terça-feira

Finalmente a vitória para Mikkelsen

Depois de uma série de oportunidades de vitória no IRC perdidas por Andreas Mikkelsen, umas vezes por erros próprios, outras por interesses de marca como sucedeu no SATA Rallye Açores, desta vez o piloto norueguês não falhou num rali onde só Guy Wilks, enquanto não se atrasou, pareceu estar à altura do jovem da Skoda UK.
Mikkelsen é o sexto piloto a vencer no IRC este ano e o mais jovem de sempre a fazê-lo. O resultado de Mikkelsen combinado com o segundo lugar de Hanninen atribui desde já o título de construtores à Skoda.
Bouffier foi o melhor homem da Peugeot e mantém o sonho de se tornar campeão do IRC depois de ter terminado à frente de Craig Breen que esteve em plano de destaque no Fiesta S2000. A etapa não foi fácil para nenhum destes pilotos. Bouffier sofreu com falta de travões na parte da manhã, enquanto para Breen o problema esteve no escape.
O líder do campeonato depois da prova escocesa continua a ser Jan Kopecky que terminou em quinto mas a batalha final pelo título, em Chipre, prevê-se quente, muito quente… Seis pilotos encaram a derradeira prova do ano com hipóteses matemáticas de aspirarem ao ceptro. Kopecky começa a ter concorrência logo “dentro de casa” uma vez que o seu coelga Juho Hanninen reentrou na luta depois do resultado averbado hoje. Para além dos dois pilotos oficiais da Skoda, entram nesta batalha os Peugeot de Neuville e Bouffier e os Skoda de Mikkelsen e Loix!
Na produção, Toshi Arai venceu aproveitando as desistências de David Bogie e, sobretudo, do grande dominador da categoria, o finlandês Jarkko Nikara. Bogie surgiu no final da 11ª classificativa só em três rodas e Nikara deixou escorregar o EVO IX para uma vala de onde não se conseguiu soltar.
O Estónio Martin Kangur venceu nas duas rodas motrizes, dando a primeira vitória do ano à Honda. Jean-Michel Raoux podia ter aproveitado a ausência de Stefano Albertini para assaltar o comando do IRC 2WD CUP mas não evitou um despiste já perto do final do rali.

Francisco Veloso - Fórmula Rali in RallyMania

Nenhum comentário: