Agendada para os dias 12 e 13 de Fevereiro, a segunda edição do Rali de Barcelos foi apresentada ao final da tarde de quinta-feira no auditório da Câmara Municipal que dá nome à prova.
Como novidades para esta edição, regista-se a disputa em apenas um dia bem como a especial de Courel-Cristelo que será percorrida pela primeira vez. De resto, apenas algumas pequenas alterações na estrutura dos troços, para além da mudança do centro nevrálgico que passa agora a ser a Câmara Municipal de Barcelos onde estará também instalada a sala de imprensa.
Pontuável para o Campeonato Open de Ralis, Campeonato Júnior, Troféu de Clássicos, Troféu Modelstand e Troféu Fastbravo, a organização, a cargo do Clube Automóvel do Minho, espera este ano continuar a ter a maior lista de inscritos das provas da modalidade tal como sucedeu em 2009.
Nesta apresentação, Barbosa Ferreira começou por agradecer: “Mais uma vez o empenho da autarquia barcelense, bem como das juntas de freguesia do concelho, pois sem isso era impossível organizar a prova”. O presidente do CAM agradeceu ainda: “Ao Motor Clube de Barcelos e aos Motogalos que estão connosco nesta organização”, acrescentou antes de explicar todos os pormenores deste Rali de Barcelos.
Por seu turno, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting congratulou-se pelo empenho da autarquia e agradeceu-o, fazendo votos para que: “Tudo corra bem e penso que sim, pois confiamos na experiência que o CAM tem. Além disso, acho gratificante ver uma prova que pode ter um recorde de inscritos”, concluiu Hugo Ribeiro.
Por fim, Miguel Costa Gomes explicou que o seu interesse pelo Desporto Motorizado começou: “Pela corrida que fiz há pouco tempo em Braga e pelo gosto que o Hélder Pimenta me incutiu”. O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos considerou ainda: “Ser este rali uma grande atracção que contribui para o desenvolvimento económico da região, bem como para o lazer dos barcelenses. Gostei ainda da ideia de ter um carro com as nossas cores oficiais e que divulgou a prova, e Barcelos. Por fim, apelo aos presidentes das juntas de freguesia que sensibilizem as populações para o aspecto da segurança”. Miguel Costa Gomes agradeceu ainda a todos os envolvidos na organização e não esqueceu de referir: “O prémio José Tavares, piloto barcelense que já não está entre nós. Será uma homenagem que lhe queremos fazer entregando este troféu ao melhor piloto de Barcelos na prova”, concluiu o autarca que está a bordo de um dos carros “zero” da prova.
Este Rali de Barcelos começa com a disputa das especiais de Carvalhal/Goios (5,13 km), Carvalhas/S. Eulália (9,60 km) e Moure/Adães (5,00 km). Depois de uma passagem pelo Parque de Assistência, tem lugar a primeira passagem pela especial espectáculo Barcelos. Esta, com 6,40 km, será disputada bem no centro da cidade à semelhança do ano passado.
Depois, tem lugar os troços Courel-Cristelo (11.50 km), Vila Cova/Vilar do Monte (6,65 km), este um pouco mais curto, e Panque/Alvito (11.00 km), que cresceu cerca de quatro quilómetros. Por fim, tudo terminará com nova passagem pela especial espectáculo Barcelos, já na noite de sábado pelas 21h00, mas desta vez com os concorrentes a cumprirem o traçado por ordem inversa. Ao todo serão percorridos 171,47 quilómetros, com 61,68 dos quais, a serem cronometrados.
Pedido de acreditação-Imprensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário