Começou a grande aventura do "Dakar", mais uma vez nas pistas da Argentina e do Chile.
Pelas características da etapa 1, que ligava Buenos Aires (Colon) a Cardoba , um estilo mais rali, esperava-se um domínio de Carlos Saiz, mas o vencedor acabou por ser Nani Roma em BMW.
O espanhol teve durante toda a etapa em luta com Carlos Sainz e tambem com Stéphane Peterhansel, acabando por se manter na frente deixando Sainz a 2m07s. e Peterhansel a 2m50s.
Nasser Al-Attiyah em Volkswagen Race Touareg concluiu a etapa em quarto lugar, seguido por Geniel de Villiers em viatura idêntica.
Robby Gordon que tripula mais uma vez o Hummer alcançou um excelente sexto lugar na etapa inaugural.
Quanto aos portugueses em prova o melhor foi Carlos Sousa na etapa que marcava o seu regresso ao Dakar. O piloto acabou o dia em 11º lugar, sendo o melhor dos Mitsubishi em prova, fazendo o mesmo tempo que o Mitsubishi do francês Nicolas Misslin.
Miguel Barbosa e Ricardo Leal dos Santos também efectuaram uma boa etapa. O primeiro foi recuperando várias posições ao longo do dia, tal como Carlos Sousa, terminando em 16º lugar a 12m07s do lider.
Já Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiuza terminaram a prova em 18º lugar, tendo algumas dificuldades em ultrapassar pilotos mais lentos "estive quase 50 quilómetros para ultrapassar o carro que partiu à minha frente".
A outra dupla de pilotos Lusos a concluir a etapa foi Francisco Pita/Humberto Gonçalves ao volante de um Toyota Land Cruiser no 46º lugar a 37m15s do lider.
Nas motas a etapa foi feita de lutas pelas homens da frente. Marc Coma e Curil Despres lutaram
afincadamente pelo lugar mais alto do pódio desde a partida para a etapa, mas na parte final David Casteu, que andou sempre perto dos dois primeiros, esteve imparável e conseguiu chegar com o melhor tempo ao controlo final com o tempo de 1h50m42s deixando o segundo classificado, Cyril Despres a apenas 3 segundos e Marc Coma, terceiro, a 12 segundos.
O quarto lugar ficou na posse de Jordi Villadoms a 1m45s do lider seguido por Lopez Contardo, David Frétigné e Przygonski.
Os portugueses em prova deram bem conta do recado tendo três deles entrado numa luta bem interessante. Paulo Gonçalves, Rúben Faria e Hélder Rodrigues batalharam entre si ao longo de toda a etapa acabam os 3, sucessivamente nos últimos três lugares do top ten.
João Rosa concluiu a prova em 51º lugar e outro motard luso a concluir a etapa foi Fernando Sousa em 106º lugar.
Nos Camiões a vitória coube aos Russos da KAMAZ, Chagin, Savostin e Nikolaev e nos quads o vencedor foi o Argentino Patronelli.
Há já a lamentar uma morte nesta edição do "Dakar". Na sequência do despiste do alemão Mirco Schultis alguns espectadores foram colhidos, acabam por falecer um mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário