.º, Sebastien Ogier (Citroën Junior Team), a 4.23,2 s
7.º, Chris Atkinson (Citroën Junior Team), a 4.51,2 s
8.º, Matthew Wilson (Stobart Ford), a 4:56.0 s
9.º, Gareth MacHale (Ford), a 5.05,1 s
10.º, Eamonn Boland (Subaru), a 5:54.5 s
sexta-feira
Toyota fala com a FIA
Isto ter-se-á passado numa fase inicial, mas só agora, na sequência dos testes em pista a questão foi levantada por elementos de outras equipas que já terão feito sentir junto da FIA as suas preocupações.
A questão passa agora por saber em detalhe se o sistema é legal, embora fontes não divulgadas da Williams e da Toyota tenham garantido ao autosport.com que têm toda a confiança na legalidade dos seus desenhos.
Superleague Fórmula está de volta...
Calendário provisório para 2009:
28 junho: Circuito de Magny-Cours, França
19 julho: Circuito de Zolder, Bélgica
2 agosto: Donington Park, Grã-Bretanha
6 setembro: Circuito do Estoril, Portugal
4 outubro: Circuito de Monza, Itália
18 outubro: Circuito de Jarama, Espanha
Sébastien Loeb já domina
Sébastien Loeb continua a ganhar troços e a distanciar-se dos seus adversários, numa altura em que Dani Sordo voltou a ganhar uma posição na geral, e já é segundo atrás do seu companheiro de equipa francês. Loeb referiu que realizou uma escolha de pneus que se tem revelado perfeita para as condições de piso, com muita água derivada das chuvas torrenciais que têm caído hoje na região onde se realiza a prova.
Mikko Hirvonen também passou Urmo Aava, que teve problemas e caiu na classificação. Depois de ter passado pelo comando há três especiais atrás, o piloto estónio já nem sequer surge na classificação no final da sexta especial. Desconhece-se para já o que lhe poderá ter sucedido.
Para acompanhar a classificação em link
Oasis Motorsport
A Oasis Motorsport, equipa de Miguel Pinto Coelho e Rui Chagas, divulgou o seu programa desportivo para a temporada de 2009, que passa por um aumento do número de provas.
quinta-feira
Conduzir no Rali da Irlanda 2009
Para os amantes do ralis, que queiram participar no Rali da Irlanda 2009.
Torna-te num piloto do WRC:
http://www.mywrcireland.com/
Adapta WRT apresentado
Guy Fréquelin de volta aos ralis
Recordar é Viver
Mex no CPR 2L
Honda Racing pede ajuda...
Os dias passam e nada se sabe sobre as negociações de uma possivel compra da estrutura de Brackley, apenas que existem vários interessados, que estão a negociar com a casa mãe, em Tóquio, o jornal inglês The Guardian publica hoje uma noticia de que Nick Fry e Ross Brawn candidataram-se a receber parte do pacote económico de 2.3 biliões de libras, anunciado pelo governo inglês, que serão entregues à indústria automóvel, no sentido de minorar os efeitos da crise financeira.
O jornal escreve um comunicado da Honda Racing, no qual se lê "Tivemos diversas reuniões com a BERR (entidade que gere os processos das empresas e negócios no Reino Unido) acerca do futuro da equipa".
Já da parte daquela entidade governamental, uma porta-voz referiu que "não existem razões para que a Honda Racing não se possa candidatar. Esperamos que todas as companhias na indústria automóvel (...) se possam candidatar desde que tenham um projecto viável. (...) Todos os casos serão estudados individualmente."
Rali da Irlanda já está na estrada
Mikko Hirvonen foi o mais rápido no primeiro confronto do ano para os pilotos do WRC. Decorreu esta manhã o shakedown do Rali da Irlanda, onde o piloto da Ford "bateu" Sébastien Loeb por 0,4s, com Chris Atkinson, em adaptação ao Citroen C4 WRC a realizar o terceiro melhor crono, imiscuindo-se entre os homens das equipas oficiais, já que Dani Sordo e Jari-Matti Latvala ficaram colocados logo a seguir.
Tempos:
Mikko Hirvonen 1m38.0sSebastien Loeb 1m38.4s
Chris Atkinson 1m38.6s
Dani Sordo 1m39.0s
Jari-Matti Latvala 1m39.7s
Matthew Wilson 1m39.9s
Urmo Aava 1m40.9s
Khalid Al-Quassimi 1m41.1s
Henning Solberg 1m41.4s
Conrad Rautenbach 1m41.7s
Sebastien Ogier 1m42.4s
Pirelli descansada
O Rali da Irlanda mudou-se para uma data "complicada" para os organizadores locais. Há precisamente um ano, as estradas por onde a partir de amanhã os concorrentes vão disputar o rali estavam completamente cobertas de neve.
Ao que parece, a Pirelli está agora bastante mais descansada já que a temperatura subiu e a neve derreteu. Caso não tivesse sido assim, a marca que fornece pneus ao WRC tinha um complicado problema em mãos para resolver, já que o Rali da Irlanda nunca fora realizado nestes condições e os pneus escolhidos poderiam vir a revelar-se inadequados para a prova.
Saldos a 10% de desconto
As inscrições para o Rali da Camacha, 1ª prova do Campeonato da Madeira “Coral” de Ralis 2009, têm inicio agendado para o dia 2 de Fevereiro. Desse mesmo dia e até ao dia 11 os pilotos que formalizarem a sua inscrição terão um desconto de 10% no seu valor, ou seja, pagarão apenas 378€. A partir do dia 12 e até ao dia 23, o preço da inscrição é de 420€, o mesmo preço que foi aplicado no ano transacto na prova camachense.
Melhor do mundo
O emblemático traçado recolheu 18% das preferências para o melhor local que acolhe uma prova desportiva fora da Grã-Bretanha, à frente do Nou Camp, estádio do Barcelona, e do "Ninho de Pássaro", estádio Olímpico de Pequim'2008.
O futebol fica ainda representado pelos estádios de Real Madrid, San Siro (Milão) e Maracanã (Rio de Janeiro).
O Melbourne Cricket Ground, na Austrália, completa as Sete Maravilhas.
A nível interno, os britânicos colocaram Wembley no topo da lista.
O relatório "Barclays Spaces for Sports" perguntou também aos adeptos qual será a nação mais forte desportivamente na próxima década, com a China a reunir 43% da preferências, batendo a Grã-Bretanha (17%) e os EUA (15).
Red Bull fica com KERS da Renault
Loeb prepara sexta
O Rali da Irlanda, com início agendado para sexta-feira, marca o arranque da edição de 2009 do Mundial de Ralis e qualquer antevisão sobre o vencedor tem de incluir o francês Sebastien Loeb (Citroën) como principal candidato.
Pentacampeão do Mundo – 5 vitórias consecutivas, algo inédito na história da competição –, Loeb tem todas as condições para conseguir o sexto triunfo da carreira. Essa é, aliás, a meta traçada pelos responsáveis da Citroën, com Olivier Quesnel, diretor-desportivo da equipa francesa a sublinhar que “nem faria sentido ambicionar menos” do que foi conseguido em 2008 – título de pilotos e de construtores.
Em termos teóricos, esses objetivos até parecem mais próximos agora que só a Ford, com Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala, pode ameaçar os dois homens da Citroën. A discussão entre os construtores está limitada a duas marcas, mas esse não será motivo para ralis menos emotivos ou simples passeio por parte de Loeb e de Dani Sordo, este à procura da primeira vitória em provas do WRC.
Os melhores momentos de 2007
quarta-feira
Ai a crise...
A crise financeira não quer largar as equipas de Fórmula-1 para a temporada de 2009.
Agora passa pela a equipa da Renault que anunciou na Inglaterra, que está a analisar novas formas, de cortar gastos, pessoal e reprogramar o trabalho na F1.
O banco ING principal patrocinador do time também afirmou que vai rever os valores envolvidos no processo.
O presidente da empresa, o brazuca Carlos Ghosn nunca escondeu que não gostava de ver a empresa envolvida na Fórmula 1, parece que agora ele tem todos os motivos para acabar com a equipa em 2010.
Show de Barbosa e Lamy
A participação portuguesa nas 24 horas de Daytona, nos Estados Unidos, saldou-se por um excelente desempenho de João Barbosa e Pedro Lamy, que arrebataram o 3.º e 4.º lugares, respectivamente.
Numa prova ganha pela equipa Brumos Racing - com o quarteto de pilotos David Donohue/Antonio Garcia/Darren Law/Buddy Rice -, num Porsche Riley, os quatros primeiros carros terminaram todos muito próximos, numa corrida animada até ao fim.
Pedro Lamy - que fez equipa com Max Angelelli, Brian Frisselle e Wayne Taylor, que se estreou na competição, rodava na liderança quando se cumpriu a metade da corrida (12 horas) mas acabaria por não conseguir melhor do que o 4.º lugar final com o Dallara-Ford da SunTrust Racing, terminando a 10.589 segundos do vencedor.
No último lugar do pódio ficou João Barbosa, mais habituado às pistas e às provas norte-americanas, que - juntamente com Terry Borcheller, JC France e Hurley Haywood - deixou o segundo carro da Brumos Racing a apenas 5.504 segundos da frente.
O 3.º português em prova, César Campaniço, ficou classificado na 36.ª posição, depois do Ferrari 430 Challenge que repartiu com Drudi, Montanari, Papis e Pirri apenas ter cumprido 324 voltas.
Classificações:
1. David Donohue/Antonio Garcia/Darren Law/Buddy Rice (Brumos Racing/Porsche Riley), 735 voltas
2. Scott Dixon/Juan Pablo Montoya/Scott Pruett/Memo Rojas (Chip Ganassi Racing with Felix Sabates/Lexus Riley), a 0.167 segundos
3. João Barbosa/Terry Borcheller/JC France/Hurley Haywood (Brumos Racing/Porsche Riley), a 5.504
4. Max Angelelli/Brian Frisselle/Pedro Lamy/Wayne Taylor (SunTrust Racing/Ford Dallara), a 10.589
5. Scott Dixon/Dario Franchitti/Alex Lloyd/Scott Pruett (Chip Ganassi Racing with Felix Sabates/Lexus Riley), a 4 voltas
Transportes Freitas Rally Team Online
Limitação dos BF Goodrich
Teste Drive apoia Open
Está decidido...
Segundo fonte do site RalisMadeira, Miguel Nunes e Vítor Calado vão estar presentes na edição de 2009 do Campeonato da Madeira “Coral” de Ralis ao volante de um novo Peugeot 207 S2000. A “coque” da viatura francesa chegou hoje a Portugal e está já a ser “trabalhada” pelos mecânicos da Peugeot Portugal. A mesma equipa estará na região para prestar auxílio à jovem dupla em termos de componentes mecânicos.
Em conversa com o piloto, Miguel Nunes começou por afirmar que “...depois do resultado alcançado na época passada, obviamente que havia um desejo da minha parte em evoluir. No meu entender, esta seria a evolução mais lógica para mim e felizmente encontrei alguém com essa mesma vontade, o Victor Calado.”.
Apesar de esta aposta ser nitidamente virada para a conquista do título regional, o vice-campeão regional sabe que “...o nosso desafio é extremamente difícil por isso temos uma motivação acrescida. Todos sabemos que o grande favorito é o campeão em título e será muito complicado atingir o nível daquela equipa, não fossem eles já terem um ano de experiência e excelentes resultados com o 207 S2000. Apenas prometemos dar sempre o nosso melhor em todas as provas.”.
Quanto ao que espera desta nova viatura, Miguel adiantou que “...espero que a adaptação seja relativamente fácil, pois apesar de se tratar de uma viatura de 4 rodas motrizes julgo que o carro mais parecido com este é o S1600...”.
A terminar fica um agradecimento especial a todos aqueles que ajudaram a colocar de pé este novo projecto, nomeadamente, “...o Victor Calado, por toda a confiança que depositou em mim, a todos os patrocinadores que vão colaborar connosco, a toda a equipa que me tem acompanhado nos ralis e aos amigos e familiares que muito me incentivaram a continuar neste desporto. Deixo também um agradecimento especial ao meu irmão por todo o apoio que tem demonstrado nos momentos mais difíceis da concretização deste projecto.”.
Quanto a testes, os mesmo devem acontecer na região, uma vez que o carro só fica pronto no final do mês de Fevereiro.