O Clube Automóvel do Minho apresentou oficialmente a 1.ª edição do Rali de Barcelos, prova que estará na estrada nos dias 13 e 14 de Março, constituindo a terceira etapa do Campeonato Open de Ralis 2009, sendo uma das novidades da temporada.
O Salão Nobre da Câmara Municipal encheu-se para esta cerimónia onde foram explicados todos os pormenores da prova, contando com a presença, entre outros, de Fernando Reis, edil barcelense, Luiz Pinto de Freitas, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, bem como Barbosa Ferreira, presidente do CAM, para além dos seus colegas de direcção no clube bracarense.
Antes de explicar a parte desportiva do Rali de Barcelos, Barbosa Ferreira começou por agradecer ao presidente da Câmara Municipal de Barcelos: “Todo o apoio recebido para colocarmos de pé esta organização. Para além disso, não posso deixar de realçar também o apoio invulgar das gentes de Barcelos quando se confirmou a presença da prova na sua terra. Obviamente que aqui incluo os patrocinadores que estão connosco, e a quem agradeço, bem como ao clube Motogalos, Motor Clube de Barcelos e ainda as juntas de freguesia por onde passa o rali, agradecendo a presença de alguns presidentes nesta cerimónia”.
O presidente do CAM, pediu ainda a todos os pilotos que vão participar na prova: “O máximo cuidado quando fizerem os reconhecimentos. O rali atravessa 17 freguesias do concelho de Barcelos e pretendemos causar o mínimo incómodo a todos, para que a prova seja uma festa”.
Por seu turno, Luiz Pinto de Freitas, que se deslocou de propósito a esta apresentação vindo de Lisboa, começou por justificar a sua presença: “Primeiro, porque Barcelos será um novo centro da competição automóvel, felicitando-os por isso. Depois, porque houve um homem que teve um sonho, querendo que um rali do seu clube chegasse ao topo. Os seus percursores seguiram esse sonho e por isso estamos hoje aqui em Barcelos”, disse o presidente da FPAK, homenageando assim Álvaro Miranda, ex-presidente do CAM.
Fernando Reis, confessou que quando lhe colocado o desafio de ter um rali na sua autarquia teve: “Algumas dúvidas pela segurança, mas também estou consciente que este será o primeiro grande evento do desporto automóvel que Barcelos terá”, começou por referir o presidente da Câmara que confessou ainda ser: “Um grande apaixonado pela competição automóvel. Espero que a população de Barcelos, bem como todos aqueles que nos vão visitar, saibam compreender este desporto, contribuindo para que este acontecimento seja uma festa”.
Fernando Reis, sublinhou ainda que aceitou este desafio: “Pela importância que tem junto de muitos barcelenses que são praticantes e têm levado o nome da nossa terra além fronteiras. Fico também satisfeito porque houve um agrupar de entidades que aceitaram o desafio e só me resta fazer votos para que tudo corra bem e que esta seja a primeira de muitas provas em Barcelos, perdurando uma parceria com o Clube Automóvel do Minho”.
Acrescente-se ainda que o CAM, entre outras iniciativas vai ainda atribuir um prémio à equipa mais desportista da prova. No que diz respeito aos carros “zero”, o Porsche GT3 de Mex Machado dos Santos, será um deles, mas terá ao volante António Coimbra da Vodafone. Depois teremos ainda mais dois Lancia Delta, carros que já alinharam no Campeonato do Mundo de Ralis, com Miguel Oliveira e Filipe Oliveira, para além de um Renault 5 Turbo com Hélder Pimenta aos comandos.
Este Rali de Barcelos começa no dia 13 de Março com uma especial espectáculo (Barcelos) no primeiro dia de prova. Esta, com 6,40 km, será disputada bem no centro da cidade tendo honras de transmissão televisiva em directo através da internet. No dia seguinte, tem lugar os troços de Carvalhal/Goios (5,13 km), Carvalhas/S. Eulália (9,60 km) e Moure/Adães (5,00 km), disputados na primeira secção. Na derradeira secção, os concorrentes têm à sua espera as especiais de Vila Cova/Vilar do Monte (6,75 km) e Panque/Alvito (6,87 km), terminado o rali com nova passagem pela especial espectáculo de Barcelos. Ao todo serão percorridos 125,06 quilómetros, com 47,88 dos quais, a serem cronometrados.
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