segunda-feira

Vitória mais curta de sempre no IRC coloca Kopecky no comando do campeonato

Oito décimas de segundo foi a diferença que separou Jan Kopecky de Thierry Neuville no final do Rali Mecsek, na Hungria. Mas o piloto mais rápido do rali foi Andreas Mikkelsen que liderou até à penúltima classificativa onde não evitou bater de traseira numa árvore, motivo que o forçou ao abandono.
Kopecky e Neuville não estavam longe mas em boa verdade já não esperavam poder ganhar. Com o abandono de Mikkelsen, Neuville que estava a 8,1s de Kopecky decidiu apostar tudo por tudo no troço que faltava. Os 17,7kms não foram suficientes para que a recuperação se consumasse. No final faltaram as tais… oito décimas!
Freddy Loix foi terceiro num dia em que nem sempre conseguiu acompanhar o ritmo dos primeiros. Em quinto classificou-se Bryan Bouffier seguido por Gassner Jr que acabou por conseguir um bom resultado naquele que foi o seu segundo rali de asfalto com o Skoda.
O local Gyorgy Aschenbrenner venceu a produção com um Mitsubishi Lancer EVO IX R4 aproveitou o conhecimento dos troços para importunar e suplantar muitos S2000.
Gardemeister teve muitos problemas até poder contar com o carro em perfeitas condições já perto do final do rali. O finlandês já não foi a tempo de fazer melhor do que o sétimo lugar.
Preocupado com as contas do campeonato húngaro em que garantiu a segunda posição, Robert Butor levou o seu Peugeot 207 S2000 à oitava posição, precisamente à frente de Bruno Magalhães que foi conseguindo resolver os seus problemas de setup e de relação de caixa para subir de rendimento. Mesmo assim, o Português fez tempos a rondar a 10ª posição, sendo que no seu melhor troço do dia foi 8º.

IRC Production Cup
O andamento dos pilotos locais foi bastante forte com o vencedor, Aschenbrenner, a dar claramente nas vistas com o seu 6º lugar à geral. Outro EVO IX, o de Beppo Harrach também terminou no top 10 da geral, reclamando o segundo lugar da produção. Em 3º classificou-se David Botka, também em EVO IX. Toshi Arai, em Subaru Impreza R4 apenas conseguiu ser 7º da categoria.

IRC 2WD Cup
A guerra das duas rodas motrizes foi tão emocionante como a da geral. Stefano Albertini, piloto que tem feito algumas provas em Renault Clio R3, levou a melhor sobre Menihert Kroszner, em Citroen DS3 R3T por apenas 1,9s depois de terem trocado posições ao longo da etapa. Olle Sasa, em Suzuki Swift S1600 foi terceiro. Jean-Michel Raoux foi apenas sétimo mas mantém a liderança no campeonato na sua categoria.


Classificação final


1 Jan Kopecky (CZE)/Petr Stary (CZE) SKODA Fabia S2000 2h00m06.7s
2 Thierry Neuville (BEL)/Nicolas Gilsoul (BEL) Peugeot 207 S2000 +0.08s
3 Freddy Loix (BEL)/Frederic Miclotte (BEL) SKODA Fabia S2000 +1m00.0s
4 Bryan Bouffier (FRA)/Xavier Panseri (FRA) Peugeot 207 S2000 +1m25.6s
5 Hermann Gassner Jr (GER)/Timo Gottschalk (GER) SKODA Fabia S2000 +2m32.5s
6 Gyorgy Aschenbrenner (HUN)/Piko Zsuzsa (HUN) Ralliart Lancer Evo IX 2m38.2s
7 Toni Gardemeister (FIN)/Tapio Suominen (FIN) SKODA Fabia S2000 +3m05.6s
8 Robert Butor (HUN)/Igor Bacigal (HUN) Peugeot 207 S2000 3m16.8s
9 Bruno Magalhaes (POR)/Paulo Grave (POR) Peugeot 207 S2000 +3m51.7s
10 Beppo Harrach (AUT)/Andreas Schindlbacher (AUT) Ralliart Lancer Evo IX 2m38.2s 





Francisco Veloso - Fórmula Rali in RallyMania

Nenhum comentário: