quinta-feira

1º Rali Caldas das Taipas - Passagem na Rampa da Falperra



Volvidos oito anos que os montes da Falperra não eram estremecidos pelos roncares dos motores dos automóveis, eis que surge um clube, CAST(Clube Automóvel de Santo Tirso) que, com muito trabalho e de forma heróica, resolve aproveitar parte do traçado da extinta Rampa da Falperra como parte integrante do seu troço do
1º Rali Caldas das Taipas – Capital da Cutelaria.
É o regressar dos automóveis à Falperra… pode ser o princípio de algo mais…
O 1º Rali Caldas das Taipas será a 4ª prova do Campeonato Regional de Ralis do Douro e terá na vila que dá o nome ao rali o seu centro organizacional.
Depois de algumas negociações, a junta de freguesia de Caldelas junta-se, deste modo, ao CAST. Sem dúvida uma excelente aposta deste clube, pelo facto de a vila reunir todas as condições para a recepção de uma prova de ralis. Quanto à lista de inscritos, será de prever uma grande adesão por parte dos pilotos da zona, e diga-se que não são poucos que, com certeza, não quererão deixar "fugir" a oportunidade de se "mostrarem" em casa assim como “fazer o gostinho ao pé” num troço que está na memória de todos - a Falperra. É um regresso ao passado! Os bólides voltaram. O público aderirá como aderia à prova do Europeu de Montanha: "é uma zona com imensos adeptos do desporto automóvel, que voltarão a fazer “a romaria” como faziam quando havia a Falperra".

O Clube Automóvel de Santo Tirso, entidade organizadora do Rali “Caldas das Taipas – Capital da Cutelaria”, já recebeu a confirmação da nova data para a realização do evento.

Inicialmente marcado para 23 de Maio próximo, o Rali “Caldas das Taipas – Capital da Cutelaria”, viria a ser adiado no passado dia 13, por decisão da entidade organizadora, o Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST).

Na base desta decisão esteve a impossibilidade de conseguir obter em tempo útil diversos pareceres técnicos solicitados pela Câmara Municipal de Guimarães para aprovação do percurso.

No entanto, já foi encontrada nova data que será dia 10 de Outubro de 2009

figurando já no calendário oficial da FPAK o novo dia do rali.


A pec iniciará em Santa Cristina de Longos em direcção à EN 309, indo ter “ao meio” da Rampa da Falperra. O troço é feito posteriormente a subir, tal e qual como era a Falperra, mas não termina aonde terminava a rampa. Os carros farão a subida e depois seguem em direcção a Briteiros (Citânia). No total a pec tem 15,5 Kms, sendo que 2,8 kms são realizados “em Rampa”.
Desde 2001 que o traçado não “sentia” o cheiro a borracha queimada. 2009 surge como o ano de viragem. Caldas das Taipas volta a receber uma prova de automóveis (já recebeu vários anos provas de perícia) e a Falperra volta a ter actividade!
Volto a referir. Pode ser que mais novidades surjam porque não é só o CAST que se interessa pelo nostálgico traçado. Outros clubes também têm vindo já a pensar nele…
Alegremo-nos… É sempre bom voltar a vermos recuperar um traçado tão espectacular. Os pilotos espanhóis também não irão querer deixar de participar nesta prova, quer pelo misticismo do percurso, quer pela proximidade. Estão reunidas todas as condições para uma excelente prova. Parabéns ao CAST e à junta de freguesia das Caldas das Taipas.

Regulamento da Prova


Nenhum comentário: