Bernardo Sousa e António Costa estão na Jordânia, prontos para enfrentar o rali que abre a época do Team Quinta do Lorde no S-WRC da FIA, no primeiro de um total de sete eventos em que vão alinhar até final do ano. Este rali já deveria ter começado hoje, mas dada a instabilidade na região e a problemas com a logística, a FIA acabou por cancelar a primeira etapa do evento, reduzindo a prova para dois dias de competição efectivos, e apenas o shakedown já se realizou hoje.
No ano passado o piloto madeirense averbou neste mesmo rali a sua primeira vitória numa classificativa à geral no S-WRC, e andou na luta pela liderança até ter um problema de falha de combustível que acabou por redundar numa exclusão que o afastou dos pontos – para este ano o optimismo é o sentimento latente no seio da equipa, no regresso às duríssimas classificativas de terra (e muita pedra) do Rali da Jordânia, de novo com o Ford Fiesta S2000 totalmente revisto e renovado com as últimas evoluções técnicas disponíveis, nomeadamente ao nível do escalonamento da caixa de velocidades, na gestão do motor, sistema de escape e novos amortecedores.
“Gosto muito deste rali, em 2010 adaptei-me bem, rodei regularmente na frente e podia ter chegado à vitória, mas se no ano passado não deu, este ano volto a apostar num andamento forte para andar na frente, pois o rali é praticamente igual e só acrescentaram uma classificativa que ainda não conhecia, mas que é espectacular e que gostei imenso de a fazer nos reconhecimentos e não deverá levantar problema. A prova passou para dois dias e isso vai ajudar a poupar um pouco mais as mecânicas, obrigando a gerir o esforço dos carros de forma diferente do formato de três dias, para não se perder pontos valiosos.”
“Os meus objectivos para este ano passam por rodar consistentemente nos três primeiros lugares e ir fazendo contas para o S-WRC prova a prova, sem correr riscos exagerados. O rali é muito duro e aqui ser rápido não chega, e quer os furos quer a resistência do material são decisivos e o factor sorte desempenha aqui um papel muito importante, sorte que no ano passado esteve do meu lado até ao problema que acabamos por ter com o combustível. Espero que este ano o carro esteja pelo menos tão fiável quanto no ano passado. “
“O carro está melhor com as evoluções recebidas, já fiz mais de 200 km’s de testes em Inglaterra, e espero também capitalizar a experiência que tive com o WRC no Rally de Portugal, que mesmo tendo terminado de forma abrupta, me proporcionou tempo valioso de condução num carro mais rápido e competitivo e parte dessa experiência pode sem dúvida ser posta em prática agora na minha condução do Fiesta S2000.”
O Rali da Jordânia terá a sua partida simbólica hoje, e terá as suas duas etapas amanhã e Sábado. Hoje já se realizou o shakedown e Bernardo Sousa fez o 2º tempo por entre os concorrentes do S-WRC.
TEMPOS DO SHAKEDOWN DO RALI DA JORDÂNIA:
1. PETTER SOLBERG Citroen DS3 WRC. 1:15.1
2. SEBASTIAN LOEB Citroen DS3 WRC. 1:15.5
3. JARI M LATVALA Ford Fiesta RS WRC. 1:15.8
4. MIKKO HIRVONEN Ford Fiesta RS WRC. 1:15.9
5. SEBASTIEN OGIER Citroen DS3 WRC. 1:15.9
6. MATTHEW WILSON Ford Fiesta RS WRC. 1:16.8
7. KIMI RAIKKONEN Citroen DS3 WRC. 1:16.8
8. HENNING SOLBERG Ford Fiesta RS WRC. 1:16.9
9. MADS OSTBERG Ford Fiesta RS WRC. 1:17.8
10. NASSER AL ATTIYAH Ford Fiesta S2000. 1:18.0 - (1º S-WRC)
11. FEDERICO VILLAGRA Ford Fiesta RS WRC. 1:19.5
12. VAN MERKSTEIJN. Citroen DS3 WRC. 1:20.0
13. KHALID AL QASSIMI. Ford Fiesta RS WRC. 1:20.4
14. BERNARDO SOUSA. Ford Fiesta RS WRC. 1:21.5 - (2º S-WRC)
15. TURAN. Ford Fiesta S2000. 1:21.6
Nenhum comentário:
Postar um comentário