sábado

Sébastien Ogier lidera mas com Loeb 'à espreita' após PEC8

Num dia em que a Citroën dominou sem apelo nem agravo, Sébastien Ogier lidera com uma escassa margem de 1,6 segundos sobre o seu companheiro de equipa e atual campeão do mundo, Sébastien Loeb. Disputadas que estão as especiais longas (faltam apenas duas passagens pela super-especial para terminar a primeira etapa), Ogier tem mostrado grande competitividade aos comandos do seu DS3 WRC, tendo ganho quatro das especiais já disputadas.

Sabendo que teriam vantagem face aos pilotos da Ford que na Suécia haviam conseguido ocupar as três posições do pódio, Ogier e Loeb cedo adotaram um ritmo veloz, tirando partido do facto de apanharem estradas mais limpas, ainda para mais sendo a prova mexicana uma daquelas em que 'abrir' os troços é mais penalizador para quem tem essa missão. No entanto, amanhã invertem-se as posições e serão os homens da Citroën a partirem primeiro, com Loeb em posição privilegiada para poder chegar ao comando no dia de amanhã.
Contudo, o facto de ainda se estar à espera de uma deliberação dos Comissários Desportivos relativa a uma eventual penalização ou exclusão de Ogier da prova por incumprimento de um dos reagrupamentos poderá ainda alterar o cenário desta primeira etapa. Contudo, e até que essa decisão surja - sendo provável que o francês seja mesmo penalizado - a classificação tem Ogier na frente.

Para Loeb, a segunda posição pouco atrás de Ogier deixa-o em boa posição para tentar chegar ao triunfo, tanto mais que os carros franceses têm um historial de sucesso nas estradas mexicanas: "Tentei estar o mais próximo possível do Ogier. Foi um dia perfeito, mas vai ser um longo, longo rali", referiu no final da oitava especial.

A luta pelo triunfo perdeu um dos seus potenciais animadores - Petter Solberg - quando o motor do Citroën DS3 deste perdeu toda a sua potência de forma súbita na sexta especial, acabando o norueguês por perder quase sete minutos e todas as hipóteses de lutar pelo pódio. Com isso beneficiou Mikko Hirvonen, que coloca o seu Ford Fiesta RS WRC na terceira posição, mas já a 1m19,6s, o que o deixa em posição muito difícil de lutar com os homens da Citroën. Logo atrás, em quarto lugar, aparece outro piloto que se viu prejudicado por fatores alheios à pilotagem, Jari-Matti Latvala, com um furo lento a fazê-lo perder mais de dois minutos - o finlandês luta agora para subir na classificação, distando a 1m31s de Hirvonen.

Bastante interessante tem sido a prova de Evgeny Novikov. O russo que regressa no México aos ralis do Mundial depois de mais de um ano de ausência, tem estado bastante consistente nas suas prestações e ocupa agora o quinto posto, logo na frente de Henning Solberg, noutro Ford Fiesta WRC da Stobart. Nas posições seguintes a Solberg aparece mais um vasto rol de Fiestas, com Dennis Kuipers a ser o sétimo, na frente de Nasser Al-Attiyah (que lidera no SWRC) e de Ott Tanak. Matthew Wilson estava em quarto quando se viu forçado a parar na estrada com problemas mecânicos no seu Ford, o mesmo sucedendo de forma repetida com Ken Block.

TEMPOS ONLINE

Fonte: AutoSport

Nenhum comentário: