PEC 1/3 -- Famalicão Poente (11,47 km)
Início: Não há grandes acessos, até porque a ligação é algo estreita e com poucas possibilidades para estacionar.
Acesso 1: Seguindo pelo antigo início deste troço, junto à Capela de Santa Catarina em Calendário, percorre cerca de 1500m em terra, mas com pisos bastante bons, até encontrar a PEC. Aqui tem duas possibilidades, caminhando a pé: para a sua direita 500m, vê uma sequência de curvas bastante interessante ou então para a sua esquerda 100m, vê uma curva 90º para a esquerda.
Acesso 2: Para chegar à antiga zona terra/asfalto/terra, agora toda ela em asfalto, mas com interesse, uma vez que se tratam de dois ganchos, tem duas possibilidades. Ou pela EN Famalicão-Póvoa de Varzim e depois pela EM que liga Outiz a Gemunde, ou então, vindo do centro de Famalicão, seguir em direcção a Calendário, depois em direcção a Vilarinho, seguindo pelo antigo troço deste rali em asfalto, após cerca de 3 km, virar à direita em direcção a Outiz até encontrar a PEC.
Acesso 3: Seguindo o acesso anterior, ou seja, pela estrada de Calendário para Vilarinho e seguindo depois em direcção a Outiz, passados 150m virar à esquerda. Mais 250m e virar à direita para a Rua do Pombarinho. Cerca de 300m depois e seguir pela esquerda para a Rua do Espido e andar mais 700m até entrar em terra, junto a uma pocilga. Percorrendo 400m, encontra o troço numa descida acentuada para uma curva de 90º para o asfalto. Também tem a possibilidade de virar à direita, pelo asfalto, e cerca de 600m depois encontrar a PEC num gancho à direita, fazendo a transição asfalto/terra para a nova parte do troço, perto já da conhecida zona da Vacaria.
Acesso 4/Final: Seguindo o acesso anterior até ao cruzamento para Outiz, não vira para a direita e segue em frente e após passar sob a A7, mais 1km e vira à direita, encontrando o final a cerca de 300m. Do cruzamento para Outiz até ao final da PEC distam 3 km, no total. Outra alternativa é seguir pela EN 309 e não virar à direita para o final, seguir mais 800m e virar à direita. Mais 150m, segue pela direita, e 200m depois vira à esquerda. 500m depois, na rotunda, virar à esquerda e após 200m virar à direita, mas seguir pelo caminho à esquerda, até entrar em terra e passar por baixo da A7. Um pouco mais à frente encontra a PEC num gancho a descer para a esquerda. Concretamente a parte final tem zonas interessantes, nomeadamente a esquerda de 90º à saída do novo túnel que dista 500 metros do final, cujo acesso é unicamente a pé.
PEC 2/4 -- Famalicão Nascente (9,00 km)
Início: Seguir em direcção a Guimarães pela EN 206 e ao quilómetro 26,2 virar à esquerda para o lugar do Carapito, continuando no empedrado e vai ver a passagem do asfalto para a terra e a passagem entre os carvalhos, que também é interessante. Antes de aqui chegar, tem a possibilidade de voltar à direita e subir até à Quinta dos Castelos e ver no planalto, junto ao muro.
Acesso 1: A partir da EN 206, ao quilómetro 24,4, volta à esquerda em direcção de Vale de São Martinho/Igreja e depois vira à direira para a Rua de Ancede que emenda na Rua da Serra. Sempre a subir cerca de 700 metros e encontra a passagem da terra ao paralelo, antecedido de algumas curvas encadeadas bastante engraçadas.
Acesso 2: Para a zona do planalto, é recomendado o acesso a partir do lugar de Azibeiro, em Telhado, que sobe até Tapada e encontrará o cruzamento dos 5 caminhos. Também pode chegar lá através do quilómetro 26,8 da EN 206, virar à esquerda em Requião, passando pelo campo de jogos do 1º de Maio, sobre um caminho estreito em paralelo e posteriormente em asfalto e logo adiante sobe à esquerda em terra, até aos 5 caminhos. Este último acesso é mais acessível em viaturas de tracção integral.
Acesso 3: A partir do final do antigo troço, que se encontra em bom estado, subindo até a um entrocamento que dá para as pedreiras de Airão, seguindo em frente, pela direita, onde tem uma série de opções, com destaque para o gancho para a esquerda, muito espectacular habitualmente. Também pode lá chegar através de Joane, seguindo em direcção a Airão e passa no meio das pedreiras.
Final: Seguir indicação São Cosme do Vale e Telhado pela EN 309 até ao quilómetro 23,4. Numa curva à esquerda, vira à direita, passa um riacho e sobe pelo interior da aldeia até ao lugar de Portelinhos. Estacione por aí, junto a um café/mini mercado, seguindo depois a pé pela direita, pois o final fica a cerca de 300m
Fonte:Famalicaomotor.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário