Com a realização da Baja TT Idanha-a-Nova, segunda prova do ano organizada pela Escuderia Castelo Branco, deverão ficar decididos os títulos nacionais e europeus de TT, nas categorias Auto, Moto, Quad, UTV e Buggy. Melhor cenário do que as pistas e paisagens raianas, não se poderia escolher para a consagração dos campeões.
Pelo segundo ano consecutivo, a Baja Idanha-a-Nova, recebe a caravana do Europeu de Motos e Quads, uma competição que nos mostra a nata dos pilotos europeus nestas categorias, agora “invadida” pelos portugueses, que com toda a sua classe, estão bem colocados na disputa dos títulos das respectivas categorias.
MOTOS, QUADS, UTV E BUGGY
Na lista de inscritos, as presenças dos principais opositores europeus, é bem evidente; Nas motos por exemplo, Rui Costa comanda, mas na corrida de Idanha vai ter que se defender de Alberto Basso que está apenas a um ponto do português. Nesta categoria, de salientar ainda a corrida solitária de Liliana Calado, que tem a Taça Feminina no bolso, mas talvez o mais importante na discussão pela vitória, seja a presença de pilotos como Mário Patrão, António Maio, Ruben Faria ou Paulo Gonçalves, cuja competitividade pode atrapalhar as contas do Europeu, já que lutam pelo título nacional, para o qual Patrão é o natural favorito.
No que respeita aos Quads, verifica-se a mesma situação; Laskawiek comanda o Europeu com 10 pontos de vantagem sobre André Mendes, mas João Lopes, Humberto Pinho e Roberto Borrego, lá estarão para tentar vencer, talvez facilitando a vida ao André, que ainda tem esperanças em vencer o Europeu.
Quanto aos sempre competitivos UTVs, Sérgio Silva parte para esta quarta prova do ano como o piloto com mais vitórias, mas está apenas no terceiro posto do campeonato, com 19 pontos de atraso para Serpa, tendo este uma vantagem de 11 pontos para o sempre perigoso Agonia, que nas pistas mais rápidas de Idanha-a-Nova pode mesmo aproveitar a maior potencia do seu Rage para conseguir mesmo a sua primeira vitória do ano.
Especial atenção terá que ser dedicada igualmente a Marco Melo, o primeiro líder em Proença-a-Nova depois de vencer o Prólogo, que abandonou no dia seguinte, tal como Jorge Monteiro, o campeão em título, que abandonou igualmente no segundo dia de corrida.
A prova anterior marcou a estreia no campeonato do novo Polaris RzR 900 XP, que venceu pelas mãos de Sérgio Silva, com muitos dos pilotos que o escolheram a terem agora a oportunidade de se mostrarem mais habituados ao novo modelo, como será o caso de Marco Melo e Jorge Monteiro.
Destaque ainda para a estreia em Proença-a-Nova do ‘caseiro’ Can-Am de António Estêvão, que não chegou ao final mas deverá agora mostrar-se mais competitivo depois de se ressentir de naturais problemas de juventude inerentes a qualquer novo projecto.
CONSAGRAÇÃO DE MIGUEL BARBOSA
Apesar de ter perdido em Proença-Oleiros, a dupla Miguel Barbosa / Miguel Ramalho, garantiu a pontuação máxima, pois os vencedores Rui Sousa / Carlos Silva, não estavam inscritos no CPTT. Esta prestação de Barbosa coloca-o apenas a 13 pontos de mais um título, que deverá acontecer já em Idanha-a-Nova, mesmo não ganhando também esta prova.
A vitória de Rui Sousa – pronto para a repetir em Idanha…- deu também esperanças renovadas a outros pilotos, como Nuno Matos, Ricardo Porém e mesmo o azarado Pedro Grancha,que nem aqueceu em Oleiros, mas as presenças de Francisco Inocêncio, Lino Carapeta, José Dinis Lucas e André Amaral, fazem antever uma luta “fraticida” pelas principais posições do pódio, que empolgará o muito público que se espera irá acompanhar a prova.
Como notas importantes de referir a presença do Roberto Caporale, que adquiriu o Mitsubishi Pajero ex-Ricardo Leal dos Santos, a disputa pelo título de T2, mais animada que nunca, entre Carlos Almeida e Mário Dinis Lucas, a possível consagração de Paulo Sousa, como campeão T8 e ainda o regresso do Desafio Elf Mazda, que vai na sua segunda prova e é comandado por João Rato.
UMA PROVA EUROPEIA
Para a festa ser completa, a Escuderia Castelo Branco apostou na conservação do figurino de 2010, com um Sector Selectivo de cerca de 300 Km, constituído por uma dupla passagem sem paragem obrigatória por um mesmo percurso de 150 Km para os carros e um percurso total de 318 km, divididos por quatro Sectores Selectivos, para as motos, quads, UTV e buggies.
O Prólogo / Super Especial, é completamente novo, disputado numa zona mais aberta, mais longo que em 2010 (8,5 Km) com final coincidente com o final do SS, ou seja a terminar junto á ermida da Sra. do Almortão, onde foi montada uma interessante zona espectáculo.
A Baja TT Idanha-a-Nova, é uma organização da Escuderia Castelo Branco, só possível com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o apoio de todos os parceiros que de novo garantiram um conjunto de facilidades que permitiu manter e mesmo incrementar o nível da prova.
O convite está feito; Venha ver uma grande prova!
Presse Release Escuderia Castelo Branco
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