Sébastien Ogier é o líder do Rally de Portugal no final do segundo dia de prova. O piloto da Citroen Total WRT, ao volante do seu Citroen DS3 WRC acabou por beneficiar da sua estratégia que proporcionou no dia de ontem, ao abrandar o ritmo na última especial, para não ficar com os primeiros lugares e assim não abrir as classificativas no dia de hoje, deixando esse trabalho para Jari Matti Latvala, e ainda do facto do segundo piloto oficial da Abu Dhabi World Rally Team ter partido a transmissão do seu Ford Fiesta RS WRC em Vascão 2.
Num rali onde tudo aponta que será dominado pelos dois pilotos oficias da Citroen, depois de no dia de hoje, Latvala e Mikko Hirvonen terem partido na frente do rali, mas um dia para esquecer por parte da equipa chefiada por Malcolm Wilson acabou por retirar em situações normais qualquer tipo de possibilidades de vitória para a equipa da 'oval azul'.
Ogier acabou por ascender à liderança na décima classificativa do rali, Loulé 1, após vencer a classificativa. O francês viria a vencer novamente a classificativa seguinte, desta feita, Almodôvar 2. O segundo piloto oficial da Citroen, não teve qualquer problema, e garantiu assim uma boa vantagem para o seu companheiro de equipa Sebastien Loeb, que já se encontra a 37.6s de Ogier. Seb acabou por perder algum tempo, quando em uma das classificativas do dia Mikko Hirvonen sofre um furo no seu Ford, perdendo bastante tempo a mudar o pneu, arrancando pouco antes do aparecimento de Loeb naquela zona do troço, tendo o francês perdido algum tempo com o pó provocado por Mikko. Na tomada de tempos Loeb mostrou o seu desagrado para com Hirvonen, encostando a frente do seu carro na traseira do Fiesta, tendo mais tarde pedido desculpas pelo seu comportamento excessivo.
O líder do dia anterior, Latvala, após ter perdido a liderança para Ogier mantinha-se a apenas 11s do piloto francês, mas o azar bateu à porta já perto do final da classificativa numero doze, Vascão 2, tendo o finlandês partido a transmissão do seu Ford fazendo-o perder na parte final dessa classificativa mais de 30s. Na especial numero treze, Loulé 2, Latvala acabaria por perder imenso tempo fruto do problema na transmissão e de um furo, acabando o dia a 4:14.6s do líder.
O líder do dia anterior, Latvala, após ter perdido a liderança para Ogier mantinha-se a apenas 11s do piloto francês, mas o azar bateu à porta já perto do final da classificativa numero doze, Vascão 2, tendo o finlandês partido a transmissão do seu Ford fazendo-o perder na parte final dessa classificativa mais de 30s. Na especial numero treze, Loulé 2, Latvala acabaria por perder imenso tempo fruto do problema na transmissão e de um furo, acabando o dia a 4:14.6s do líder.
Matthew Wilson tem sido dos poucos pilotos da Ford a resistir aos problemas que têm afectado a grande maioria dos pilotos em Portugal, o piloto da M-Sport Stobart Ford World Rally Team tem lavado o seu Fiesta RS WRC a um ritmo competitivo até ao final das especiais, e beneficiou do azar de Mikko, para ascender à quarta posição da geral a +5:26.8s de Ogier.
Mikko Hirvonen se esperava subir até ao último lugar do pódio quando viu os problemas baterem à porta de Latvala, estava enganado, pois o compatriota de Latvala viu a suspensão traseira do Fiesta RS WRC ceder, ainda numa fase inicial da última especial do dia, fazendo com que o piloto perdesse ele também imenso tempo. Mikko é quinto, e encontra-se a 5:32.5s do líder mas a apenas 5.7s de Matthew Wilson.
Henning Solberg é o actual sexto classificado à geral, e tal como a maioria dos pilotos furou, perdendo algum tempo, tendo ainda tido problemas com a direcção assistida do seu Ford, perdendo assim bastante tempo que o relegou da luta interessante que estávamos a assistir entre os dois pilotos da M-Sport Stobart Ford World Rally Team, Wilson e Henning.
Kimi Raikkonen aproveitou a desistência de Armindo Araújo, com quem proporcionou um episódio muito semelhante ao de Mikko e Loeb, e um andamento forte para subir na classificação e ocupa agora o sétimo lugar à geral. No seu Citroen DS3 WRC da equipa ICE ONE Racing, Kimi encontra-se a 8:55.2s do primeiro classificado.
O oitavo é argentino Federico Villagra com o seu Ford Fiesta RS WRC da Munchi's Ford World Rally Team encontra-se perto de Kimi, estando a 9:10.0s de Ogier.
Petter Solberg é nono, tendo mesmo vencido as duas ultimas especiais do dia, o piloto noruêgues encontra-se ainda a mais de dois minutos do oitavo classificado, estando a mais de onze minutos do líder.
Kuipers tripulando o Ford Fiesta RS WRC da Ferm Powertools World Rally Team, fecha o top ten, e tem beneficiado de alguns azares de outros pilotos e do seu andamento consistente para ir subindo degraus na classificação geral.
Portugal tem agora como melhor piloto o lisboeta Bruno Magalhães, navegado por Paulo Grave ao volante do Peugeot 207 S2000 da Peugeot Sport Portugal, que após os problemas de travões no dia de ontem, tem feito uma prova de trás para a frente, sendo já décimo segundo na geral, com o seu S2000.
Grande maioria dos pilotos que já não podem lutar pela vitória apostam agora tudo na Power Stage, onde podem obter um pequeno bónus pelo esforço feito em todo o Rally de Portugal.
Grande maioria dos pilotos que já não podem lutar pela vitória apostam agora tudo na Power Stage, onde podem obter um pequeno bónus pelo esforço feito em todo o Rally de Portugal.
Ricardo Moura liderou entre os concorrentes ao Campeonato de Portugal de Ralis até ao momento em que a caixa de velocidades cedeu na última classificativa, negando-lhe uma justa vitória que acabou por pertencer a Pedro Meireles.
No PWRC Hayden Paddon realizou uma etapa soberba, ampliando sua vantagem de um minuto no início para seis minutos no fim do dia, enquanto o seu grande rival Anders Gröndal teve uma saída de estrada e abandonou. Paddon lidera à frente de Benito Guerra e de Jukka Ketomaki.
A ronda inaugural da Academy FIA chegou hoje ao fim. Uma nova disciplina (que veio substituir o Campeonato Júnior) integrada em algumas provas do WRC nos dois primeiros dias. Uma prova também vivida com muito drama e emoção. A manhã começou com uma fascinante batalha entre o então líder Craig Breen, em conjunto com Kaur Egon, Alastair Fisher e Victor Henrickson. No entanto, Breen saiu de estrada na última classificativa da manhã e não conseguiu voltar, entregando a liderança a Fisher, à frente de Henriksson e Kaur.
Henriksson e Kaur trocaram de lugar no primeiro troço da tarde. Mas depois tudo mudou de novo com Fisher a sair na penúltima classificativa, batendo numa árvore. Conseguiu voltar à estrada mas a perda de tempo deixou-o cair para a quarta posição, subindo Kaur para a liderança. Ele manteve esta posição até ao final do rali, obtendo a vitória inaugural com apenas 16,4 segundos de vantagem sobre Henriksson.
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