A estrutura da FIA WRC ACADEMY já montou a sua base no Algarve este Domingo e o trabalho para todos os concorrentes deste troféu já arrancou com algumas aulas sobre os reconhecimentos e o planeamento dos ralis.
Chris Patterson foi o “professor de serviço” para uma plateia muito atenta a todos os pormenores, e não teve sequer tempo de descansar após ter vencido a passagem no WRC Fafe Rally Sprint com o seu piloto, Petter Solberg no Ford Fiesta WRC oficial da M-Sport, por entre mais de cem mil espectadores em delírio absoluto.
João Silva e José Janela tiraram assim partido destas actividades que visam formar as futuras equipas que aspiram um dia militar na categoria principal do Campeonato do Mundo dos Ralis da FIA, numa parceria entre várias entidades que inclui igualmente o fornecedor de pneus Pirelli do WRC.
Para João Silva “é muito importante que se tenha acesso desta forma ao que se passa no topo dos ralis e do que é necessário para se competir com os melhores. Para mim, tenho a sorte de ter o Janela ao meu lado, um navegador com muita experiência e para quem muito do que foi aqui dito, já não era propriamente novidade.”
“Um dos pontos principais a reter é que nas provas do WRC existe um limite claro de apenas duas passagens de reconhecimentos por cada classificativa, e falamos de classificativas muito extensas, bem diferente da realidade que temos em Portugal, onde em muitas das provas temos apenas um dia para treinar mas quase sempre sem limite de passagens o que nos leva a ter a tentação de passar sempre o maior número de vezes que o tempo nos permite, e esse é um handicap muitas vezes apontado aos pilotos nacionais.”
“Agora a realidade é outra e tenho de me adaptar rapidamente, mas atendendo a que já faço equipa com o José Janela há muito tempo, tenho a certeza que não será difícil manter os níveis de confiança nas notas ditadas apenas com duas passagens e acreditar sempre, o que fará toda a diferença nos tempos finais, para além de que, ao correr em Portugal já tenho referências do passado que podem também ajudar e portanto, o factor de menos passagens de reconhecimento só na Grécia se poderá fazer sentir.”
Agora é tempo da equipa se dedicar inteiramente ao teste final do Fiesta R2 com que vão competir no FIA WRC ACADEMY e efectuar os reconhecimentos dos muitos quilómetros de classificativas propostos para este Vodafone Rally de Portugal que arranca na próxima quinta-feira em Lisboa com a super-especial urbana de Belém, defronte ao Mosteiro dos Jerónimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário