segunda-feira

Corridas animadas e disputadas no Desafio FEUP em Braga

Com a disputa do Circuito da Primavera este domingo, começou mais uma época do Desafio Único, nas suas duas Categorias (FEUP 1 e 2), em mais uma organização desportiva do Clube Automóvel do Minho.

Para além das sessões de treinos livres e cronometrados, que ocuparam a parte da manhã desta competição da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, assistiu-se a meia dúzia de corridas com os Fiat Uno e Punto. Duas corridas de sprint com 25 minutos para cada um dos dois pilotos de cada categoria e de cada equipa, tudo terminando com mais uma prova de 50 minutos, esta com os dois pilotos de cada formação em simultâneo.
A primeira corrida de 50 minutos da tarde foi a da Categoria FEUP 1, com os Fiat Punto. Depois da dupla vitória nas duas corridas de Sprint, Luis Delgado e Alex Pereira voltaram a vencer na pista, mas no final foram desclassificados por irregularidades técnicas no seu carro, sendo mesmo excluídos do evento, perdendo todas as classificações. Assim, Manuel Machado e Avelino Martins ficaram com a primeira posição, eles que na pista tinham rodado sempre em segundo. Paulo Tempera e Francisco Rodrigues, foram os segundos classificados, terminando na frente de André Regueiro e Diogo Rocha, que rodaram sempre entre os mais rápidos do pelotão.
Na Categoria FEUP 2, com os Fiat Uno, a vitória sorriu a André Pinto e António Ferreira, mas apenas a quatro voltas do final chegaram ao comando. Até aí foram Pedro Borges e João Batista a liderar, mas não conseguiram segurar o lugar, ficando com a segunda posição no final. Já no final da prova, o colégio de comissários desportivos penalizou Pinto e Ferreira por um alegado toque em Borges e Batista em 30 segundos. Como consequência, este últimos foram declarados vencedores, enquanto os primeiros a cortar a linha de meta desceram para o sexto lugar.
Mário Pedro Borges e Luis Fernandes, ascenderam ao segundo posto, terminando assim na frente de David Sá e Carlos Machado.
Corridas de Sprint
Nas provas de Sprint, começando pela primeira da Categoria FEUP 1, Luis Delgado levou a melhor, depois de arrancar na segunda posição. Nas primeiras três voltas foi Manuel Machado quem liderou mas não aguentou o lugar, terminando em segundo. Tiago Pereira, fechou as presenças no pódio, depois de rodar de início a fim na posição.
Na segunda corrida, a vitória ficou com Alex Pereira, colega de equipa de Luis Delgado, depois de liderar da primeira à última volta. Avelino Martins foi segundo, depois de chegar ao lugar logo na segunda volta, após a desistência de Alexandre Gonçalves. Diogo Rocha ficou com o lugar mais baixo do pódio. Depois de rodar grande parte da corrida em terceiro, perdeu o lugar na penúltima volta para Francisco Rodrigues, mas recuperou-a com a meta à vista.
Na Categoria FEUP 2, a primeira prova de 25 minutos teve em António Ferreira o vencedor. José Teixeira foi quem arrancou da primeira posição, mas foi penalizado com um «stop and go», tendo que entrar nas boxes na terceira volta quando liderava. Nesta altura, Joaquim Machado passou para a dianteira, mas pouco depois desistiu. Com isto, António Ferreira passou para a primeira posição, não mais a largando até final. Pedro Borges foi segundo, depois de recuperar desde a sexta posição, ficando na frente de Tiago Fernandes, este também com uma boa recuperação.

Na segunda corrida, João Batista fez uma corrida muito forte, pois arrancou da quarta posição e logo no final da primeira volta já estava em primeiro. Ao longo dos 25 minutos foi aguentando a pressão dos seus adversários para vencer com apenas 0,454s de vantagem sobre Carlos Machado. Este tudo fez para vencer, mas não foi capaz de contrariar o vencedor. Para o terceiro lugar, numa primeira fase foi José Teixeira o dono da posição, mas Mário Borges apoderou-se dela à passagem pela oitava vota e não mais a largou até final.
Classificação geral

Em ternos de classificação geral, no desafio FEUP 1, Manuel Machado e Avelino Martins foram os vencedores, enquanto da FEUP 2, essa posição foi para Pedro Borges e João Batista.

Nenhum comentário: