Depois de ter chegado ao comando do Rali do México logo na primeira classificativa desta segunda etapa, Sébastien Loeb conseguiu cimentar a sua vantagem em relação a Sébastien Ogier. As previsões apontavam para um início de dia bastante complicado para Sébastien Ogier mas a verdade é que o jovem piloto da Citroën tem estado a defender-se bem, apenas perdendo tempo relevante (15,4 segundos para Loeb) na segunda das três especiais longas desta manhã, devido às características mais técnicas desse troço.
"Tenho estado a fazer o meu melhor, não é fácil ser o primeiro na estrada. No troço anterior, o traçado era muito sinuoso e acabei por apanhar a estrada muito suja", referiu Ogier, que se encontra a 18,8 segundos da liderança.
Para Loeb, a manhã tem corrido bem, beneficiando claramente da sua melhor posição na estrada para ascender à liderança, mas sabe que tem de incrementar o ritmo sobre o seu companheiro de equipa: "No troço anterior tive um bom ritmo, mas neste não vi quaisquer rodados na estrada, mas correu bem. Tenho de continuar a forçar para acumular tempo para amanhã", afirmou Loeb, que na 13ª especial apenas ganhou um segundo a Ogier.
Os Ford têm contado com uma prova repleta de incidentes, sendo Mikko Hirvonen o melhor dos representantes da marca oval. O finlandês é o terceiro mas encontra-se já a 1m41,7 segundos da frente, considerando mesmo que "o Loeb está a pilotar que nem um louco, estou um pouco surpreendido".
Atrás surge Jari-Matti Latvala, noutro Ford oficial, que contou com mais um furo na primeira especial do dia e algumas dificuldades com a segunda velocidade para o impedir de estar mais perto da frente. Atrás dos dois Ford oficiais, todos os carros da M-Sport tiveram problemas (isto se não se contar com o problema de caixa de Latvala): Evgeny Novikov, que vinha a fazer uma excelente prova inaugural aos comandos do Fiesta WRC da Stobart (sem quaisquer testes prévios, note-se), não chegou a partir para o 13º troço devido a uma fuga de óleo no motor do seu carro. Com isso, Henning Solberg (Stobart Ford) subiu ao quinto posto, mas o norueguês ficou sem a direção assistida no seu Fiesta, encontrando grandes dificuldades para não perder muito tempo.
Recorde-se que ao longo desta manhã já Matthew Wilson (Stobart) e Dennis Kuipers haviam abandonado a prova, ao passo que Federico Villagra contou com problemas de travões. Quanto a Ken Block, o piloto norte-americano tem contado com mais um dia complicado, perdendo ainda mais tempo no 13º troço devido a um furo.
Em muito boa forma está Petter Solberg. O piloto norueguês, que tem estado a competir sem travão de mão no seu Citroën DS3 WRC, venceu as especiais 12 e 13, conseguindo mesmo ganhar cinco segundos a Loeb nesta última, mostrando que se não fosse o problema elétrico de ontem, estaria na luta pelos lugares de topo. Na geral, é agora o sexto melhor, tendo começado o dia em 13º. No SWRC, Nasser Al-Attiyah lidera de forma confortável, graças à desistência de Ott Tanak, esta manhã. A ronda matinal só ficará concluída com mais uma passagem pela super-especial de Leon.
Fonte: AutoSport
Nenhum comentário:
Postar um comentário