Foi um fim de semana pleno de adrenalina aquele que foi passado no Circuito da Boavista, em mais uma edição do Grande Prémio Histórico do Porto. Máquinas de outrora e pilotos de outras épocas mas também ainda em actividade, marcaram presença em várias corridas disputadas ao longo dos três dias de competição, destacando-se a presença vitoriosa dos pilotos famalicenses.
Depois da chuva ainda ter aparecido nos treinos de 6ª feira, o sol instalou-se ao longo dos dois dias restantes, levando até às bancadas e imediações do traçado da Boavista milhares de espectadores e curiosos. Muitas corridas, enorme espectáculo e animação foram os ingredientes de mais uma presença dos Históricos no traiçoeiro circuito da Invicta.
Depois da chuva ainda ter aparecido nos treinos de 6ª feira, o sol instalou-se ao longo dos dois dias restantes, levando até às bancadas e imediações do traçado da Boavista milhares de espectadores e curiosos. Muitas corridas, enorme espectáculo e animação foram os ingredientes de mais uma presença dos Históricos no traiçoeiro circuito da Invicta.
O ex-libris do GP Histórico era, sem dúvida alguma, a corrida reservada aos Fórmula 1 Históricos, denominada GP Masters. O vencedor foi encontrado após o somatório das duas corridas, com Ollie Hancook a levar o Surtees TS19 ao lugar mais alto do pódio, tarefa facilitada depois do abandono de Steve Allen na segunda manga, que tinha vencido a primeira corrida.
1º Ollie Hancock (Surtess TS19) - 20 voltas em 42m56,737s
2º Richard Barber (Fittipaldi F5A), a 43,886s
3º Frank Lyons (McLaren M26), a 2 voltas
4º Rick Carlino (March 811), a 2 voltas
5º Paul Grant (Trojan 103), a 2 voltas
1º Mike Donovan (Spice SE 88C) - 30 voltas em 1h01m26,244s
2º Nathan Kinch (Spice SE 89C), a 25,614s
3º António Nogueira (Marcos LM600 GT2), a 2 voltas
4º Andy Newall (Ford GT-40), a 2 voltas
5º Alain Schlesinger (Tiga GC 287), a 2 voltas
1º Jamie Boot (Chevron B16 C) - 23 voltas em 53m55,202s
2º David Forsbrey (Ford GT-40), a 16,140s
3º Laurie Bennett (McLaren M1B), a 21,914s
4º Mark Bates (Porsche 911 RSR), a 42,364s
5º Rui Macedo e Silva/Carlos Santos (Ford GT-40), a 1m02,935s
Nos monolugares da Fórmula Júnior, Nathan Kinch foi o grande vencedor, dominando categoricamente as duas corridas do programa. Ben Simms confirmou o 2º posto ao terminar ambas as provas nessa mesma posição, deixando lá mais para trás o também britânico David Hall.
1º Nathan Kinch (Lotus 22) - 22 voltas em 53m04,362s
2º Ben Simms (Elva 200), a 1m06,562s
3º David Hall (BMC MK2), a 3m24,516s
4º Larry Kinch (Lotus 20/22), a 2 voltas
5º Anthony Goddard (Tojero), a 2 voltas
1º Luís Gomes (Ford Escort RS) - 18 voltas em 1h16m03,789s
2º Philip Burgess (Mini Cooper S), a 1m24,765s
3º Luís Sousa Ribeiro (Jaguar XJS), a 1m59,580s
4º Fernando Soares (Mini Cooper S), a 2m01,910s
5º Richard Dodkins (Mini Cooper S), a 2m13,939s
A ANPAC (Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos) organizou duas competições, uma reservada aos Clássicos 1300 e outra para os concorrentes que habitualmente competem no principal campeonato, com a particularidade de não haver classificação conjunta, ao contrário das restantes provas disputadas na Boavista.
Na Taça até 1300, Rui Azevedo foi a principal figura da 1ª corrida, não dando quaisquer hipóteses à concorrência, tal foi a diferença para Paulo Antunes e Alexandre Beirão, que completaram o pódio. Na 2ª manga, as coisas não correram de feição ao piloto do Ford Escort, sendo penalizado com um drive through e posteriormente um toque, deixando a vitória entregue a Paulo Antunes, secundado por Fernando Soares e Emídio Pereira.
Corrida 1
1º Rui Azevedo (Ford Escort RS) - 11 voltas em 27m11,710s
2º Paulo Antunes (Datsun 1200), a 20,642s
3º Alexandre Beirão (Alfa Romeo Alfasud), a 25,247s
4º Fernando Soares (Fiat 128 Sport), a 53,159s
5º José Fafiães (Datsun 1200), a 53,923s
Corrida 2
1º Paulo Antunes (Datsun 1200) - 11 voltas em 27m46,696s
2º Fernando Soares (Fiat 128 Sport), a 21,209s
3º Emídio Pereira (Datsun 1200), a 1m32,625s
4º Rui Castro (Datsun 1200), a 1 volta
5º Carlos Cruz (NSU TT), a 1 volta
Corrida 1
1º Luís Barros (Porsche 930 Turbo) - 11 voltas em 25m16,845s
2º António Nogueira (Ford Capri RS), a 4,435s
3º Carlos Santos (Porsche 911 RSR), a 14,213s
4º César Machado (Ford Escort RS), a 22m264s
5º Rui Alves (Ford Escort RS), a 22,693s
(...)
12º Frederico Ferreira (Ford Escort RS), a 1 volta
Corrida 2
2º Carlos Santos (Porsche 911 RSR), a 1,723s
3º António Nogueira (Ford Capri RS), a 5,260s
4º César Machado (Ford Escort RS), a 8,549s
5º Joaquim Jorge (Ford Escort RS), a 26,767s
(...)
7º Frederico Ferreira (Ford Escort RS), a 1m32,976s
O Grande Prémio Histórico do Porto encerrou com a corrida reservada aos Gentlemen Drivers (Pre-66 GT), a única prova de resistência do programa. O vencedor, ao fim 1h30m de intensa actividade com duas entradas do Safety Car, foi a dupla Sean Walker/Ian Flux, com um Lotus Elan 26R, na frente de Miguel Pais do Amaral/Manuel Mello Breyner, segundos com um AC Cobra e de Carlos Cruz/Carlos Barbot, terceiros, com um Jaguar E-Type.
1º Sean Walker/Ian Flux (Lotus Elan 26R) - 31 voltas em 1h30m32,447s
2º Miguel P. Amaral/Manuel M. Breyner (AC Cobra), a 22,381s
3º Carlos Cruz/Carlos Barbot (Jaguar E-Type), a 23,923s
4º Nathan Kinch (Jaguar E-Type), a 1m37,073s
5º Mark Gibbon/David Hall (Chevrolet Corvette), a 2m08,285s
Os motores voltam ao traçado desenhado em redor do Parque da Cidade do Porto no fim de semana de 1 a 3 de Julho, com o Mundial de Turismos/WTCC a ser a competição que encabeça o cartaz.
João Peixoto - Famalicão Motor
Fotos: Autosport e Manuel Bessa Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário