Sebastien Loeb foi o grande vencedor da edição de 2011 do Rally da Argentina que terminou à pouco com a conclusão da Power Stage. O rali da Argentina parecia começar como as anteriores cinco edições que contaram para o Campeonato do Mundo de Ralis, onde Loeb foi dominador.Com o centro de operações situado na segunda maior cidade da Argentina, Cordoba, a 700 km de Buenos Aires, a sexta prova pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis, iniciava-se com a habitual super especial.
Sebastien Loeb, piloto da Citroen Total WRT, ao volante do seu Citroen DS3 WRC, venceu na Super Especial Carlos Paz de 3.02km, assumindo-se assim como o primeiro líder. O francês teve de abrir as estradas celestes no primeiro dia a sério, perdendo obviamente algum tempo, assumindo-se assim Jari Matti Latvala, piloto oficial da Abu Dhabi World Rally Team, tripulando o Ford Fiesta RS WRC como o novo líder do rali argentino, mas com Solberg da Petter Solberg WRT em Citroen DS3 WRC bem perto. Loeb mantinha-se a uma distância perfeitamente recuperável, mas a meio do primeiro dia um erro raríssimo do seu navegador, Daniel Elena, fizeram a dupla mais triunfadora de sempre no WRC serem penalizados em um minuto. Tudo aconteceu quando a dupla antecipou a sua hora de entrada, após um reagrupamento, no parque de assistência, o que originou uma penalização que poderia ter comprometido o resultado final. Latvala cimentava assim ainda mais a liderança no final do primeiro dia.
No segundo dia, Sebastien Loeb foi recuperando a diferença para os primeiros, enquanto Sébastien Ogier, no Citroën DS3 WRC oficial, foi anulando a diferença para Latvala fruto da sua posição de partida, já que Latvala abria a estrada e perdia assim o habitual tempo, de quem fica com essa tarefa.
Mas o azar voltaria a bater à porta do finlandês Jari Matti Latvala, novamente problemas de suspensão, como tem sido habitual em ralis anteriores, a forçarem a desistência do piloto oficial da 'oval azul', que ainda tentou reparar os danos do Fiesta, mas foi aconselhado pelos engenheiros da equipa a desistir e a entrar no dia seguinte em Super Rali, perdendo assim a hipótese de lutar pela vitória, ele que estava a fazer uma prova sem erros.
Na última classificativa do 2º dia o norueguês Peter Solberg teve problemas com a direcção assistida quando era segundo à geral, acabando por descer para o 4º lugar, perdendo assim a possibilidade de também ele lutar pela vitória.
A caravana partia então para o último dia deste Rally da Argentina, com Ogier na liderança com mais de 43 segundos de vantagem para pouco mais de 50 km cronometrados, mas a surpresa viria a acontecer na SS 16 Ascochinga. O piloto da Citroen Total WRT, ao volante do seu Citroen DS3 WRC, acabaria por capotar, mas conseguiu seguir viagem, mas acabou por perder a direcção assistida, o que lhe trouxe muitos problemas nas restantes classificativas do dia.
Ogier foi perdendo tempo ao longo das restantes classificativas, frutos dos problemas originados pelo acidente, e ficaria tudo por resolver na Power Stage.
Pela primeira vez a power stage poderia decidir não só quem iria ficar com os pontos de bonificação da classificação da última classificativa, mas também com a vitória à geral do rali, pois à partida para a mesma menos de seis segundos separavam os três primeiros.
A classificativa SS19 Cabalango 2, de 3.9km, a mais pequena Power Stage já realizada neste campeonato de 2011, refira-se que a maior Power Stage já realizada foi em Portugal, num total de 31,04 km na Santana da Serra, iria decidir este Rali da Argentina. Uma classificativa curta que primava pelo espectáculo onde contávamos com as habituais travessias de água da Argentina, que viria a ser ganha pelo norueguês Peter Solberg, ao volante do seu Citroen DS3 WRC. O "Mister Hollywood" como é conhecido no mundo dos ralis, abriu assim, pela primeira vez o champanhe no final da Power Stage. Solberg fazia parte do lote de seis pilotos que já tinha conseguido pontuar na Power Stage, mas nunca tinha vencido nenhuma, e no final o Norueguês festejou com o entusiasmo habitual que lhe é reconhecido. O segundo classificado seria Mikko Hirvonen, a 0.5s do vencedor, registando o mesmo tempo que o heptacampeão mundial de ralis, Sebastien Loeb, que acabaria por garantir a vitória, a sexta consecutiva do francês na Argentina. Loeb conseguia uma vitória com muito sabor, depois de ter sido penalizado em um minuto.
Sebastien Ogier, que liderava ainda o rali antes da partida da Power Stage, viria a perder 11.1s, sendo apenas nono, o que o empurrou para o ultimo lugar do pódio. Tal como no México um erro de Ogier acabaria por o arredar do primeiro e mais apetecível degrau do pódio.
O segundo lugar da geral ficaria para o melhor Ford, Mikko Hirvonen da Abu Dhabi World Rally Team, tripulando o Ford Fiesta RS WRC.
Solberg que já tinha garantido a vitória 400 em classificativas do WRC, com os resultados das classificativas da Argentina, ultrapassou mesmo este numero com a vitória na Power Stage, e garantiu o quarto lugar geral.
No que toca ao PWRC, Hayden Paddon repetiu a vitória de Portugal, garantindo assim importantes pontos na luta pelo campeonato. Confira todas as posições e classificações no Link que se segue.
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