quinta-feira

Verdadeiro Monte Carlo começou esta tarde


Segunda metade do dia de hoje do Rali de Monte Carlo ficou marcada pela chegada da neve, que veio baralhar por completo as contas, com alguns pilotos a darem um valente trambolhão na classificação geral. Devido ao facto de terem de escolher pneus para dois troços, boa parte deles teve problemas, pelo que entre ganhos e perdas, entre os pilotos da frente, só mesmo Freddy Loix logrou manter a mesma posição.


Afinal, desde o início do dia de ontem, o que se assistiu foi a um rali de asfalto, normalíssimo, mas o que se passou hoje na sétima e oitava especiais foi algo semelhante ao que muitas vezes enriqueceu a história do Rali de Monte Carlo. Pilotos a rodar com pneus completamente desadequados ao piso, e, consequentemente, grandes alterações na classificação de troço para troço.
A neve começou a cair no final da manhã em St Jean en Royans - Font d'Urle e Cimetière de Vassieux - Col de Gaudissart, que no seu total perfaziam 47 quilómetros, e na segunda passagem o que se assistiu foi uma verdadeira lotaria pois os pilotos optaram pelas mais díspares escolhas de pneus, desde slicks a pneus com pregos, o que resultou, obviamente, em grandes mudanças na tabela da geral. Basta olhar para a listagem mais abaixo, a classificação após a PE6 e depois da PE 8, para se perceber a verdadeira extensão do drama.

Hanninen e Solberg caem seis posições

O anterior líder, Juho Hanninen, que chegou a St Jean en Royans com 51.5s se avanço para Petter Solberg, caiu para sexto...a 2m35.7s do novo líder Bryan Bouffier, que antes deste troço distava 1m37.6s. Só por aqui se percebe o que significa a entrada na já de si complicada equação da neve e do gelo. Mas não só, pois Petter Solberg caiu de segundo para sétimo, enquanto Freddy Loix teve mais sorte e manteve a posição, mais ou menos com a mesma distância que tinha anteriormente para o líder, só que agora os seus principais adversários são Bryan Bouffier e François Delecour, que vinte anos depois de ter perdido o Rali de Monte Carlo nos últimos quilómetros da derradeira especial, em 1991, tem agora uma grande oportunidade de, aos 48 anos, vingar essa derrota.

Estas duas especiais tiveram o condão de baralhar por completo as contas, e com cinco especiais pela frente, condições meteorológicas semelhantes às desta tarde e duas passagens pelo Turini, estão finalmente reunidas as condições para uma segunda metade do Rali de Monte Carlo de exceção, e com nada mais nada menos que sete candidatos à vitória, pois apesar de estar a quase quatro minutos do líder, com condições semelhantes às de hoje, nada é impossível e nisso mesmo reside a 'beleza' e o misticismo do Rali de Monte Carlo.

Após PE 6


Hänninen J. - Markkula M. 1 Skoda Fabia S2000 1:36:19.6
Solberg P. - Patterson C. 2 Peugeot 207 S2000 +51.5
Loix F. - Miclotte F. 5 Skoda Fabia S2000 +1:02.1
Sarrazin S. - Renucci J. 8 Peugeot 207 S2000 +1:04.0
Kopecký J. - Starý P. 3 Skoda Fabia S2000 +1:37.0
Wilks G. - Pugh P. 10 Peugeot 207 S2000 +1:37.4
Bouffier B. - Panseri X. 4 Peugeot 207 S2000 +1:37.6
Delecour F. - Savignoni D. 6 Peugeot 207 S2000 +2:15.1
Vigion J. - Yvernault E. 23 Peugeot 207 S2000 +4:09.4
10º Maurin J. - Ural O. 21 Ford Fiesta S2000 +4:54.8
11º Vouilloz N. - Veillas B. 7 Skoda Fabia S2000 +5:17.2
12º Betti L. - Mattioda A. 22 Peugeot 207 S2000 +6:11.2
13º Gardemeister T. - Tuominen T. 11 Peugeot 207 S2000 +6:18.9
14º Basso G. - Dotta M. 16 Peugeot 207 S2000 +7:20.9
15º Caffi A. - Peroglio R. 24 Skoda Fabia S2000 +7:59.7

Após PE 8

Bouffier B. - Panseri X. 4 Peugeot 207 S2000 2:14:38.8
Delecour F. - Savignoni D. 6 Peugeot 207 S2000 +28.0
Loix F. - Miclotte F. 5 Skoda Fabia S2000 +1:05.5
Wilks G. - Pugh P. 10 Peugeot 207 S2000 +1:20.5
Sarrazin S. - Renucci J. 8 Peugeot 207 S2000 +1:41.1
Hänninen J. - Markkula M. 1 Skoda Fabia S2000 +2:35.7
Solberg P. - Patterson C. 2 Peugeot 207 S2000 +3:49.1
Vouilloz N. - Veillas B. 7 Skoda Fabia S2000 +5:31.0
Gardemeister T. - Tuominen T. 11 Peugeot 207 S2000 +7:42.7
10º Kopecký J. - Starý P. 3 Skoda Fabia S2000 +7:51.7
11º Basso G. - Dotta M. 16 Peugeot 207 S2000 +9:15.9
12º Caffi A. - Peroglio R. 24 Skoda Fabia S2000 +9:23.4
13º Gonon F. - Arlettaz-Schmidly S. 35 Subaru Impreza STi +10:11.0
14º Maurin J. - Ural O. 21 Ford Fiesta S2000 +10:43.2
15º Vigion J. - Yvernault E. 23 Peugeot 207 S2000 +17:33.8
16º Campana P. - de Castelli S. 66 Renault Clio R3 +19:52.9


Fonte: AutoSport

Nenhum comentário: