Bernardo Sousa e António Costa não terminaram da forma que pretendiam a etapa desta Sexta-Feira do Rally de Portugal sendo forçados a abandonar devido a uma saída de estrada na última classificativa do dia.
O dia arrancou bem e a dupla conseguiu rapidamente mostrar um andamento muito consistente e até surpreendente com o Fiesta WRC, atendendo que esta é a estreia absoluta do piloto com uma viatura deste tipo, e apenas com 50 quilómetros de testes realizados antes da prova.
No final da manhã com três classificativas percorridas, Bernardo Sousa estava na décima posição da geral absoluta do rali, superando vários outros pilotos que militam regularmente no WRC, o que deixava boas expectativas no seio da equipa.
Da parte da tarde, os tempos baixaram ainda mais nas segundas passagens mas na derradeira classificativa as coisas acabaram por se complicar quando o piloto não conseguiu evitar a saída de estrada a alta velocidade do Fiesta WRC, que se imobilizou várias dezenas de metros fora do percurso.
Já no parque de assistência, Bernardo Sousa explicou o motivo do incidente explicando que “estávamos a andar bastante bem, o ambiente no carro era calmo pois sabíamos o que era preciso fazer para cumprirmos o objectivo de tirar o máximo partido desta oportunidade de correr com um WRC e claramente chegar ao fim era a nossa meta principal.”
“Um aviso disparou no carro que nos alertava para um eventual problema de motor, e pouco depois um novo aviso agora do GPS de controlo de corrida que nos indicava que o Petter Solberg rodava lento à nossa frente. Normalmente não temos de gerir este tipo de informação, num WRC tudo é ainda novo para nós, e isso acabou por provocar um momento de desconcentração, algo que tenho de assumir, mas que a este nível se paga normalmente bem caro.”
“Entramos demasiado rápido numa curva e foi impossível evitar a saída, o carro rolou algumas vezes e quando parámos sabíamos que o dia tinha acabado ali. Agora resta esperar para saber se vai ser possível reparar o Fiesta a tempo da entrada em parque fechado para retomarmos amanhã o rali.” disse o piloto.
Após as declarações, foi tempo de avaliar os danos e de entregar o carro aos cuidados da estrutura da M-Sport, sendo que o tempo limite para recolocar o Fiesta em parque fechado expiraria às 5 da manhã, e só aí se saberia se Bernardo Sousa regressaria ao Rally de Portugal ao abrigo do regulamento de Super-rally que permite a um piloto que abandone a prova, regressar na etapa seguinte com alguma penalização de tempo somada ao seu total. Infelizmente para a dupla portuguesa, o comissário da Fia teve dúvidas em relação ao estado do rollbar do Ford Fiesta RS WRC e preferiu não permitir o regresso da dupla nacional no dia de sábado, preferindo não arriscar a continuação do Ford no Rally de Portugal.
O piloto madeirense não conseguiu assim completar o Rally de Portugal, tal como no ano passado, onde um acidente no shakedown o deixou fora do rali, tal como sucedeu neste ano a ken block.
Veja o Video de Acidente
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