terça-feira

CAM com ano de 2011 muito positivo

O ano que está prestes a terminar acabou por ser muito positivo para o Clube Automóvel do Minho, apesar da conjuntura económica não ser favorável como todos sabemos.
A agremiação bracarense conseguiu ter um calendário bem preenchido ao nível das várias categorias do desporto motorizado que organiza, como ainda introduziu algumas novidades que foram bem aceites por todos os intervenientes: “Foi um ano muito cheio de provas, atividades e projetos para lançar em 2012. Cumprimos os objetivos propostos no início do ano a 100 por cento e por isso só podemos estar satisfeitos”, começa por salientar Barbosa Ferreira, que especifica em seguida: “No automobilismo de velocidade, conseguimos ter as duas provas marcadas pela Federação. Aqui destaco a última onde tivemos a maior lista de Clássicos do ano, significando isto que os pilotos continuam a aderir às nossas provas. De resto, tivemos a Rampa da Falperra, sempre um sucesso assinalável”.
O presidente do CAM prossegue com as outras modalidades presentes no calendário do clube: “No Karting, de facto, não tivemos nenhuma prova internacional, apesar de sermos candidatos a uma do Campeonato do Mundo. A CIK-FIA atribuiu essa prova ao Bahrain, mas entretanto, perto da data fomos contactados para a realizar, mas já era tarde para a organizarmos. No entanto, mantivemos a candidatura para 2012 e já nos foi atribuída. Ao nível interno, tivemos a jornada do Campeonato de Portugal e lançamos o Troféu CAM Kart que funcionou muito restritamente pelo facto de não termos tido a adesão pretendida. Vamos agora repensar o projeto indo de encontro às necessidades e também dentro da conjuntura atual. Apenas tivemos uma categoria disputada, mas foi positivo pois um dos nossos pilotos venceu a Taça de Portugal e numa prova internacional em Itália, foi terceiro, somando ainda mas dois pilotos que foram segundo e sexto classificados. Para uma prova desconhecida, com karts cedidos no meio de três dezenas de participantes, o desempenho foi ótimo”.
Passando ao motociclismo, o ano de 2011 foi ano de estreia na organização de provas de modalidades que nunca estiveram na alçada do CAM: “Houve a estreia do Enduro no Sameiro que resultou em pleno, mas por razões estruturais e financiamento da prova não a vamos fazer em 2012. Na velocidade tivemos as três provas do costume e vamos voltar a tê-las. A novidade foi a Categoria Supermotard, uma disciplina sempre espetacular disputada na pista do kartódromo, bem como o campeonato de Stunt Riding, ou seja, acrobacias com motas, mas esta última não vamos repetir”, explica Barbosa Ferreira, que passa de imediato aos Ralis: “Tivemos o de Barcelos que voltou a ser um sucesso com a maior lista de inscritos das provas do género em Portugal. Mantivemos o Rali de Vila Verde numa perspetiva de continuidade das 11 edições disputadas. No final do ano tivemos a novidade do CAM Rali Festival que foi percorrida entre a pista de velocidade e o kartódromo nos dois sentidos, registando cerca de 70 pilotos. Penso que foi a maior enchente em termos de público o que nos deixa satisfeitos com vista ao futuro deste evento”.
Em termos de balanço final, o presidente do CAM considera que 2011 foi um ano: “Bem preenchido e conseguido, estando nesta altura já a preparar 2012 com algumas novidades. Advinha-se um ano muito complicado, mas vamos tentar passar por esse contexto menos positivo, voltando a ter um conjunto de provas de grande impacto e de grande nível”.

Nenhum comentário: