sábado

Jari-Matti Latvala foi o mais forte na primeira etapa

Jari-Matti Latvala terminou a primeira etapa do Rali da Argentina na liderança da prova, após uma prestação bastante forte do piloto finlandês da Ford. Latvala venceu quatro das seis especiais do dia de hoje, partindo para amanhã com 18,2 segundos de vantagem sobre Petter Solberg.
Latvala apostou numa afinação distinta para o seu Fiesta RS WRC na manhã, ao partir para a primeira secção da etapa com o seu carro rebaixado em 20 mm, o que fez a diferença na parte de asfalto do terceiro troço do dia. Nas passagens da tarde, Latvala estava consciente de que seria difícil voltar a ganhar tanto tempo, embora ainda tenha conseguido avolumar a sua liderança em mais alguns segundos. Segundo o piloto, apenas o erro na última especial do dia, El Condor 2, o impediu de contar com mais um triunfo em troços e ampliar a sua vantagem.
"Correu bem. Aos dez quilómetros travei demasiado tarde e deixei calar o motor. Não precisei de fazer marcha-atrás mas ainda perdi algum tempo. Até estava a gostar da secção de asfalto. Quero ser o primeiro carro na estrada amanhã. Penso que será uma boa posição", referiu Latvala, adotando um discurso poucas vezes ouvido nestes tempos modernos do Mundial de Ralis...
Solberg termina o dia no segundo posto, mas acredita que poderá ter uma palavra a dizer na luta pela liderança já amanhã: "Foi um excelente dia. Não sabia como abordar a secção de asfalto e o carro esteve difícil de pilotar ali, mas além disso, foi ótimo. Vou ganhar mais troços este fim de semana", afirmou o piloto aos microfones da World Rally Radio. Com efeito, Solberg alcançou hoje a sua 400ª vitória em especiais do WRC, registo que o norueguês da Citroën pretende aumentar.
Sébastien Ogier está em terceiro lugar com o melhor dos Citroën DS3 WRC oficiais, com o piloto francês a encontrar-se a 28,8 segundos da liderança e 14,7 segundos à frente de Mikko Hirvonen. Sébastien Loeb foi penalizado num minuto por ter desrespeitado o horário de chegada ao Parque de Assistência e com isso caiu para o quinto posto, trabalhando agora para recuperar tempo: neste momento encontra-se a 1m30,3s de Latvala e a 46,8s de Hirvonen.
"A diferença é demasiado grande neste caso. Como vimos hoje, é muito difícil conseguir uma grande diferença. A penalização foi apenas um erro estúpido. Havia muita gente no ponto de check-point em frente ao painel [de tempo] e não o conseguimos ver adequadamente", afirmou Loeb.
Mads Ostberg está em sexto, sendo o melhor dos homens da Stobart, mas está já longe dos primeiros cinco da geral, estando pouco à frente de Matthew Wilson, igualmente num Fiesta da Stobart.

Fonte: AutoSport

Nenhum comentário: