segunda-feira

Hirvonen vence numa prova decidida nos bastidores!

A Ford "decidiu" e Mikko Hirvonen foi o vencedor na Austrália, tendo como grande "aliada" a equipa Citroen que ainda assim também "decidiu" minorar os estragos e dar uma benesse a Loeb.
Num rali onde o interesse desportivo foi quase nulo (aqui o quase é capaz de ser mesmo forçado!), com o erro dos pilotos da Citroen logo no primeiro dia, com Loeb a "virar a lata" e Ogier a "encontrar-se" com uma árvore, a Ford (finalmente!) pôde celebrarm mais uma vitória e com direito a dobradinha numa prova do Mundial 2012.
Ora sabendo que o Mundial se transformou, muito por culpa da legislação em vigor, num campeonato de tácticas, onde por vezes o andar devagar é mais proveitoso de forma a partir atrás dos principais adversários, agora na Austrália, tendo em conta a situação criada com a "desistência" da Citroen, está bem de ver que as ordens de equipa iriam predominar.
Assim, Se Latvala até tinha sido o mais rápido na estrada, logicamente que à Ford interessava a vitória de Hirvonen devido à sua posição no campeonato, logo... ganhou Hirvonen.
Mas a Citroen não se ficou atrás e desta vez Ogier teve que "engolir" a pastilha e "dar" o seu lugar a Loeb que com esta "jogada" ainda foi buscar 1 ponto do 10º lugar, a que adicionou os 3 pelo facto de ter vencido a Power Stage, onde também aí Ogier acabou por abrandar.
Ficamos na dúvida se havia necessidade desta "jogada" da Citroen por causa de apenas 1 ponto (ou 2, se considerarmos que Ogier poderia ter vencido a Power Stage, sendo Loeb apenas 2º), quando em provas anteriores a equipa permitiu que os seus dois pilotos lutassem abertamente pela vitória, correndo riscos por vezes desnecessários.
Dos outros pilotos não reza a história, num rali com um plantel fraquíssimo, algo que facilmente se vê ao olhar para a classificação final. Se a imprensa natal de alguns dos pilotos classificados no Top 10 do Rali da Austrália for como (alguma) da nossa, pode-se desde já antever títulos garrafais sobre a classificação do seu piloto...
No P-WRC, que continua, à semelhança de anos anteriores, a ser um exemplo de falta de competitividade, H. Paddon, mesmo com alguns problemas, venceu, terminando em 6º(!) da garal e é desde já, o virtual campeão.

Classificação final 


José Bandeira - Motores Magazine in RallyMania

Nenhum comentário: