sábado

Ricardo Costa vence Montelongo 2009

Teve hoje inicio em Fafe o Campeonato Open de Ralis com a realização do Rali Montelongo a cargo da secção de desportos motorizados do FC Porto.
Foram muitos os projectos novos que surgiram este ano no campeonato, onde um deles, Ricardo Costa e Nuno Almeida aos comandos do Mitsubishi Evolution VI chegaram ao final como vencedores do rali.
Pedro Peres apresenta-se esta época com um novo carro, com um chassis de melhor condução que do ano passado, mas que ainda assim não lhe deu a vitória neste rali.
Ricardo Costa entrou logo ao ataque nas primeiras especiais, deixam bem atrás os seus mais directos adversários para na 2ª secção do rali fazer apenas gestão da sua vantagem.
Em segundo lugar ficou então Pedro Peres que este ano parece ter alguém que lhe faça frente no Campeonato. O terceiro lugar foi ocupado por Luis Mota que irá utilizar o habitual Evo IV na fase de asfalto para passar para um mais potente Evo VI na fase de terra.
No quato lugar ficou Frederico Ferreira que se impôs assim na categoria reservada aos clássicos com o seu endiabrado Ford Escort RS 1800.
Nuno Pina que encarava este rali como um teste de adaptação ao Peugeot 206 com que irá disputar o desafio ModelStand, terminou num fantástico 5º lugar absoluto, 1º da categoria de duas rodas motorizes, a apenas 2 décimos de Frederico Ferreira.
Em estreia no Open estava o Hyundai Coupé Kit-Car tripulado pela dupla Armindo Neves/João Luz que acabou a prova num bom sexto lugar efectuando um rali muito regular.
O sétimo lugar foi ocupado por Anibal Rolo que este ano é navegado pelo campeão em titulo José Sousa, no belissimo Renault 5 Turbo.
O oitavo lugar ficou entregue a mais um clássico neste caso ao Ford Escord RS MKI de Paulo Azevedo, que ocuparam assim a terceira posição entre os clássicos. Nonos, Martinho Ribeiro/Paulo Marques despediram-se neste rali do espectacular Ford Puma Kit-Car prometendo voltar com um carro de ralis mais a sério. A fechar o top-ten ficou Miguel Barroso no VW Golf G60.

A dupla famalicense João Ruivo/ Alberto Silva no Fiat Stilo Multijet não conseguiram repetiram a proeza do ano passado acabam do por desistir com uma avaria na transmissão e um acidente na Pec 3, Montim.
A nova secção do troço de Montim não deixou sudades a ninguém... nem á organização que o teve que neutralizar na primeira passagem. O piso muito escorregadio levou João Ruivo a bater e a desistir o mesmo sucedendo a Daniel Ribeiro que teve que ser transportado ao hospital por precaição. Outros pilotos também bateram mas acabram por conseguir prosseguir em prova. Esta Pec na parte da tarde seria ainda neutralizada devido a um facto insólito, um funeral obrigou a uma breve interrupção do rali.

As classificações encontram-se neste Link.

Nenhum comentário: