domingo

Rali Transibérico 2009: Hélder Oliveira é o melhor portugues


Hélder Oliveira, em Nissan Pathfinder, é agora o melhor português no Rali Transibérico, subindo à 2.ª posição após uma 3.ª etapa que aziaga para os principais pilotos nacionais.

Filipe Campos (BMW X3 CC), que havia dominado os dois primeiros dias da prova, foi obrigado a abandonar na sequência de um embate que a roda traseira do lado direito. Na liderança ficou o francês Guerlain Chicherit, que tem o caminho aberto para o triunfo, pois dispõe de mais de uma hora de vantagem sobre o mais direto perseguidor.

Carlos Sousa (Mitsubishi Racing Lancer) ficou igualmente pelo caminho, devido a problemas na suspensão devido a um toque. O piloto de Almada ainda tentou prosseguir mas a roda cedeu e obrigou ao seu abandono.

Depois dos azares de Campos e Sousa, Miguel Barbosa (BMW X3 CC) subiu ao 2.º lugar, mas acabaria por capotar no segundo sector do dia e ficou igualmente de fora."O balanço final é muito positivo. Parti sem qualquer tipo de intenção de atacar, sabendo que nesta etapa mais longa da prova muito poderia estar em jogo. O mais importante era não cometer erros e evitar ter problemas mecânicos", afirmou no final Hélder Oliveira, que conta com mais de 20 minutos de vantagem sobre o 3.º classificado, Bernardo Moniz da Maia (BMW X3 CC).

O Rali Transibérico acaba domingo, com uma dupla passagem por um percurso selectivo de 180 quilómetros, com partida em Beja e chegada ao Estoril, com a cerimónia de pódio a realizar-se nos jardins do Casino Estoril.

Classificação após a 3.ª etapa:

1. Guerlain Chicherit/Tina Thorner (BMW X3 CC), 11:23.09 horas
2. Hélder Oliveira/Filipe Palmeiro (Nissan Pathfinder), a 1:04.55 horas
3. Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 CC), a 1:23.14
4. Edgar Condenso/Nuno Silva (Nissan Pick-up), a 1:32.08
5. Rodolphe Deveaux/Luís Ramalho (Mitsubishi Pajero MPR 13), a 1:40.34
6. Fernando André/Luís Gomes (Renault Mégane), a 1:43.50
7. Pedro Silva Nunes/Paulo Torres (Mitsubishi Pajero), a 2:07.51
8. Lino Carapeta/Rui António (QT Wildcat), a 2:09.34
9. José Dinis Lucas/Luís Tirano (Mitsubishi Pajero DiD), a 2:10.20
10. Yahya Al Helei/Khalid Al Kendi (Nissan Patrol), a 2:30.45


Nenhum comentário: