No início do dia parecia que a Citroen estaria na mó de cima e que os Ford teriam muitos problemas. Nada de mais errado…
Hirvonen e Latvala começaram mal. Hirvonen acertou num pequeno poste logo na primeira especial e Latvala deu um toque de traseira. Na frente Ogier superiorizava-se a Loeb que, mais uma vez, tinha de “limpar” a estrada que estava imensamente escorregadia. Ken Block foi o primeiro a acabar fora de estrada, logo no troço de abertura.
No segundo troço, Loeb reagiu, fez o melhor tempo e passou para a frente do rali por 2s, dando a entender que neste rali o facto de abrir a estrada não seria tão penalizador como noutras provas.
Só que logo a seguir Loeb capotou e deitou a perder as suas hipóteses de vitória na prova australiana. Quem ganhou o troço foi Petter Solberg que assim sobe ao 3º lugar, depois de Ogier e Hirvonen que nesta altura estavam separados por 10,4s.
No regresso ao Parque de Assistência e depois de cumprida mais uma especial onde não houve acontecimentos de relevo, para além do triunfo de Latvala, Ogier liderava com 9,1s de vantagem sobre Hirvonen e 24,7 sobre Latvala que ultrapassou Petter Solberg até porque o norueguês fez um pião.
No regresso à estrada aconteceria a segunda machadada na equipa Citroen. Desta feita era Ogier a ficar pelo caminho depois de acertar numa árvore com o seu DS3 WRC. Hirvonen herdava o comando numa especial onde fez piões e saiu de estrada, tendo sorte em conseguir regressar. De facto, o troço apresentou-se cheio de lama e foram poucos os pilotos que não reportaram muita sorte em conseguirem completar a especial. Daniel Oliveira e Peter Van Merksteijn não tiveram essa sorte… Quem não se deu mal foi Novikov que ao fazer o segundo melhor tempo ascendeu à 4ª posição só que na especial seguinte o russo foi forçado a terminar a sua prova na sequência de um encontro imediato com uma pedra.
No último troço de terra da etapa Latvala ganhou tempo a Hirvonen e aproximou-se do seu colega. 6,6s era a distância que separava os dois homens da Ford.
As duas passagens pelo asfalto da super especial de Coffs deram uma vitória para cada um dos finlandeses da Ford. Hirvonen lidera no fim da etapa com 7s de avanço sobre Latvala. Peter Solberg é 3º a 44,3 do líder e à frente do seu irmão Henning que já soma quase 2 minutos e meio de atraso. Wilson, a mais de 3 minutos, e Al Qassimi, já a caminho dos 5 minutos de atraso, são os outros sobreviventes dos WRC, seguindo-se o líder do PWRC, Paddon à frente da restante concorrência da categoria: Kosiuszko, Saliuk e Guerra. O neo-zelandês tem dominado por completo as operações e já conta com um avanço de 1:20,2 sobre o segundo classificado.
Francisco Veloso - Fórmula Rali in RallyMania
Nenhum comentário:
Postar um comentário