No arranque do novo ano de 2011, arrancou também oficialmente a edição deste ano do Rallye Torrié, com a apresentação oficial da prova que abre o Campeonato de Portugal de Ralis, a decorrer no Porto, no auditório do ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto.
Na plateia reuniram-se convidados, praticantes, clubes e Comunicação Social, mas a apresentação pode ser vista em todo o mundo a partir da Internet, com um “webcast” em tempo real para quem não quis deixar de acompanhar de perto esta apresentação.
A estrutura do rali não vai variar muito em relação à edição do ano transacto, voltando ao modelo de dois dias utilizado em 2009, com início no Sábado dia 26 de Fevereiro na Póvoa de Lanhoso, que culminará no final da etapa com a tradicional super-especial urbana da “Terra do Ouro” e no Domingo rumará mais a Norte, para Vieira do Minho, onde terminará ao início da tarde com mais uma classificativa bem dentro da localidade.
O Targa Clube propõe assim um rali com um percurso total de 267 quilómetros, sendo que 135 quilómetros serão disputados contra o cronómetro. A estrutura das restantes classificativas sofre pequenas alterações com a introdução de duas novas variantes ao percurso de anos anteriores, nomeadamente Sanguinhedo/Oliveira e Pinheiro/S.Pedro.
Os membros da Comissão organizadora usaram da palavra para comunicarem as suas expectativas quanto à edição vindoura, e no caso particular dos Presidentes de Câmara dos dois Concelhos anfitriães, para lançarem o habitual apelo ao público para que usufrua da oferta turística da região, nomeadamente ao nível da hotelaria e da excelente gastronomia da região que se pretende promover e incentivar, assumindo que apesar da actual conjuntura, a importância do evento para a promoção da região é inegável e que esperam manter o apoio para o futuro.
Já por parte da Torrié, “naming sponsor” do rali, foi revalidada a aposta no patrocínio ao desporto motorizado como ferramenta de comunicação que reforce os valores que pretendem ver associados à sua marca, tais como, a inovação, o sucesso e a competitividade, características indissociáveis dos desportos motorizados e que a conceituada marca de café pretende ver transpostos para si através dos ralis.
Após estas intervenções, surgiu um dos momentos altos do evento, não directamente ligado ao Rallye Torrié, mas motivado pelo anuncio formal por parte de Ângelo Pinto da Fonseca da FPAK, da abertura das cinco provas continentais de ralis (Rallye Torrié incluído) à participação de viaturas não homologadas, o que poderá seguramente vir a contribuir para o engrossar das listas de inscritos e aumento do interesse desportivo das provas, sendo esta uma iniciativa de vários clubes organizadores, entre os quais o Targa Clube, que foi para já aceite pela FPAK e aguarda a divulgação em breve do seu regulamento definitivo.
Assim o Rallye Torrié que já englobava o Campeonato de Portugal de Ralis e o Campeonato de 2 Litros/2 rodas motrizes bem como o Regional de Ralis Nordeste, poderá ver a sua elegibilidade aumentada para abraçar a estreia desta nova “Taça” que será definida nos próximos dias. Rubens Pinheiro, o Director do rali, teve a seu cargo a apresentação formal do rali após esta comunicação surpresa embora na plateia as conversas estivessem já mais centradas na novidade atrás referida.
O clube do Porto vai assim para a 41ª prova com a sua chancela no escalão principal dos ralis nacionais no ano em que celebrará 44 anos de existência, sendo esta a 5ª edição sob a designação Rallye Torrié.
O Targa Clube colocou também hoje online uma página de Internet renovada, mas que fornecerá os conteúdos habituais ao serviço de praticantes e público em geral, e agora disponibilizando online, os boletins de inscrição e acreditação de Órgãos de Comunicação Social visando melhorar os seus processos administrativos e contribuir para a sustentabilidade poupando o tradicional suporte de papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário