domingo

Sétima vitória de Loeb na Catalunha

Loeb venceu, Hirvonen "levado ao colo" foi segundo, Ogier desistiu. Meeke venceu Power Stage. Hanninen venceu no S-WRC é o novo campeão. Flodin venceu no P-WRC. Portugueses demasiado discretos.
Teve algum interesse o último dia do Rali da Catalunha. Não para o primeiro lugar, já que Loeb ganhou como e quando quis, alcançando a sétima vitória em terras catalãs, mas para os lugares seguintes.
Não tanto também para a já habitual troca de lugares dos pilotos da Ford, com Latvala, autor de uma excelente performence no asfalto catalão, a ceder mais uma vez o seu lugar a um apagado Hirvonen, mantendo este ainda na rota do título, agora a oito pontos de Loeb.
Interessante sim, foi ver os MINI a serem os mais rápidos na Power Stage, com Kris Meeke a levar a melhor sobre Dani Sordo, invertendo assim o resultado da geral entre ambos. Meeke que consegue assim a sua primeira vitória em especiais no Mundial e também os primeiros pontos este ano, ele que se estreia este ano, e como tal desconhece todas as provas.
Quanto a Ogier, disse adeus a qualquer possibilidade de alcançar o título, sendo obrigado a desistir com problemas mecânicos no DS3, isto depois de uma prova demasiado cinzenta.
Ostberg foi sexto, mesmo com alguns problemas de travões, não teve qualquer dificuldade em alcançar tal lugar, dada a diferença para os seus seguidores, Novikov, H. Solberg, e D. Kuipers, com este último, depois da boa actuação em França, a conseguir novamante pontuar.
A fechar o Top10, ficou J. Hanninen, o vencedor no S-WRC, superiorizando-se a Al Attiyah, e selando com mais uma vitória o título do S-WRC 2011. Ott Tanak, sem dúvida a grande revelação deste ano na categoria, regressou à prova em Super rally e ainda conseguiu ficar em oitavo, mas a possibilidade de alcançar o título esfumou-se. Mas este estónio tem um largo futuro à sua frente.
No P-WRC, Paddon ficou logo de fora no início do rali, e mesmo voltando e sendo claramente o mais rápido, desta vez P. Flodin, o tal piloto rápido mas muito pouco consistente, acabou por vencer a prova, com apenas 2s de vantagem sobre Kosciuszko.
Quanto aos portugueses, tanto Bernardo Sousa como Armindo Araújo tiveram presenças demasiado discretas na Catalunha. Sousa essencialmente devido a um Fiesta S2000 pouco colaborante, quanto a Araújo, depois de uma primeira etapa em terra para esquecer, recuperou algum protagonismo na segunda etapa, já em asfalto, mas deitou tudo a perder com um despiste na primeira especial deste último dia, numa quase repetição do que se tinha passado em França.

José Bandeira - Motores Magazine in RallyMania

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