terça-feira

Latvala venceu sem oposição, Loeb Campeão!

Numa prova marcada pelo grande número de abandonos, Jari-Matti Latvala conseguiu vencer o derradeiro rali da temporada que ficou marcado por um pódio… inédito. Armindo Araújo foi 10º.
As circunstâncias que descrevemos nas reportagens anteriores do Rali Wales GB deixaram pelo caminho ou atrasaram grande parte dos candidatos aos primeiros lugares, restando para o dia de hoje a decisão da vitória final na prova britânica, depois de o título ter ficado atribuído bem cedo.
Latvala partiu ao ataque e aumentou a diferença para Loeb no primeiro troço mas o rali ainda reservava mais uma machadada para desferir. O atingido foi Loeb, vítima de um acidente… na ligação contra um carro de aluguer conduzido por fãs de Dani Sordo!
Ficou aí decida a prova com o pódio a ser composto por Latvala, Ostberg e Henning Solberg!
Kris Meeke terminou em 4º a poucos segundos do pódio. Wilson foi 5º à frente de Tanak que apesar de alguns problemas e de se estrear num WRC conseguiu o melhor resultado de sempre para os pneus DMACK. Novilov, Kuipers e Block antecederam na classificação o português Armindo Araújo que encerrou o top 10 e garantiu mais um ponto, numa prova muito sofrida.
“Foi uma das provas mais difíceis e traiçoeiras que disputamos nos últimos anos. Sentimos, desde inicio, que o MINI não tinha as condições de afinação ideais para imprimir um ritmo agressivo e optamos por aplicar uma táctica moderada para tirar partido da nossa maturidade neste tipo de situações. Esta prova fez muitas baixas no pelotão mas nós não cometemos qualquer erro e conseguimos sair ilesos de todas as armadilhas. Fomos recompensados pelo trabalho que efectuamos”.
Sobre a temporada que agora termina, Armindo afirma: “Tivemos ao longo do ano algumas dificuldades mas mostramos também que podemos ser muito competitivos. Há terrenos em que o MINI está muito próximo do ideal, outros em que teremos de trabalhar ainda mais. Conseguimos aprender muito e sentimos que em 2012 podemos lutar pelos melhores lugares entre as equipas não oficiais. A partir de hoje, começamos a preparar já a próxima temporada”.
No PWRC, Flodin venceu com grande folga sobre o segundo classificado, o checo Semerad.

Power Stage para Ogier
A terminar o rali, como já vem sendo hábito, disputou-se a Power Stage ganha por Ogier com Dani Sordo ainda a conseguir dar nas vistas numa prova que não lhe correu nada bem. Latvala, pouco interessado em arriscar nos últimos 4 kms uma vitória certa contentou-se com o terceiro lugar.
O conjunto de resultados do Rali de Gales e da sua Power Stage acabou por não trazer qualquer alteração ao topo da tabela classificativa do mundial. Para o ano haverá mais, provavelmente com o interesse acrescido de vermos alguns dos pilotos de topo mudarem de campo. Uma espécie de baralhar e dar de novo… Esperemos que os trunfos fiquem bem repartidos!

Francisco Veloso - Fórmula Rali com José Bandeira - Motores Magazine in RallyMania

Nenhum comentário: