Dez anos depois, a Rampa da Falperra está de regresso ao Campeonato Europeu de Montanha quando tiver lugar de 20 a 22 de Maio a 32.ª edição de uma das mais míticas provas do automobilismo nacional.
O Clube Automóvel do Minho fez regressar a prova ao activo o ano passado, na altura ainda pontuável para a Taça da Europa, mas este ano dá-se o regresso ao mais alto patamar das provas de montanha europeias.
Escusado será dizer que o interesse em alinhar por parte de equipas, em mais esta edição, é enorme, esperando-se uma excelente lista de inscritos, maior ainda que em 2010.
A jornada é pontuável, para além do Europeu de Montanha, para o Campeonato Europeu de Montanha Históricos, Campeonato de Portugal e de Espanha de Montanha, Troféu Ibérico de Montanha, Troféu Desafio Único e Ford Transit Trophy.
Ao nível do “Europeu”, esta será a quarta prova pontuável, depois de França, Áustria e Espanha, disputada este fim-de-semana de 14 e 15 de Maio. O campeão em título, o italiano Simone Faggioli surge como grande favorito, numa altura em que venceu as provas francesa e austríaca. O alemão Georg Plasa, o italiano Adriano Zerla e o francês Sebastien Petit são outros pilotos em destaque. Na Categoria 1, referência para esloveno Ales Prek, para o austríaco Christian Schweiger e para o polaco Pawel Dytko.
No Europeu de Históricos, o checo Josef Michl e o austríaco Jürgen Pachteu são os maiores favoritos na Categoria 1, enquanto na 2 esse lugar pertence a aos austríacos Erwin Kurka e Max Lampelmaier, bem como ao checo Michaela Indrova.
O Campeonato de Espanha de Montanha, estará mais uma vez em Braga trazendo com ele algumas dezenas de pilotos. Entre as várias classes e categorias, destaque para José António Lopez, líder depois da primeira prova do ano na Categoria 1, Victor Fernandez, primeiro do Grupo N, Miguel Hatero, que está na frente nos Históricos, ou ainda Raul Calero, que é o primeiro nos GT’s.
No que diz respeito ao Campeonato de Portugal de Montanha, que arranca em Braga, Paulo Ramalho vai começar a defender o título alcançado em 2010, quer absoluto, quer na Categoria 2, o mesmo sucedendo a António Nogueira na Categoria 1 e Martine Pereira, na 3.
No Desafio Único há sempre grande incerteza no apontar de favoritos nas duas Categorias disputadas. Manuel Machado e Avelino Martins lideram o Desafio FEUP 1, enquanto Pedro Borges e João Batista estão no mesmo lugar, mas no Desafio FEUP 2.
Em estreia absoluta vai estar o Ford Transit Trophy. Será sempre uma imagem diferente ver as Ford Transit cumprirem os 5100 metros do traçado minhoto. Valter Marinho e António Costa surgem em Braga ostentando a vitória na única prova disputada até agora.
De referir ainda, que no seguimento do sucedido o ano, passado, o Clube Automóvel do Minho associa mais uma prova de grande divulgação a uma entidade de carácter social. Desta vez e à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental - Braga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário