sexta-feira

Jari Matti Latvala lidera Rally de Portugal

Jari Matti Latvala é o líder do primeiro dia no Rally de Portugal, terceira prova pontuável para o campeonato do mundo de ralis. Ao volante do seu Ford Fiesta RS WRC, o finlandês aparece também como o melhor classificado da Abu Dhabi World Rally Team, ao vencer três (SS5 Santa Clara 2, SS6 Ourique 2 e SS7 Felizes 2) das seis especiais do dia, deixando o seu companheiro de equipa Mikko Hirvonen na segunda posição do rali português, a cerca de 11.5s.
A Ford entra assim em grande neste Rally de Portugal, no primeiro dia em terras algarvias, Latvala lidera e Mikko aparece na segunda posição.
Sebastien Loeb não venceu qualquer classificativa no dia de hoje, tendo acabado este primeiro dia a 13.7s do líder, com o terceiro lugar à geral. O primeiro piloto oficial da Citroen Total WRT, ao volante do seu Citroen DS3 WRC manteve um ritmo elevado, e ainda conseguiu fazer o mesmo tempo que o seu companheiro de equipa Sebastien Ogier na SS3 Ourique 1, mas ao que tudo indica abrandou um pouco na última classificativa para não partir na frente amanhã.
Sebastien Ogier começou o dia na quarta posição a pouco menos de três segundos para o primeiro líder do rali, Mikko Hirvonen, vencedor da super especial  realizada bem no coração de  Lisboa, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, mas um andamento forte e decidido trouxe a bonança ao piloto gaulês, após vencer duas classificativas consecutivas (SS3 Ourique 1 e SS4 Felizes 1) com o seu Citroen DS3 WRC, garantindo-lhe assim a liderança do rali, mas a última classificativa do dia voltou a relegar Sebastien Ogier para a posição com que havia começado o dia, o quarto lugar à geral tendo cumprido mais 18.5
s que Latvala na SS7 Felizes 2, eventualmente o gaules seguiu a estratégia de Loeb e tentou perder algum tempo para assim no dia de amanhã encontrar os pisos limpos e em perfeitas condições para atacar a liderança do rali. 
 Na quinta posição aparece Henning Solberg, ao volante do seu Ford Fiesta RS WRC laranja da M-Sport Stobart Ford World Rally Team. O piloto norueguês encontra-se já a mais de dois minutos do líder, e tem Matthew Wilson, na sexta posição a 4.7s, o que avizinha uma luta interessante para o dia de amanhã entre os dois Ford.
Armindo Araújo tem feito um rali muito bom neste seu primeiro rali ao volante do MINI John Cooper Works.  O bicampeão do PWRC aparece classificado como o melhor piloto português e com a sétima posição à geral. O português tem andado muito bem, mesmo com o carro com poucos quilómetros de testes, tem conseguido impor um ritmo forte e consistente, e tem ainda aproveitado os erros e os azares de outros pilotos para ir subindo degraus na classificação geral.  O piloto natural de Santo Tirso, navegado por Miguel Ramalho encontra-se já a mais de três minutos do líder, mas tem já quase 50s de vantagem sobre o oitavo classificado, FedericoVillagra em Ford Fiesta RS WRC.
 Kimi Raikkonen, ao volante do Citroen DS3 WRC da equipa ICE ONE Racing, aparece na nona posição, ele que sofreu um furo que o fez perder bastante tempo, estando a mais de quatro minutos e meio do líder, mas a apenas 1.2s do argentino Villagra.
A fechar o top ten aparece o piloto da Team Abu Dhabi, Khalid Al-Qassimi ao volante do Ford Fiesta RS WRC, encontrando-se a apenas 2.1s do finlandês Raikkonen.
Bruno Magalhães ao volante do seu Peugeot 207 S2000 teve problemas com os seus travões na manhã de hoje, mas os problemas foram resolvidos e o piloto acabou por recuperar tempo, tendo acabado este primeiro dia em décimo quinto à geral, a mais de oito minutos de Latvala, sendo o segundo melhor português.
Ricardo Moura está a fazer um rali brilhante, e aparece classificado como o terceiro melhor piloto português e décimo sexto à geral. O açoriano lidera ainda o Campeonato de Portugal de Ralis, e é ainda o segundo classificado no Campeonato do Mundo de Produção.
Bernardo Sousa vinha a fazer uma prova fantástica ao volante do seu Ford Fiesta RS WRC, mas quando ocupava o nono lugar à geral acabou por na derradeira classificativa ainda na parte inicial sair de estrada, não se conhecendo ainda a gravidade dos danos para saber se poderá eventualmente voltar ao rali amanhã em Super-Rally.
Petter Solberg, que venceu a primeira classificativa do dia de hoje (SS2 Santa Clara 1) acabou este primeiro dia do rali parado, o norueguês teve um dia de azar com os seus pneus tendo furado por três vezes. O piloto optou assim por parar, para não perder muito tempo para os primeiros, pois desta forma irá ser penalizado apenas com 5 minutos, quando já estava a perder nove, e amanhã poderá correr em Super-Rally.
Tempos Finais após SS7



Foto: WRC

Nenhum comentário: