quarta-feira

Rali de Portugal apresentado

O Vodafone Rali de Portugal,  na estada entre 2 e 5 de Abril, foi apresentado nas instalações da Vodafone em Lisboa ontem.
o primeiro sucesso garantido é a lista de inscritos, que ascende às 74 equipas, o que demostra o impacto que este Rali ainda tem por esse Mundo fora.
A primeira etapa começa com a super especial do Estádio Algarve, na tarde de dia 2, que terá um desenho idêntico ao de 2007, mas apresentando a pista uma largura superior em cerca de 40 cm, o que permitirá aumentar, ainda mais, o espectáculo proporcionado pelos concorrentes. Esta super especial culminará um interessante programa de animação, o qual vai integrar, entre outras actividades, a realização de uma prova destinada a veículos clássicos, com a participação de veículos e pilotos que fizeram história em edições passadas do Rally de Portugal.
Nesta primeira etapa, Ourique, com 23,5 km, surge numa nova versão, já que os últimos 10 km nunca haviam sido utilizados. Silves, com 21,5 km, é um troço totalmente novo, enquanto que o Malhão, com 22 km, é uma nova versão da classificativa Loulé/Almodôvar disputada em 2007.
A segunda etapa começa com Santa Clara, numa nova versão que associa percursos já conhecidos de edições anteriores, terminando com 3,5 km inéditos. Também Almodôvar (com um pouco mais de 27 km) apresenta um novo final, com 5,5 km nunca antes utilizados. O troço de Vascão, introduzido em 2008, mantém-se inalterado, embora constitua uma novidade para os pilotos do Campeonato do Mundo.
Relativamente à terceira  e última etapa, Loulé (22,6 km) surge numa nova versão, a quinta em 5 edições da prova realizadas nesta região, enquanto que S. Brás de Alportel mantém o seu percurso inalterado.   
A derradeira etapa do Vodafone Rally de Portugal 2009 conclui-se com a segunda super especial no palco do Estádio Algarve .
São muitos os pilotos portugueses presentes na prova, onde quatro alinharam no PWRC, Armindo Araujo, Bernardo Sousa, Bruno Magalhães e Ricardo Moura.
Os dois primeiros são já presença habitual na competição, sendo que os outros dois são "wild cards" beneficiando de uma boa posição de partida.
Mas há ainda que contar com nomes como o campeão nacional de Grupo N, Adruzilo Lopes, Fernando Peres, Ricardo Teodósio e Pedro Meireles para baterem o pé aos melhores valores mundiais da especialidade, entre os quais o recente vencedor na Noruega, Patrik Sandell, e o nosso bem conhecido Nasser Al-Attiyah.

Nenhum comentário: