terça-feira

Campeonato Nacional de Quad Cross de Luto

O motociclismo nacional ficou no dia de domingo, enlutado pelo falecimento de Vando Duarte, conhecido piloto de Quad-Cross, que não resistiu a lesões sofridas na sequência de um acidente, no Crossódromo de Naceiros, quando disputava uma corrida do respectivo Campeonato Nacional.
A fatídica queda aconteceu durante a primeira manga do Troféu QX Basic. Logo na segunda volta, à saída de uma salto, uma parte do Quad de Vando Duarte aterrou sobre outro concorrente. Na queda, Vando foi catapultado do seu veículo e bateu fortemente no chão.
O piloto foi prontamente assistido pela equipa médica presente no circuito, seguindo-se a evacuação em ambulância para o hospital. No percurso juntou-se uma equipa do INEM, que também tentou sem sucesso proceder à reanimação de Vando Duarte – segundo as informações disponíveis, o falecimento aconteceu ainda durante o transporte para o hospital. Até ao momento, não conseguimos apurar as lesões concretas que determinaram a morte.
O acidente aconteceu durante a primeira corrida no Crossódromo de Naceiros, em S. Martinho no Campo, no concelho de Póvoa de Lanhoso. O horário do evento tinha sido reajustado, porque a chuva caída durante a noite anterior enlameou sectores da pista. Porém, ao longo da manhã as condições climatéricas apresentaram-se favoráveis, o terreno foi secando e a jornada acabou por ter início cerca das 13h30, com a pista em condições adequadas para a função. Após sessões de treinos, o fatídico acidente aconteceu durante a primeira prova da tarde. Face à deslocação de parte da equipa médica para acompanhar o malogrado piloto, por segurança a organização decidiu entretanto cancelar as restantes corridas.
Vando Duarte tinha 22 anos de idade e era um valor em ascensão no Quad-Cross nacional. O piloto de Arruda dos Vinhos estava a cumprir a sua terceira temporada no Troféu QX Basic, no qual foi 5.º classificado em 2009 e 2.º em 2010.
Nesta hora difícil, a Federação de Motociclismo de Portugal expressa à família enlutada as suas mais sentidas condolências.

Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal com apoio de Ivo Fernandes

Um comentário:

Anônimo disse...

como é que podem dizer que vando duarte foi prontamente assistido pela a equipa medica que se encontrava no local,no local NAO HAVIA BOMBEIROS NEM NENHUMA EQUIPA MEDICA isto que fique bem claro nao havia nenhuma equipa medica,havia sim 2 homens numa ambilancia que simplesmente transportavam doentes mais nada eles nao sabiam dar assistencia nenhuma e o que fizeram fizeram mal muito mal mxeram no vando duarte tiraram lhe o capacete etc...como é que uma federaçao tao importante começa uma prova sem medicos,sem para-medicos nem bombeiros,nao tinha nada.podem me explicar como isto é possivel como?as pessoas da federaçao tem de ter responsabilidades tem regras a comprir se nao tem capacidade nao estejam nesse cargo.aconteceu tudo o que aconteceu e ninguem faz nada como é que isto é possivel como, essas pessoas tem de ser castigadas tem de ser punidas tem que haver algima coisa isto nao pode ficar assim, nao anda-mos aqui a brincar com a vida das pessoas.