segunda-feira

Domínio total da Citroen na Alemanha

Ogier aproveitou bem o azar de Loeb e venceu o Rali da Alemanha. Citroen teve domínio avassalador. Sordo provou que o MINI já está bem competitivo.
Pela primeira vez, desde que a prova conta para o Mundial, que o vencedor do Rali da Alemanha foi outro que não Loeb. E isto aconteceu essencialmente porque o campeoníssimo francês sofreu um furo na 2ª etapa e com isso, Ogier, que andou "como nunca" em asfalto, passou um dia de domingo bem descansado, vencendo, pela primeira vez, um rali de asfalto.
Loeb ainda conseguiu minorar os estragos vencendo a Power Stage, mas apenas ganhando um ponto a Ogier, que naturalmente foi segundo, tal o domínio completamente avassalador dos Citroen oficiais.
No último lugar do pódio terminou Dani Sordo, como todos sabem, um excelente piloto de asfalto, que mostrou que o MINI já está muito competitivo - não contando com o "extraterrestre" DS3 - conseguindo superiorizar-se claramente a Hirvonen.

Hirvonen que foi o "menos mau" da Ford, isto no resultado final, já que Latvala foi (quase) sempre mais rápido, mas acbou muito atrasado devido a problemas vários no Fiesta. Mas o que fica deste rali, é que, por culpa do carro ou dos pilotos, a Ford, pelo menos nos ralis de asfalto, está a "anos-luz" da Citroen.
Com Kris Meeke a ser autor, também ele, dum excelente rali, mas que acabou na desistência, provocada por problemas eléctricos no MINI, Petter Solberg terminou em quinto, mas nunca foi verdadeiramente protagonisata da prova.
Depois desta "1ª Divisão", e já a "distâncias de TT", terminaram Raikkonen, que se superiorizou a H. Solberg - que a cada prova que passa parece andar "para trás" - ficando depois Armindo Araújo, que conseguiu um bom resultado, o 8º lugar, batendo os "gentleman drivers" P. Van Merksteijn e D. Kuipers e o "filho do patrão", M. Wilson.
No S-WRC, competitividade foi coisa que não existiu e O. Tanak foi um mais que descansado vencedor, com Nasser Al-Attiyah - de quem se fala que pode vir a passar para o WRC em 2012 com equipa própria - a ser segundo e F. Turán a fechar o pódio.

Bernardo Sousa fechou a tabela classificativa da categortia, depois duma prova de altos e baixos, onde demonstrou um bom andamento mesclado com duas saídas de estrada. Porém, é de destacar a postura atacante do piloto português, mesmo sabendo que quem anda depressa corre sempre mais riscos...



José Bandeira - Motores Magazine in RallyMania

Nenhum comentário: