
segunda-feira
Alexandre Camacho volta ás vitórias

domingo
Grande Prémio de Formula 1 Mónaco

quinta-feira
1º Rali Caldas das Taipas - Passagem na Rampa da Falperra

1º Rali Caldas das Taipas – Capital da Cutelaria.
É o regressar dos automóveis à Falperra… pode ser o princípio de algo mais…
O 1º Rali Caldas das Taipas será a 4ª prova do Campeonato Regional de Ralis do Douro e terá na vila que dá o nome ao rali o seu centro organizacional.
Depois de algumas negociações, a junta de freguesia de Caldelas junta-se, deste modo, ao CAST. Sem dúvida uma excelente aposta deste clube, pelo facto de a vila reunir todas as condições para a recepção de uma prova de ralis. Quanto à lista de inscritos, será de prever uma grande adesão por parte dos pilotos da zona, e diga-se que não são poucos que, com certeza, não quererão deixar "fugir" a oportunidade de se "mostrarem" em casa assim como “fazer o gostinho ao pé” num troço que está na memória de todos - a Falperra. É um regresso ao passado! Os bólides voltaram. O público aderirá como aderia à prova do Europeu de Montanha: "é uma zona com imensos adeptos do desporto automóvel, que voltarão a fazer “a romaria” como faziam quando havia a Falperra".
O Clube Automóvel de Santo Tirso, entidade organizadora do Rali “Caldas das Taipas – Capital da Cutelaria”, já recebeu a confirmação da nova data para a realização do evento.
Inicialmente marcado para 23 de Maio próximo, o Rali “Caldas das Taipas – Capital da Cutelaria”, viria a ser adiado no passado dia 13, por decisão da entidade organizadora, o Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST).
Na base desta decisão esteve a impossibilidade de conseguir obter em tempo útil diversos pareceres técnicos solicitados pela Câmara Municipal de Guimarães para aprovação do percurso.
No entanto, já foi encontrada nova data que será dia 10 de Outubro de 2009
figurando já no calendário oficial da FPAK o novo dia do rali.
A pec iniciará em Santa Cristina de Longos em direcção à EN 309, indo ter “ao meio” da Rampa da Falperra. O troço é feito posteriormente a subir, tal e qual como era a Falperra, mas não termina aonde terminava a rampa. Os carros farão a subida e depois seguem em direcção a Briteiros (Citânia). No total a pec tem 15,5 Kms, sendo que 2,8 kms são realizados “em Rampa”.
Desde 2001 que o traçado não “sentia” o cheiro a borracha queimada. 2009 surge como o ano de viragem. Caldas das Taipas volta a receber uma prova de automóveis (já recebeu vários anos provas de perícia) e a Falperra volta a ter actividade!
Volto a referir. Pode ser que mais novidades surjam porque não é só o CAST que se interessa pelo nostálgico traçado. Outros clubes também têm vindo já a pensar nele…
Alegremo-nos… É sempre bom voltar a vermos recuperar um traçado tão espectacular. Os pilotos espanhóis também não irão querer deixar de participar nesta prova, quer pelo misticismo do percurso, quer pela proximidade. Estão reunidas todas as condições para uma excelente prova. Parabéns ao CAST e à junta de freguesia das Caldas das Taipas.
Regulamento da Prova
Campeonato Inter Municipios - Norte 2009 - Vieira do Minho - 30 Maio
quarta-feira
Nuno Pina imbativél no asfalto

A dupla famalicense Nuno Pina/Guilherme Pereira alcançou, no Rali Vila Nova de Cerveira, mais uma vitória no Desafio Modelstand, a quarta consecutiva que corresponde ainda, a um pleno de vitórias em ralis de asfalto. Para além de mais um triunfo na competição pela qual se propôs a lutar no início do ano, o piloto de Famalicão conseguiu um 3º lugar absoluto, e ainda a vitória na Categoria 1 (duas rodas motrizes).
Nuno Pina enfrentou difíceis condições atmosféricas, mostrando no entanto extrema rapidez, quando no primeiro troço da manhã de Domingo, deixou o seu mais directo adversário a cerca de 25 segundos, “o que nos permitiu controlar o andamento do Daniel Ribeiro a partir daí” – explica o piloto apoiado pela Amob, prosseguindo, “à entrada para os troços da 2ª secção, tínhamos a mesma vantagem para o Daniel, bem como 50 segundos para o piloto que seguia atrás de nós, no 4º lugar, o Luís Mota. Decidimos portanto, controlar o andamento e levar o carro até a Cerveira novamente. No final alcançámos um excelente resultado, 3º à geral, 1º no troféu e 1º na Categoria
segunda-feira
Campeonato Nacional de Motocross 2009 - V.N. Famalicão

Com cerca de sete mil espectadores em redor da pista do Jumbo, o Moto Clube de Famalicão ganhou claramente a aposta de dar acesso gratuito ao público, confirmando a popularidade do Motocross na região. O local também ajudou, pois a pista – com 1300 metros de perímetro – situa-se nos terrenos anexos ao "Jumbo" da cidade minhota. Isto, apesar do céu nebulado, e passageiros chuviscos em três momentos desta tarde de Domingo.
O Campeonato Regional Norte/ PentaControl começou em Famalicão, envolvendo 52 pilotos MX1 e MX2. Além destes, também competiram mais 20 concorrentes ao "Nacional" de Iniciados, e 24 participantes no Troféu Vintage.
No "Regional", na manga MX2 Marco Pereira liderou todo o tempo para vencer. No 2.º lugar ficou Luís Cardoso, a perseguir de perto o comandante na primeira metade da corrida. Para a 3.ª posição houve animado despique entre os quatro pilotos, sendo que Daniel Pinto baixou de 3.º para 6.º por queda na derradeira volta, aproveitando Diogo Ventura para completar o pódio.
Na manga MX1 alinharam dois pilotos convidados, Nélson Silva e Rui Rodrigues, que a organização optou por não referenciar na classificação oficial da prova. Em concreto, Nélson Silva andou três voltas à frente, até ser ultrapassado por Luís Ferreira. Este ganhou diante dos dois convidados, enquanto na última volta Nuno Oliveira desalojava o francês Riaux Gregory da posição seguinte. Ainda a destacar a recuperação de Daniel Ferreira, após queda na primeira volta.
A manga Elite fechou o programa e teve início acidentado, pois quatro pilotos – Luís Ferreira, Rui Rodrigues, Nuno Oliveira e Pedro Enes – envolveram-se em queda colectiva na recta após o arranque, tendo os três primeiros desistido logo aí. Pouco depois, na primeira curva também caiu Marco Pereira, mas este ainda recuperou para ser 4.º classificado.
Elias Rodrigues encabeçou o pelotão durante três voltas, mas depois Daniel Ferreira apoderou-se do comando. Ainda assim não teve vida fácil, porque Daniel Pinto exerceu forte pressão, acabando Ferreira por assegurar a vitória com apenas 3 segundos de vantagem sobre o adversário directo. No 3.º lugar chegou Nélson Silva, que por ser piloto convidado não consta da classificação que abaixo reproduzimos.
Em Famalicão aconteceu também a terceira jornada do Campeonato Nacional de Iniciados, para jovens pilotos entre os 10 e 15 anos de idade. Na primeira manga e após as escaramuças iniciais, na segunda volta Fábio Maricato foi para a frente, mas quatro voltas mais tarde sofreu uma queda. Na oportunidade Pedro Carvalho assumiu o comando e terminou como vencedor, enquanto Fábio voltou a cair na última passagem à pista, mas mesmo assim terminou no 2.º lugar.
Fábio Maricato desforrou-se do azar na segunda manga, pois liderou sem percalços para ser primeiro na linha de meta, seguido por Pedro Carvalho, enquanto Jorge Maricato bisava no 3.º lugar.
Quem sabe nunca esquece. Isso mesmo demonstrou Paulo Marques, campeão de Enduro e TT nos anos oitenta e noventa. A correr no seu "jardim", o famalicense ganhou as duas mangas do Troféu Vintage (Motos Antigas). Na primeira só chegou ao comando na quarta volta, terminando diante de Cristóvão Teixeira e Armindo Nascimento. Este último começou por liderar a segunda manga, mas após um par de voltas o "Marquês" disse ao que vinha e… passou outra vez para a frente, rubricando novo êxito.
Classificações
Elite:
1.º Daniel Ferreira (Suzuki) 15 voltas em 24m02,2s;
2.º Daniel Pinto (Kawasaki) a 3,0;
3.º Riaux gregory (Honda) a 40,9;
4.º Marco Pereira (KTM) a 44,5;
5.º Elias Rodrigues (Yamaha) a 46,3;
6.º Bruno Dores (Suzuki) a 57,6; etc.
MX2:
1.º Marco Pereira (KTM) 15 voltas em 23m41,8s;
2.º Luís Cardoso (Kawasaki) a 7,1;
3.º Diogo Ventura (Suzuki) a 14,2;
4.º Pedro Enes (Honda) a 30,4;
5.º Elias Rodrigues (Yamaha) a 35,5;
6.º Daniel Pinto (Kawasaki) a 48,2; etc.
MX1:
1.º Luís Ferreira (Kawasaki) 15 voltas em 23m22,4s;
2.º Nuno Oliveira (Kawasaki) a 1.08,0;
3.º Riaux Gregory (Honda) a 1.09,6;
4.º Daniel Ferreira (Suzuki) a 1.19,3;
5.º Bruno Dores (Suzuki) a 1.25,2;
6.º Sérgio Miranda (Suzuki) a 1.27,2; etc.
Iniciados –
1.ª Manga:
1.º Pedro Carvalho (KTM) 12 voltas em 19m36,4s;
2.º Fábio Maricato (KTM) a 11,8;
3.º Jorge Maricato (KTM) a 36,9;
4.º Sandro Peixe (Kawasaki) a 39,0;
5.º Miguel Costa (KTM) a 48,5;
6.º Álvaro Gonçalves (Honda) a 58,6; etc.
2.ª Manga:
1.º Fábio Maricato (KTM) 11 voltas em 18m25,6s;
2.º Pedro Carvalho (KTM) a 4,2;
3.º Jorge Maricato (KTM) a 32,6;
4.º Ruben Luís (Suzuki) 36,2;
5.º Sandro Peixe (Kawasaki) a 36,9;
6.º Óscar Fernandez (Yamaha) a 1.08,2; etc.
Troféu Vintage –
1.ª Manga:
1.º Paulo Marques (Honda) 8 voltas em 14m36,2s;
2.º Cristóvão Teixeira (Suzuki) a 14,0;
3.º Armindo Nascimento (Honda) a 24,7;
4.º Hernâni Giesta (Suzuki) a 33,3;
5.º Eugénio Cação (Yamaha) a 43,7;
6.º Luís Guerra (Suzuki) a 46,3; etc.
2.ª Manga:
1.º Paulo Marques (Honda) 8 voltas em 14m48,1s;
2.º Armindo Nascimento (Honda) a 21,9;
3.º Cristóvão Teixeira (Suzuki) a 36,4;
4.º Hernâni Giesta (Suzuki) a 38,2;
5.º Eugénio Cação (Yamaha) a 50,9;
6.º Luís Santos (Suzuki) a 56,6; etc.
FICAM AQUI ALGUMAS FOTOS DO EVENTO.
Fonte:fnm.pt
Peres triunfa em Cerveira

quinta-feira
Em busca de bons resultados

prova em asfalto do Open de Ralis. Para tal a sua viatura conta com novas afinações e novas evoluções que dão toda
a confiança ao piloto. "De facto com estas novas evoluções sinto o carro consideravelmente melhor. Todos na Abreu Autosport trabalharam de forma a proporcionar-me uma viatura a 100%".
A equipa marcou presença em dois Ralis do Regional durante este interregno do Open
, nomeadamente no Rota do Folar e no Rali de Santo Tirso, onde procurou acima de tudo fazer quilómetros e afinar a viatura para a prova de Cerveira. "Fizemos muitos quilómetros e testamos diversas afinações. Os resultados não eram prioridade embora tenha ficado contente com o 5º lugar em Santo Tirso. Mas o importante foi fazer quilómetros, testar as evoluções e encontrar afinações e esses objectivos foram largamente ultrapassados."
Assim, é com um espírito renovado que António Freitas encara o Rali de Vila Nova de Cerveira: "Estou confiante e com tudo a 100%. Sinto-me muito bem com o carro e vou correr para ganhar a Júnior e nos clássicos incomodar os primeiros provando assim que os bons resultados conseguidos nas duas primeiras provas são para repetir mais vezes!"
Por outro lado o líder do Campeonato Nacional Júnior de Ralis, André Pimenta não esteve tão activo como o seu colega de equipa.
"Decidimos não fazer estes dois testes porque estamos muito satisfeitos com o acerto que temos no Skoda. Quer em Barcelos quer na Marinha Grande tudo correu impecavelmente bem portanto não achamos necessidade de mudar nada."
O simpático piloto foi convidado a fazer uma "perninha" no Desafio Único conduzindo um Punto no divertido troféu que anima os autódromos (e não só) Portugueses, fazendo dupla com o bem conhecido Pedro Peres. Para o nosso piloto "foi um enorme prazer ter sido convidado para fazer dupla com um campeão como o Pedro. Já tinha conduzido os Uno mas nunca os Punto e nota-se uma grande diferença. Felizmente os resultados foram óptimos culminando com um 3º lugar na segunda corrida."
Voltando a sua atenção a 100% para o Open de Ralis, André Pimenta tentará fazer o pleno de vitórias nos resultados válidos da fase de asfalto do Campeonato."Sem duvida que o objectivo é a vitória no Júnior. É um rali que aprecio e que acredito que posso triunfar"
quarta-feira
Tavares encerra ciclo de asfalto
Pedro Tavares estará presente no Rali Vila Nova de Cerveira, última prova de asfalto do Campeonato Open de Ralis. Os objectivos do piloto de Tábua, passam por continuar a rodagem do Saxo S1600, no sentido de adquirir ainda mais confiança na sua condução, bem como conhecer melhor a prova minhota, organizada pelo Targa Clube. O jovem piloto navegado pelo experiente Jorge Carvalho, procura alguma consistência, ao mesmo tempo que pretende desfazer uma questão pessoal, que dura há quatro anos.
Pedro Tavares explica: “o último rali ainda está na memória, aconteceu-nos um pouco de tudo, sinto que podemos ser muito melhores. Não vou pensar na classificação, o que interessa é ganhar confiança no carro, acertar de vez com as afinações, e se possível proporcionar algum espectáculo ao público presente. Por outro lado, tenho vontade de disputar este rali, uma prova do meu agrado, mas que me marcou há quatro anos, quando vi a minha viatura ser consumida pelas chamas em pleno troço.”
Mesmo em temporada de habituação ao novo carro, Tavares acabou por marcar uma série de pontos no Campeonato de Portugal Júnior de Ralis, ocupando actualmente o 4º lugar nesta competição. Mais uma vez, o tabuense conta com a profissional equipa da JM Cardoso Racing, para manter o Citroen Saxo Super 1600 ao melhor nível.
O Rali Vila Nova de Cerveira, que inclui uma nova super-especial espectáculo, desenrola-se ao longo de 7 troços cronometrados, durante os próximos dias 17 e 18 de Maio.
Armindo Neves de Mitsubishi Carisma GT

Armindo Neves vai estrear em Vila Nova de Cerveira um novo carro de ralis em substituição do Hyundai Coupé Kit-Car.
O piloto de Avis formalizou a troca da viatura coreana por um mais actual e competitivo Mitsubishi Carisma GT, com que se irá apresentar no Rali Vila Nova de Cerveira, derradeira etapa de asfalto do Open de Ralis.
“O Hyundai foi um excelente aliado do nosso projecto para 2009, já que permitiu dar uma excelente visibilidade aos nossos parceiros, pois para além de muito competitivo, era também um carro único e muito apelativo”, afirma Armindo Neves, explicando de seguida que “neste momento surgiu uma boa oportunidade de negócio por um Mitsubishi Carisma GT, e como se aproxima a fase de terra do Open, pensamos que a aposta numa viatura com estas características faz todo o sentido”.
Albino Carreiras, Director Desportivo da equipa, confirma que com esta nova aposta, “vamos novamente atravessar um período de adaptação dos pilotos e da equipa ao carro. Mas nesta altura todos decidiram que era importante aproveitar esta oportunidade e evoluir para um carro que nos parece ser mais competitivo para esta fase do campeonato”.
Quanto a objectivos desportivos, Armindo Neves, tem o pensamento apenas em terminar o Rali Vila Nova de Cerveira, pois “não só conseguiremos dessa forma ganhar experiência e quilómetros de condução num 4x4, como também isso concerteza nos permitirá somar mais alguns importantes pontos que nos fugiram nas duas provas anteriores”.
O Mitsubishi Carisma GT será assistido e preparado pela Auto Pamplona, aproveitando ainda Filipe Serra para afirmar que “este é o momento ideal para acabar com os azares e retomar a senda de bons resultados que já provámos conseguir obter no Open, pelo que é com bastante expectativa que encaramos esta prova”, conclui.
Fonte:Ralis.online.pt
Rali Caldas das Taipas adiado
O “Rali Caldas das Taipas – Capital da Cutelaria” marcado para o próximo dia 23 de Maio e pontuável para o Campeonato Regional de Ralis do Douro, viu a sua realização adiada para data a definir.
O Clube Automóvel de Santo Tirso foi confrontado esta Terça-feira com a necessidade de alguns pareceres técnicos de diversas entidades com vista à aprovação do percurso da prova por parte da Câmara Municipal de Guimarães, revelando-se alguns desses pareceres impossíveis de obter em tempo útil.
Segundo Carlos Guimarães, “alguns dos pareceres exigidos deverão ser impossíveis de obter a tempo da prova. Poderíamos tentar obtê-los, mas caso tal não se revelasse possível teríamos de adiar a prova a dois ou três dias da sua realização”.
O Presidente do CAST realça que “ao ponderar as opções disponíveis, decidimos que o mais sensato é decidir e comunicar já o adiamento da prova, antes que o clube mas especialmente as equipas participantes, avancem mais na preparação do evento.” O Clube Automóvel de Santo Tirso está em contacto com a FPAK na busca de uma data alternativa para esta prova que será comunicada oportunamente.
terça-feira
Lampreia Imbativel

Merceano já leva 3.

segunda-feira
Fotos Rali Vidreiro 2009

Fotos Exposição de veiculos em Coimbra
Stirling Moss no Porto

Rali Sata Açores 2009

domingo
Rali V.N.Cerveira

Decorreu em Vila Nova de Cerveira na passada quarta-feira, a apresentação oficial daquela que será a quinta prova do Campeonato Open de Ralis de 2009 e a última da fase de asfalto. O auditório da Caixa Agrícola da localidade minhota recebeu os representantes da Comissão Organizadora, bem como os órgãos de Comunicação social e restantes convidados que puderam conhecer em primeira-mão o formato da prova que vai para a sua décima edição, uma vez pela mão do Targa Clube.
O rali receberá os concorrentes do OPEN e também pontua para Campeonato de Portugal de Ralis - Clássicos, Campeonato de Portugal Júnior de Ralis e Campeonato Regional de Ralis Norte e espera-se que a marca dos 80 inscritos registada no ano passado seja também atingida nesta edição, e quanto ao público, seguramente que a prova merecerá toda a sua atenção, tal como nos anos anteriores se tem verificado com muitos adeptos dos ralis, quer portugueses, quer espanhóis a não deixarem passar a oportunidade de se acercarem das magníficas classificativas seleccionadas para este evento.
O traçado geral da prova não sofre grandes alterações em relação a anos anteriores, excepção feita á nova super-especial que será realizada no Sábado dia 16 de Maio em Vila Nova de Cerveira, e o regresso de uma das classificativas mais queridas dos praticantes e do público, a classificativa da Sr.ª da Encarnação que terá honras de encerramento da prova mas não sem antes reunir todos os participantes junto ao Convento situado no final da classificativa, num momento de franco convívio no final do rali.
No total serão disputadas sete provas especiais de classificação com 62 quilómetros contra o cronómetro, perfazendo um total de 127 quilómetros de extensão total no rali.
Fernando Batista, o Presidente do Targa Clube, em uníssono com o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, realçou a importância crescente deste rali, até pela tradição que começa a criar e que só responsabiliza ainda mais a Comissão Organizadora, e espera mais uma vez cumprir com os objectivos a que o Targa Clube se propõe, nomeadamente os objectivos desportivos no papel do clube enquanto associação que promove a prática do desporto automóvel, mas sem descurar os objectivos que norteiam o apoio da autarquia, em prol da divulgação da oferta turística do município do Alto Minho que se quer mostrar como uma opção turística de qualidade e diversidade, aquém e além fronteiras, e contam para isso com a indispensável cooperação dos "media" na efectiva divulgação da prova.
PROGRAMA DA PROVA
Sábado, 16 de Maio
21h30 - Partida de V.N. de Cerveira (Central de Camionagem)
21h40 - 1ª PE - V.N. de Cerveira (2,15 km)
21h50 - Parque de Assistência (V.N. de Cerveira)
22h40 - Parque Fechado
Domingo, 17 de Maio
09h00 - Partida de V.N. de Cerveira
09h28 - 2ª PE - Calvários/Covas 1 (12,95 km)
09h53 - 3ª PE - Fontela/Gondar 1 (6,80 km)
10h20 - 4ª PE - Vilares/DEM (14,40 km)
11h00 - Reagrupamento (V.N. Cerveira)
12h00 - Parque de Assistência (V.N. de Cerveira)
12h45 - 5ª PE - Calvários/Covas 2
13h10 - 6ª PE - Fontela/Gondar 2
13h33 - 7ª PE - Srª da Encarnação (6,05 km)
13h41 - Reagrupamento (Convento de S. Paio)
15h10 - Parque de Assistência (V.N. de Cerveira)
15h35 – Chegada ao pódio final
FIA chumba Rússia e Indonésia

As propostas de Rússia e Indonésia, previstas para integrarem o calendário de 2010 do Mundial de Ralis (WRC), deixaram de ser tidas em conta pela FIA. Após uma inspeção realizada, a entidade reguladora concluiu que nenhum dos dois eventos reune condições para receber carros e pilotos. Por outro lado, outro projeto em análise, a Bulgária, recebeu luz verde da FIA. Dentro de uma nova filosofia do WRC, serão disputadas 24 competições entre 2009 e 2010, em países diferentes.
sexta-feira
Rampa Serra da Estrela 2009

“Promo” Rali Vinho Madeira 2009

Vodafone Wedo Samsung Team nos ralis com Aston Martin

Fotos Vodafone Rali de Portugal 2009
Para ver as fotos siga o LINK.