quarta-feira

Apresentação do Challenge Desafio Único 2009

A FEUP apresentou na 6ª feira o Challenge Desafio Único 2009, uma edição da iniciativa que se prevê a mais ambiciosa de todas.
Tal como já foi noticiado, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto irá colocar em pista dois troféus, o FEUP I com os FIAT Uno 45 e o FEUP II com os FIAT Punto 85.
Serão dois troféus com o mesmo regulamento desportivo, o qual regista significativas alterações ao que serviu de base para o Challenge Desafio Único de 2008.
Começamos pelo calendário, serão 7 provas (5 circuitos e duas rampas), faltando apenas confirmar a presença no Circuito da Boavista.
As competições FEUP I e FEUP II serão disputadas em duas mangas, ao contrário deste ano não serão consecutivas. Nas rampas existirão duas subidas de prova para cada piloto. As grelhas de partida da segunda manga serão invertidas em relação ao resultado da manga anterior, incidindo a inversão nos 20 primeiros na FEUP I e 12 primeiros na FEUP II.

As classificações nas provas resultam da soma dos pontos de cada corrida nos circuitos, resultando da soma da melhor subida de cada piloto nas rampas. Para a classificação final contam os seis melhores resultados da temporada (podem abdicar de um), sendo obtida uma classificação por equipas e outra por pilotos.

Este ano foi criada a imagem dos handicaps de peso que incidirão sobre os 5 melhores classificados em cada prova.
Relativamente aos regulamentos técnicos, a FEUP efectuou alterações nos FIAT Uno. Assim, Será definido um conjunto de peças que terão de ser originais FIAT, o peso do carro será redefinido, está em estudo a utilização de um escape e modelo de jantes único para todo o troféu, sendo definido que a especificação da admissão será igual para todos os concorrentes.

Em relação ao FEUP II que envolve o FIAT Punto 85, fique com os principais pontos:

- Mecânica base do modelo original é inalterável, estilo antigo Grupo 1, segundo ficha Técnica a emitir pela FPAK;
- Especificação das peças a utilizar originais Fiat;
- Altura mínima ao solo 80 mm;
- Equipamento de Segurança Obrigatório (livre);
- Centralina sorteada pela organização em cada prova. Esta centralina é aquirida pelo concorrente à FIAT;
- Suspensão de Amortecedores e molas definidos pela organização (600€ + IVA);
- Pneumáticos 195/50/R15 (marca a definir);
- Escape definido pela organização;
- Jantes definidas pela organização (6 jantes 400€ + IVA) - Roll Bar (1000€ + IVA com montagem incluida)
Os preços mencionados representam estimativas do valor final)

As inscrições para as duas categorias do Challenge Desafio Único estarão abertas a partir de 1 de Janeiro de 2009. As informações podem ser obtidas pelo mail desafio@fe.up.ptEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

calendário
7 provas (5 circuitos e duas rampas)

25/26 Abr - CIRCUITO BRAGA 1
16/17 Mai - CIRCUITO ALGARVE 1
?/? Jul - CIRCUITO DA BOAVISTA (Em negociação)
25/26 Julho - CIRCUITO DE VILA REAL
3/4 Out - RAMPA DA PENHA (Em negociação para alteração de data)
10/11 Out - CIRCUITO ACDME – 3
14/15 Nov - RAMPA SENTIR PENAFIEL

Provas facultativas
8 Jan - Prova de Abertura Velocidade 2009 - Braga
5/6 Dez - Taça Challenge Desafio Único - Braga

Nenhum comentário: