sábado

Sébastien Loeb cimenta liderança mas Ogier não desiste após PEC13


Depois de ter chegado ao comando do Rali do México logo na primeira classificativa desta segunda etapa, Sébastien Loeb conseguiu cimentar a sua vantagem em relação a Sébastien Ogier. As previsões apontavam para um início de dia bastante complicado para Sébastien Ogier mas a verdade é que o jovem piloto da Citroën tem estado a defender-se bem, apenas perdendo tempo relevante (15,4 segundos para Loeb) na segunda das três especiais longas desta manhã, devido às características mais técnicas desse troço.

"Tenho estado a fazer o meu melhor, não é fácil ser o primeiro na estrada. No troço anterior, o traçado era muito sinuoso e acabei por apanhar a estrada muito suja", referiu Ogier, que se encontra a 18,8 segundos da liderança.

Para Loeb, a manhã tem corrido bem, beneficiando claramente da sua melhor posição na estrada para ascender à liderança, mas sabe que tem de incrementar o ritmo sobre o seu companheiro de equipa: "No troço anterior tive um bom ritmo, mas neste não vi quaisquer rodados na estrada, mas correu bem. Tenho de continuar a forçar para acumular tempo para amanhã", afirmou Loeb, que na 13ª especial apenas ganhou um segundo a Ogier.

Os Ford têm contado com uma prova repleta de incidentes, sendo Mikko Hirvonen o melhor dos representantes da marca oval. O finlandês é o terceiro mas encontra-se já a 1m41,7 segundos da frente, considerando mesmo que "o Loeb está a pilotar que nem um louco, estou um pouco surpreendido".

Atrás surge Jari-Matti Latvala, noutro Ford oficial, que contou com mais um furo na primeira especial do dia e algumas dificuldades com a segunda velocidade para o impedir de estar mais perto da frente. Atrás dos dois Ford oficiais, todos os carros da M-Sport tiveram problemas (isto se não se contar com o problema de caixa de Latvala): Evgeny Novikov, que vinha a fazer uma excelente prova inaugural aos comandos do Fiesta WRC da Stobart (sem quaisquer testes prévios, note-se), não chegou a partir para o 13º troço devido a uma fuga de óleo no motor do seu carro. Com isso, Henning Solberg (Stobart Ford) subiu ao quinto posto, mas o norueguês ficou sem a direção assistida no seu Fiesta, encontrando grandes dificuldades para não perder muito tempo.

Recorde-se que ao longo desta manhã já Matthew Wilson (Stobart) e Dennis Kuipers haviam abandonado a prova, ao passo que Federico Villagra contou com problemas de travões. Quanto a Ken Block, o piloto norte-americano tem contado com mais um dia complicado, perdendo ainda mais tempo no 13º troço devido a um furo.

Em muito boa forma está Petter Solberg. O piloto norueguês, que tem estado a competir sem travão de mão no seu Citroën DS3 WRC, venceu as especiais 12 e 13, conseguindo mesmo ganhar cinco segundos a Loeb nesta última, mostrando que se não fosse o problema elétrico de ontem, estaria na luta pelos lugares de topo. Na geral, é agora o sexto melhor, tendo começado o dia em 13º. No SWRC, Nasser Al-Attiyah lidera de forma confortável, graças à desistência de Ott Tanak, esta manhã. A ronda matinal só ficará concluída com mais uma passagem pela super-especial de Leon.

Fonte: AutoSport

Nenhum comentário: