segunda-feira

João Silva no 8º posto final

Chegou ao fim a primeira jornada da FIA WRC ACADEMY com as três classificativas realizadas sábado de manhã no Vodafone Rally de Portugal. João Silva e José Janela conseguiram na sua prova de estreia na academia, chegar ao final da prova, o que só por si não deixa de ser positivo dadas todas as dificuldades que tiveram de enfrentar, mas ainda assim, aquém das expectativas da equipa para a prova nacional.
Depois do tempo perdido nas duas etapas anteriores, restava apenas o objectivo de pontuar no troféu , e esperar por incidências de corrida que pudessem alterar o oitavo posto com que saíram da etapa de ontem, mas tal acabou por não se verificar.
Para o piloto madeirense, “o dia acabou bem, fizemos estas especiais já num ritmo superior, e a prova devia começar agora pois a confiança estava a subir. Nos primeiros dias a falta de experiência condicionou o nosso andamento, mas saímos daqui com alguns pontos, e com mais experiência e temos de continuar a evoluir para estarmos em bom nível na Grécia.”
“Já esperávamos que existisse um andamento muito elevado, temos aqui pilotos muito rodados e tomamos consciência disso de uma forma algo extrema. Continuamos a demonstrar que a nível nacional lideramos nas duas rodas motrizes, mas isso é pouco quando nos comparamos com as equipas da WRC ACADEMY e temos de trabalhar ainda mais e melhor.”
“É sempre muito difícil competir com pilotos que quase todos eles possuem apoios de carácter oficial, para além dos privados e nós seremos os únicos que chegam a este ponto sem esse apoio, o que nos limita bastante em termos de evolução. A formação em Portugal é nula, começamos muito tarde a ter oportunidades de dar o salto para projectos mais competitivos ao contrário do que se passa com a maioria dos nossos adversários que quase todos recebem apoios directos das Federações ou das regiões e países que representam.”
O oitavo lugar final sabe a pouco no final do Vodafone Rally de Portugal, mas seguramente que a experiência adquirida na estreia com o Ford Fiesta R2 será valiosa para o futuro.
João Silva e José Janela regressam no Rali da Grécia, que decorrerá de 25 a 27 de Maio.

Nenhum comentário: