sexta-feira

MotoGP em Sepang


Com o primeiro dia de treinos em Sepang concluído, os principais candidatos ao título já puderam fazer algumas apreciações às suas motas.

Valentino Rossi, actual campeão, e apesar da recente queda em casa que lhe valeram pontos na mão e no pé esquerdos, diz que se sentiu bem a pilotar. "Estou muito contente porque consegui rodar com a moto hoje, isto apesar dos pontos na mão e pé, e fui rápido. Não estou a 100% por causa das dores, mas não tenho problemas em pilotar," disse "Il Doctore". Ainda assim, não se safou de uma queda no início dos treinos, o que não o impediu de fazer o 3º tempo ao cabo de 31 voltas. Sobre a mota, afirma que está mais rápida e que a principal atenção vai em adaptar os novos regulamentos dos pneus à forma de treinar.
Jorge Lorenzo, seu colega de equipa, mostrou-se com com falta de ritmo e teve dificuldades em aguentar o exigente circuíto de Sepang: “O meu corpo está um pouco enferrujado depois de tanto tempo de paragem. Nesta condição é difícil ser rápido, mas estou contente porque a moto parece estar melhor, especialmente o motor. Conseguiram melhorar a aceleração no Japão e com o novo chassis a moto também já não está tão instável à saída das curvas.”

Casey Stoner, principal candidato à sucessão de Rossi, esperava estar melhor fisicamente depois da operação ao pulso. Sentiu muitas dores, afirmando mesmo que não conseguiu dar mais que 5 voltas seguidas ao traçados de Sepang. Sobre a mota, diz: "A GP9 está a rodar bem e tenho a mesma sensação positiva que nos últimos dois testes em Barcelona e Valência. O chassis é totalmente diferente e vamos ter de continuar a trabalhar para melhorar a afinação, mas temos um bom ponto de partida e podemos usar a GP8 como referência,".
Já Nicky Hayden, mostra-se confiante em relação à adaptação à sua nova mota: “Começámos com a mesma afinação de Jerez porque depois de dois meses sem rodar era melhor ir por um caminho já conhecido. Não fizemos grandes mudanças ao longo do dia, principalmente porque antes de as fazermos tenho de recuperar o meu próprio ritmo. A moto está boa nos travões e é estável e precisa nas curvas rápidas.”.

A dupla da equipa Repsol Honda, Dani Pedros e Andreas Dovizioso, tiveram um início positivo destes três dias de testes. O novo piloto da equipa, Dovizioso diz: "Finalmente encontrámos uma boa posição e boas sensações com a moto, pelo que de tarde pudemos dar continuidade ao trabalho no chassis concentrarmo-nos mais na afinação para adaptarmos a máquina aos pneus Bridgestone. Isto é um elemento muito importante neste momento. Na verdade, os pneus são consistentes e têm muito potencial, mas ainda não estamos a tirar todo o partido desse mesmo potencial. Isto é bom porque sabemos que há espaço para melhoramentos.”
Já Pedrosa, número 3 em 2008, afirma: “A prioridade de momento é adaptar a moto aos pneus Bridgestone, pelo que trabalhámos na afinação para conseguirmos o melhor equilíbrio entre a moto e pneus. O objectivo durante estes três dias de testes é também melhorar cada um dos aspectos da moto com vista à temporada que se aproxima.”

Nenhum comentário: